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    A formação da sociedade do cansaço: uma reflexão sobre a educação a partir de uma escola pública de Recife
    (2019-12-16) Silva, Lucas de Lima Gonçalves da; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064; http://lattes.cnpq.br/3769075927101151
    Tendo em vista o número alarmante de jovens estudantes de Recife na atualidade com problemas de ordem psíquicas, como a depressão, a ansiedade, a síndrome de Burnout etc. o presente trabalho tem como objetivo analisar se é possível estabelecer uma relação direta entre a socialização feita pela educação com o aumento do índice de doenças psíquicas dessa população. O modelo educacional atual exerce violência neuronal nos jovens? Se sim, de que forma essa violência é exercida? Quais as consequências dessa violência? Para averiguar a veracidade da tese e responder a essas indagações, foi realizada uma pesquisa de campo que fez uso de questionários e entrevistas com alunos e ex-alunos com a finalidade de levantar dados para serem analisados e embasar uma discussão teórica capaz de verificar essa tese. Conclui-se que é possível estabelecer uma relação da educação com o adoecimento psíquico da população na medida em que ela interioriza valores e rotinas que jogam o indivíduo em uma vida regada de violências neuronais que contribuem para a formação de problemas psíquicos.
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    A importância do cuidado socioemocional na vida de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE: um estudo sobre o Núcleo do Cuidado Humano da UFRPE
    (2022-10-07) Moraes, Rafaela Gomes Carvalho de; Ferreira, Hugo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9846855940173584; http://lattes.cnpq.br/8866417999723799
    Esta pesquisa objetiva de modo geral compreender a importância do cuidado socioemocional na vida de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), considerando o caso do Núcleo do Cuidado Humano dessa mesma universidade. Fundamentamos nossa pesquisa em teorias sobre o cuidado humano; sobre a educação socioemocional; sobre a educação superior brasileira, tomando como base os principais autores: Ferreira (2021), Goleman (2010), Pires (2016), Cruz (2015), Caixeta (2011), Zoboli (2003), Carleto (2018), Stallivieri (2019) bem como os documentos oficiais do NCH, do curso de Pedagogia e do Ministério da Educação do Brasil. É uma investigação de base qualitativa, sendo utilizado método de estudo de caso, com técnicas de construção de dados que se deram de três formas: (a) observação exploratória; (b) questionário e (c) entrevistas semiestruturadas. O lócus de investigação ocorreu no espaço virtual, local em que tivemos acesso ao material documental e a alguns dados e contatos com parte dos sujeitos interlocutores da pesquisa. Nossos sujeitos da pesquisa foram estudantes da licenciatura em Pedagogia da UFRPE; professores da referida licenciatura e a ex-reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, à época em que o Núcleo do Cuidado Humano foi instituído na UFRPE. Após resultados, chegamos a alguns pontos de reflexão: (a) as estudantes participantes da pesquisa disseram sentir cansaço, exaustão mental, estresse e desejam um ambiente universitário mais cuidadoso e que se preocupe com a saúde emocional da comunidade acadêmica. Ao mesmo tempo, vimos que, desde o ano de 2018, época em que o NCH foi criado, a UFRPE tem se esforçado para que a Universidade passe a ser espaço de prevenção ao sofrimento psíquico e de promoção da saúde mental, considerando a sua comunidade.
