Navegando por Assunto "Semiótica e arte"
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Item As contribuições da comunicação visual e semiótica para o desenvolvimento do brasão de Gravatá: um estudo de caso(2021-12-13) Silva, Roberto Wagner Pedrosa da; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/0274124247956555O objetivo deste trabalho é apresentar a utilização dos elementos das artes e comunicação visual no desenvolvimento do brasão de uma cidade. As imagens é um reflexo da nossa próprias visão do mundo ao nosso redor. Embasados na leitura de Hervé Thery sobre a Heráldica e sua linguagem rápida para distinguir as tropas amigas, a visão de Peirce sobre a Semiótica, e sua capacidade de leitura dos símbolos. O referencial teórico contemplou discussões acerca da aplicação dos elementos da Arte e Comunicação Visual, quanto a compreensão e pertencimento dos significados dos símbolos que representam a cidade e seus habitantes, além de dados sobre a história da cidade, agricultura, arquitetura com traços europeus e sua emancipação política. O brasão desenvolvido pelos artistas: Roberto Wagner e Cleuton Azevedo, seguindo para a apresentação ao Prefeito o senhor Joaquim Neto de Andrade Silva, sendo aprovado pelo mesmo e encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores, sendo aprovado com louvor. Foi sancionado e transformado em lei N. 3722/2017, conforme cópia de documentos que seguem no Anexo 01 e Apêndice A. Esta pesquisa tem abordagem qualitativos e quantitativa, sendo um estudo de caso da criação do brasão no ano de 2017 para a prefeitura do município de Gravatá, localizada no agreste do Estado de Pernambuco. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em apresentar uma pesquisa com personalidades que fazem e fizeram parte da história da cidade para o desenvolvimento do brasão da cidade e demonstração da aplicação dos elementos da comunicação visual na construção da referida peça gráfica, publicitária e institucional. Com base nos resultados e discussões apresentamos a análise sobre a construção do símbolo heráldico de forma coletiva, tendo a Comunicação Visual e semiótica como ferramentas de identificação e sua contemporaneidade.Item O ensino de Artes mediado por museus virtuais: a tecnologia digital na prática pedagógica(2023-04-28) Silva, Alvanir Ivaneide Alves da; Melo, Josicleide Maria do Nascimento; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/1148619985538727; http://lattes.cnpq.br/3166593694218456Ao longo deste trabalho de conclusão de curso busca-se pensar a respeito do ensino de Artes, mediado por tecnologias digitais, sendo mais preciso, por museus virtuais, que através da internet tem possibilitado que na sala de aula seja acessado acervos de artes diversas. Neste contexto, podem proporcionar ao ensino de Artes, a partir da interdisciplinaridade dos espaços formais com os espaços não formais de ensino e da experimentação do uso das ferramentas digitais como espaço de desenvolvimento das aprendizagens. Sendo assim, o referencial teórico contemplou discussões acerca da relação que pode se medida entre a prática pedagógica e museus, o ensino de Artes, a Semiótica e os recursos midiáticos. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na seleção de cinco museus nacionais que possuem virtualidade e na análise de um deles , neste caso, o museu dos memes, por possibilitar de forma mais oportuna, trabalhar a temática da semiótica em sala de aula. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que o uso dos memes através do museu virtual , pode possibilitar um espaço de aprendizagem de forma lúdica e focado na compreensão das mensagens contidas nas imagens.