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    A saúde mental como política de assistência estudantil: um estudo de caso na Universidade Federal Rural de Pernambuco
    (2020-07-24) Silva, Fernanda Enayde Teixeira da; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/1999627469448192
    Os aspectos relacionados de acolhimento do estudante no ambiente universitário têm suscitado pesquisas relacionadas com os problemas de adaptação social e saúde mental, que muitas vezes se desdobram no seu desempenho acadêmico. Neste sentido, as Instituições de Ensino Superior exercem um papel fundamental na adaptação e inserção do aluno, quando dão as condições necessárias para sua permanência na Instituição. A presente pesquisa, teve como objetivo investigar a política de assistência estudantil relacionada à saúde mental, bem como as dificuldades psicossociais enfrentadas pelos discentes de uma grande universidade nordestina, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Quanto à metodologia, caracteriza-se como um estudo descritivo, de base documental. Os resultados demonstram que a UFRPE tem uma política de assistência estudantil voltada ao atendimento psicossocial consolidada, mas com dificuldades em relação ao quantitativo de servidores e à infraestrutura dos atendimentos, que acaba refletindo no atendimento clínico, ficando questões de promoção e prevenção comprometidas. Como sugestão espera-se que as unidades que tratam do assunto promovam esforços contínuos para qualificar de forma mais efetiva o atendimento psicossocial, promovendo constantemente políticas que evidenciem uma melhor qualidade de vida e saúde mental dos discentes presentes.
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    Confeitaria e saúde mental
    (2024-03-08) Oliveira, Lucicleide Eliete Pereira de; Siqueira, Amanda de Morais Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0925121801904264
    A palavra "confeitaria" deriva do verbo latino "conficere", relacionado à preparação de alimentos. Além de ser uma prática milenar, a confeitaria é reconhecida como uma forma de terapia ocupacional, com estudos contemporâneos explorando sua relação com o bem-estar psicológico. A saúde mental, definida como o equilíbrio emocional e a capacidade de lidar com desafios, é influenciada por fatores biológicos, psicológicos e sociais. Este trabalho objetiva descrever as principais percepções emocionais relatadas pela prática da confeitaria e analisar relatos pessoais dos possíveis efeitos emocionais sobre experiências na confeitaria nas diferentes etapas de produção. Os resultados da pesquisa sobre confeitaria e saúde mental, feita com 103 pessoas, que responderam a perguntas sobre os efeitos psicológicos que fazer preparações doces causaram em sua saúde mental. A amostra foi de participantes válidos (n=78). A maioria dos participantes (87,2%) relatou sentir algum efeito positivo. Os participantes destacaram várias razões para isso, incluindo aprendizado e prazer no produto, momento de foco e concentração, terapia e expressão artística, alívio do estresse e realização, efeitos sociais positivos, empoderamento feminino e outras razões terapêuticas. 88,5% dos participantes relataram uma melhoria em sua saúde mental através da confeitaria, 89,4% indicaram que essa atividade pode ser uma forma eficaz de terapia criativa; 93,2% de redução do estresse da ansiedade e 83,3% relataram experiências positivas ao compartilhar suas criações com amigos, familiares ou comunidades online. Apesar dos resultados promissores desta pesquisa, ainda são necessárias mais investigações para corroborar e aprofundar nosso entendimento sobre a relação entre confeitaria e saúde mental. Estudos adicionais poderiam explorar diferentes aspectos dessa conexão, como os efeitos a longo prazo da prática da confeitaria na saúde mental, a eficácia de intervenções específicas de confeitaria para o tratamento de condições psicológicas e a influência de fatores contextuais, como o ambiente de trabalho ou social, na experiência dos indivíduos.
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    Cultura, saúde e entretenimento: transtorno de personalidade antissocial nas histórias em quadrinho de terror
    (2024-03-06) Santos, Thalyta Raquel dos; Cardoso, Maria Grazia Cribari; http://lattes.cnpq.br/2450643941158970; http://lattes.cnpq.br/8371225928184514
    O artigo tem por objetivo estudar os conceitos de saúde e doença, cultura e de entretenimento no âmbito das Ciências Sociais e o seu valor epistemológico quando aplicado à antropologia com um certo nível de complexidade. Desenvolve-se os conceitos de normalidade e anormalidade e a psicopatia social a partir dos estudos de François Laplantine, Victora Ceres, Cecília Hellman, Clifford Geertz, etc. e existe também a relação estabelecida por Laplantine entre Etnopsiquiatria e transtorno de personalidade antissocial (TPAS). O trabalho realiza uma análise das histórias em quadrinhos de terror da revista Calafrio nas edições 65, 72 e 74 a partir da pesquisa bibliográfica. Abordam-se, de modo categórico, as possíveis colaborações do meio social para o fenômeno. Analisa-se o conceito de normalidade e anormalidade e as suas relações com a psicopatia social. Conclui-se com a análise das implicações e dos desafios da psicopatia social em apoio à criação dos meios para entretenimento, especificamente, as histórias em quadrinho de terror no Brasil.
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    Depressão pós-parto: uma revisão bibliográfica
    (2021-03-02) Morais Júnior, Evaldo José Genuíno de; Gomes Júnior, Plínio Pereira; http://lattes.cnpq.br/4037196872253452; http://lattes.cnpq.br/2741878121129887
    A depressão pós-parto (DPP) ou Postpartum depression (PPD) é um transtorno de humor que a mãe apresenta geralmente nas primeiras semanas após o nascimento do bebê ocasionado por diversos fatores subjetivos, psicossociais e biológicos. Dessa forma, o presente estudo apresenta uma revisão de literatura tratando de forma abrangente a depressão e descrevendo aspectos importantes da DPP como o diagnóstico, tratamento, prevenção e programas de intervenção. Esses elementos foram coletados nas bases de dados bibliográficos como: Google Acadêmico, SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), Portal da CAPES e Pubmed. Foram selecionados através de artigos, revistas científicas, dissertações e teses nacionais e internacionais publicados nos últimos 20 anos, entre o período de 2000 a 2020. Os autores são unanimes quando alertam que os problemas de saúde mental, estão cada vez mais causando morbidade e mortalidade pelo mundo inteiro. Aqui no Brasil, a estimativa média é que 25% dos casos com sintomas de depressão entre as mães, ocorre no período de 6 a 18 meses do nascimento do bebê. Diante desse cenário ressaltamos a importância de abordar a temática da depressão uma vez que esse impacto psicológico é mais comum entre as mulheres, aumentando o risco do desenvolvimento de quadros depressivos duas vezes maior do que entre os homens.
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    Diagnóstico da saúde mental e bem-estar de estudantes do IFPE-Campus Recife sob influência do ensino de biologia
    (2019-12-03) Carvalho, Isabela Vieira de; Silva, Flávia Carolina Lins da; http://lattes.cnpq.br/7547725170997480; http://lattes.cnpq.br/6131401598981466
    Muitos estudos acerca da saúde mental dos estudantes universitários são realizados devido ao sistema sobrecarregado de ensino que eles são expostos. No entanto há uma lacuna da academia acerca desses parâmetros na educação básica, principalmente quando se trata de uma instituição não convencional como os institutos federais que possuem uma modalidade de ensino que integra o ensino médio ao técnico submetendo os alunos a uma realidade igual ou ainda mais sobrecarregada do que a das universidades. Com isso, o presente trabalho visou realizar um diagnostico acerca da saúde mental e bem estar dos estudantes dos módulos iniciais para sondagem de parâmetros como sono e alimentação, e a exposição aos gatilhos de estresse e ansiedade, contribuindo com dados desse tema para academia e propor propostas pedagógicas de intervenção para essas questões. O estudo revelou que mais de 60% da população estudada alegou se deparar com gatilhos de estresse extremo e depressão, além da queda da qualidade do sono e alimentação em mais de 20% após o ingresso no IFPE- Campus Recife. Além disso, o questionário aplicado auxiliou a traçar os pontos positivos e negativos da instituição para que as propostas de intervenção fossem personalizadas para se adequar a realidade do Campus.
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    Educação socioemocional: a construção de um ateliê biográfico nas séries iniciais do ensino fundamental na escola pública
    (2021) Silva, Edna Cristine da; Silva, Rivaldo Mendes da; Machado, Alexsandro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1020478750239833; http://lattes.cnpq.br/8003615063621500; http://lattes.cnpq.br/0595613767188534
    A educação emocional é uma temática que as escolas tem trabalhado com a contemporaneidade visto muitas crianças nos anos iniciais da educação básica vem apresentando sofrimentos em sua saúde mental. Autores do campo autobiográfico como Passeggi (2014; 2016) e Delory-Momberger (2008; 2012) propõem a construção de ateliês biográficos para projetos de vida. O objetivo desta revisão de literatura é compreender o processo de criação do laboratório de qualidade de vida por meio do ateliê biográfico nas séries iniciais numa escola pública por meio de trabalhos realizados. A metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica e como método fichamento para análise da produção. Por meio dos ateliês biográficos os estudantes expressam suas emoções e contam suas histórias promovendo qualidade de vida e ressignificando a história.
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    Estudantes universitários e ensino remoto: impactos provocados à saúde mental durante a pandemia de COVID-19
    (2024-03-11) Freitas, Anne Elise Alves de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/9158087822068202
    Estudos e relatos afirmam que os estudantes universitários como uma população com alta prevalência de depressão, ansiedade e níveis elevados de estresse durante a pandemia de COVID-19. Esse fato tem despertado um crescente interesse acerca de possíveis relações entre vivências acadêmicas e a saúde mental. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar os impactos causados na saúde mental dos estudantes de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) provocados pelo ensino remoto emergencial ERE, bem como os aspectos facilitadores e dificultadores do novo método de ensino, os impactos negativos e positivos das aulas remotas associados ao processo de aprendizagem e as consequências causadas à saúde mental dos estudantes. A pesquisa teve uma abordagem quali- quantitativa e foi construída por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado de forma online. Os resultados obtidos foram de um total de 36 respostas e os participantes foram graduandos que estavam entre o quarto até o oitavo semestre, desperiorizados e egressos (concluintes). Esta pesquisa contribui para a investigação dos aspectos e impactos do ERE que foram relevantes na graduação dos estudantes do curso de Educação Física da UFRPE. Os resultados demonstram uma correlação negativa, estatisticamente significativa, entre os fatores associados à saúde mental, aproveitamento acadêmico e impacto do ensino remoto emergencial nas vivências acadêmicas durante a pandemia. Por fim, parece clara a necessidade de que os estudos sobre o tema sejam ampliados, não apenas em relação à realização de novas buscas em outras bibliotecas virtuais, objetivando ampliar e enriquecer os resultados, com o intuito de analisar o fenômeno da saúde mental dos estudantes pós-pandemia através das produções científicas, como também que sejam realizadas pesquisas de campo para obter uma melhor compreensão do objeto de estudo em questão.
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    Euforia: um jogo didático para relacionar emoções, saúde mental e Química
    (2022-10-14) Franco, Marcus Vinícius da Silva; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/2999723486603815
    No que diz respeito às discussões sobre o ensino de Química que seja antagônico ao ensino por transmissão, surge o lúdico, mais precisamente em uma proposta de um jogo didático digital, como uma possibilidade interessante para o ensino. Ademais, a escola prefere ignorar a discussão de assuntos relacionados à saúde mental do estudante, categorizando-as como um tabu. A partir disso, apresentamos, neste trabalho, a ideia de desenvolver um jogo digital que aborde temas científicos e relacionados à saúde mental, baseado na Química presente nas emoções. O desenvolvimento do jogo foi pensado em cinco passos: leitura de referencial teórico sobre jogos didáticos e game design, definição do gênero do jogo, prospecção e jogatina de jogos disponíveis do gênero selecionado, determinação da história do jogo e, por fim, elaboração da jogabilidade proposta para o jogo. Após definir essas etapas algumas questões foram colocadas a reflexão, acerca da validação, nas quais o jogo proposto demonstra alguns indícios de validação teórica, com a categoria “limitação de tempo” e “interatividade” como questões para reelaboração futura. Em uma possível aplicação, na qual alguns aspectos como o ambiente físico da sala de aula e as condições financeiras dos estudantes também podem ser consideradas como limitações. Por fim, discussões são pontuadas acerca de possibilidades de novos estudos relacionados à área.
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    Impacto dos dispositivos móveis na saúde mental: um estudo com estudantes do DC-UFRPE
    (2023-05-26) Santos, Jhon Sidney Josué dos; Araújo, Carlos Julian Menezes; http://lattes.cnpq.br/3156174527107999; http://lattes.cnpq.br/1064436692019801
    O presente estudo teve como objetivo investigar o impacto do uso de dispositivos móveis na saúde mental dos estudantes do Departamento de Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DC-UFRPE), com foco nos riscos associados à intensidade e forma de utilização, tais como danos à saúde mental que podem afetar o desempenho acadêmico e a integração social. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória utilizando um levantamento bibliográfico e um estudo de campo com os estudantes do DC, por meio de questionário. Os resultados indicaram que o uso excessivo de dispositivos móveis tem impacto significativo na saúde mental dos estudantes, afetando negativamente seu desempenho acadêmico e sua capacidade de integração social.
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    O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental
    (2019) Vieira, Cristiano Simião; Souza, Daniela Maria Bastos de; Jimenes, George Chaves; http://lattes.cnpq.br/4856221548369438; http://lattes.cnpq.br/3956430381020013
    O objetivo deste estudo é analisar como a educação física escolar pode contribuir com a saúde mental dos alunos, numa comparação entre o tratamento farmacológico e os benefícios da educação física, na proteção e/ou reabilitação do psiquismo que sofreu traumas na infância desenvolvendo transtornos mentais. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica partindo de obras que versam sobre o que é trauma psicológico, quais suas consequências, o tratamento da farmacologia e os benefícios da educação física na recuperação e/ou proteção da saúde. Na conclusão avaliaremos a eficiência e eficácia dos tratamentos farmacológicos, dos exercícios físicos e do ensino dos conteúdos da educação física escolar, seus pontos de divergência ou convergência em relação a proteção e/ou recuperação do psiquismo em resposta a promoção da saúde mental na educação básica.
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    Recomendação de psicólogos por meio de algoritmos de filtragem colaborativa, conteúdo e híbrida
    (2023-09-14) Gomes Júnior, Augusto Rosário; Bocanegra, Silvana; http://lattes.cnpq.br/4596111202208863
    É crescente o número de pessoas diagnosticadas com transtornos de saúde mental como depressão e ansiedade, transtornos que foram por muito tempo negligenciados pela ciência e sociedade. Ainda assim, cada vez mais surgem avanço nas formas de tratamento para essas pessoas, como é o caso da popularização das plataformas que oferecem atendimento psicológico remoto. Entretanto, escolher um psicólogo ou terapeuta nem sempre é uma tarefa fácil, dada a grande quantidade de informação que envolve o processo de escolha. Partindo desse princípio, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema de recomendação de psicólogos baseado em modelo híbrido, que fosse capaz de recomendar psicólogos com especialidades que supram as necessidades de diferentes tipos de pacientes. O modelo apresentou resultados promissores, onde a similaridade entre os psicólogos recomendados foi consistente e foram atingindos bons resultados nas métricas avaliativas MAE (<0,5) e RMSE (<0,75). Além disso, foi possível mitigar pontos fracos de ambas as recomendações por conteúdo e colaborativa.
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    Redes sociais como ferramenta para se destacar no mercado de serviços de saúde: fenômeno psicólogos no Tik Tok
    (2025-02-14) Silva, Girlene Salvador da; Falcão, Carolina Cavalcanti; Regino, Fabiane Alves; http://lattes.cnpq.br/3088176522044224; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/3666864818485487
    O trabalho tem como objetivo compreender a produção de conteúdo sobre saúde no Tik Tok voltados a diagnósticos, levando em consideração os perfis melhor ranqueados na plataforma. Parte-se de uma revisão bibliográfica na qual debateremos o papel do Tik Tok na cultura digital, seus principais usos e fenômenos, levando em conta a interação dos profissionais de saúde com a plataforma. A pesquisa propôs uma exploração desses conteúdos, tendo como grupo de análise profissionais de saúde com relevância na plataforma, atuando, sobretudo na área de saúde mental. Dessa forma, observamos uma amostra de cinco profissionais, no período de janeiro a novembro de 2024, com o objetivo de analisar e compreender quais são as ferramentas disponíveis na plataforma e como esses profissionais as utilizam para se destacar e viralizar os seus conteúdos. Além disso, busca-se compreender por que o Tik Tok tem sido escolhido como principal plataforma para distribuição de informação sobre saúde. Com essa análise, espera-se compreender melhor as dinâmicas de produção e consumo de conteúdo sobre saúde mental na internet, de modo a contribuir para um melhor esclarecimento e uso mais equilibrado dessas plataformas.
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    Relação interpessoal entre o médico veterinário responsável técnico e colaboradores em entreposto de supermercado
    (2024-10-02) Barros, Karoline Laís de Moura; Moura, Andrea Paiva Botelho Lapenda de; http://lattes.cnpq.br/6414540974581675; http://lattes.cnpq.br/5353118516504487
    O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), parte integrante do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), possui uma carga horária de 420 horas e é voltado para a qualificação profissional dos alunos do último período. O trabalho foi dividido em dois capítulos, constando no capítulo 1 a descrição do local do ESO e as atividades realizadas, enquanto o capítulo 2 trata-se de uma revisão de literatura intitulada “Relação interpessoal entre o médico veterinário responsável técnico e colaboradores em entreposto de supermercado”. Com o crescimento da demanda por produtos de origem animal, tanto no comércio atacadista quanto no varejista, seja de produtos industrializados ou "in natura", cada vez mais percebe-se a importância de garantir o controle de qualidade em todas as etapas da cadeia produtiva. Para que isso aconteça, os supermercados contratam o médico veterinário para assumir a posição de responsável técnico do estabelecimento, sendo este profissional o mais indicado para avaliar e decidir se os produtos de origem animal estão adequados para o consumo humano, garantindo a segurança dos alimentos e a saúde pública. Objetivou-se com este relatório descrever as atividades desenvolvidas no setor de qualidade de uma rede de supermercados, baseando-se, principalmente, nas boas práticas de fabricação. Os procedimentos higiênico-sanitários devem ser aplicados na higiene pessoal, no ambiente de trabalho, nos utensílios, nos equipamentos, na manipulação dos produtos e em toda a cadeia produtiva, com o intuito de evitar qualquer contaminação e garantir que o alimento esteja inócuo e não cause danos à saúde do consumidor. Nesse contexto, o médico veterinário desempenha um papel crucial na gestão dos colaboradores dos estabelecimentos. Além de seu conhecimento técnico, ele precisa aplicar habilidades interpessoais para promover um bom ambiente organizacional, garantindo que as atividades sejam realizadas de forma adequada e eficaz. Isso não só contribui para a segurança e qualidade dos produtos, mas também auxilia no aumento das vendas e no sucesso da organização. Conclui-se, portanto, que a saúde mental, a relação interpessoal, o clima organizacional e a gestão de pessoas em uma empresa são cruciais para os resultados alcançados e a garantia de alimentos seguros.
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    Saúde mental e início da vida acadêmica no ensino superior: um olhar sobre estudantes do curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE
    (2021-03-05) França, Cibelle do Nascimento; Gama, Ywanoska Maria Santos da; http://lattes.cnpq.br/1398858336713229; http://lattes.cnpq.br/7159830181062740
    Este estudo buscou compreender que mudanças relacionadas à saúde mental são apontadas por estudantes dos períodos iniciais do Curso de Licenciatura em Pedagogia (modalidade presencial), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As 19 estudantes participantes responderam a um questionário disponibilizado na plataforma do Formulários Google, e divulgado por meio de rede social que o curso investigado utiliza, e-mail pessoal e coletivo das turmas. Resultados principais apontaram alterações no humor, reações desproporcionais diante das dificuldades acadêmicas como sintoma recorrente. Um outro aspecto relevante levantado está relacionado a família e a rede de amigos, atuando como sistema protetor. Estes resultados apontam a importância para o aprofundamento desta temática, tornando-a objeto de reflexão nas universidades, favorecendo o aprimoramento de políticas e serviços de apoio psicológico aos discentes, e uma melhor divulgação dos serviços já existentes, visando a prevenção e promoção de saúde mental no ambiente acadêmico.
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    Saúde mental no ambiente de trabalho : o papel do RH na promoção do bem-estar dos colaboradores no setor público
    (2024-12-03) Oliveira, Maria José Ferreira Silva de; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956
    A saúde mental no ambiente de trabalho tornou-se uma preocupação central para as organizações, especialmente no setor público, onde a pressão por eficiência e a burocracia podem gerar altos níveis de estresse entre os colaboradores. Este trabalho tem como objetivo analisar o papel do setor de Recursos Humanos (RH) na promoção do bem-estar mental no ambiente de trabalho, focando nas estratégias e práticas adotadas no setor público. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica que incluiu artigos científicos, livros e relatórios publicados entre 2013 e 2023. Os resultados indicam que a flexibilização da jornada de trabalho, programas de assistência psicológica e capacitação de líderes são estratégias eficazes para promover o bem-estar mental dos servidores públicos. Conclui-se que o setor de RH desempenha um papel fundamental na criação de um ambiente organizacional saudável, com impacto direto na produtividade e satisfação dos colaboradores.
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    Transtornos mentais relacionados ao trabalho: adoecimento invisível e impactos na gestão pública
    (2020-03-09) Gomes, Adriana dos Santos; Moura, Ana Carla Paiva de; http://lattes.cnpq.br/5199273241058354; http://lattes.cnpq.br/9535550299074274
    Os Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT), tornaram-se o mal do século, sendo uma doença silenciosa e invisível que vem acometendo os trabalhadores, independente da sua inserção no mercado de trabalho. A exigência imposta pelo mundo globalizado tem tornado o ambiente de trabalho cada vez mais competitivo, visto que as demandas são cada vez mais específicas, exigindo agilidade e dedicação. O esforço por parte do trabalhador em obter êxitos nas metas estabelecidas tem levado a um aumento no número de agravos. Diante do exposto, objetivou-se com esse estudo abordar os transtornos mentais relacionados ao Trabalho (TMRT) e seus impactos na gestão pública. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratório-descritiva, dados secundários que objetiva conhecer os fatores desgastantes e potencializadores da TMRT, notificados em banco de dados do NAST Recife entre 2015 e 2019. A população de estudo foram trabalhadores notificados afastado através de licença médica ou atestado médico CID 10 F. Foram contabilizadas 310 notificações no total, de modo que houve variações com relação ao sexo, idade, enquadramento profissional, entre outros. Foram observadas uma maior quantidade de notificações para o gênero feminino, com idade entre 31 e 40 anos. Quanto à escolaridade, os pacientes com ensino superior completo foram os mais notificados. Chamou atenção a baixa quantidade de notificações de maneira geral, o que demanda uma melhor capacitação do trabalhador como um todo, para reconhecer suas limitações e transtornos e combater essa problemática de maneira mais evidente. Os estudos realizados possibilitaram identificar que o TMRT é um adoecimento invisível que gera ônus à administração pública, sendo decorrente do processo de trabalho, no qual os gestores negligenciam as evidências apresentadas por trabalhadores, que, por sua vez, adoecem silenciosamente, necessitando de afastamentos temporários ou permanentes, podendo culminar no suicídio. A negligência por parte dos gestores, contribui para a subnotificação dos casos de TMRT, mascarando os dados oficiais. Diante disso, cabe aos gestores capacitar e sensibilizar seus trabalhadores quanto a importância da realização da notificação, bem como do correto preenchimento da ficha, onde, em muitos casos, o profissional responsável subestima a importância deste item, deixando-o em branco.
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