Navegando por Assunto "Serviços da Web"
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Item Gerenciamento de custo e desempenho de composição de serviços(2019) Oliveira, Inês Alves Lima de; Medeiros, Robson Wagner Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/3169193612606500; http://lattes.cnpq.br/8406459471271857Estudar e analisar atributos de qualidade é cada dia mais importante para quem está numa constante busca pela satisfação dos clientes e uma contínua evolução dos produtos e serviços oferecidos. Custo e Desempenho são atributos de qualidades importantes para qualquer aplicação e quando se trata de serviços web, ou melhor, da composição desses serviços também, pois, a partir do planejamento das escolhas dos serviços é que se pode encontrar o melhor para a composição, no caso do presente trabalho ter um baixo custo e baixo tempo de resposta (desempenho). Este trabalho tem como objetivo propôr uma maneira de gerenciar custo financeiro e desempenho através de técnicas que são usadas, no ciclo de vida da composição, mais precisamente na fase de planejamento, para isso foi analisada as técnicas relativas ao gerenciamento da composição e adaptado um algoritmo que calcula custo financeiro e desempenho.Após esse cálculo, é possível saber qual melhor serviço para ser usado na composição de acordo com os atributos escolhidos, facilitando assim o gerenciamento de atributos numa composição de Serviços.Item Governo eletrônico e acessibilidade digital : reflexões iniciais sob a ótica de pessoas com deficiências auditiva e visual(2024-12-02T03:00:00Z) Silva, Cleiton Luiz Cabral da; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934O direito de acesso aos serviços públicos ofertados de forma digital deve contemplar a todos, inclusive aqueles com algum tipo de deficiência. Este estudo analisou a acessibilidade digital nos serviços governamentais online do município de Nazaré da Mata – PE, com foco nas barreiras enfrentadas por pessoas com deficiências auditivas e visuais. A pesquisa teve abordagem exploratória e descritiva, com coleta de dados documental e entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistadas duas pessoas, uma com deficiência auditiva e outra com deficiência visual, e os dados foram analisados com base no e-MAG, na Lei Brasileira de Inclusão e nas diretrizes do W3C. Os resultados revelaram que o portal eletrônico do município não está em conformidade com as diretrizes de acessibilidade, limitando o acesso autônomo dessas pessoas a informações e serviços online. Concluiu-se que é necessário implementar melhorias, como a janela com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a legenda em vídeos e a compatibilidade com leitores de tela, para garantir inclusão digital e plena cidadania das pessoas com deficiência. São também propostos estudos futuros.Item Navegando na era digital governamental: a percepção dos servidores de Afrânio - PE(2024-12-07T03:00:00Z) Gomes Neto, Adão de Sousa; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934A percepção dos usuários sobre a qualidade e a eficácia dos serviços públicos digitais é crucial para o sucesso das iniciativas de modernização governamental, pois influencia diretamente a adoção dessas tecnologias e a satisfação dos cidadãos. Esta investigação visou analisar a percepção de qualidade e eficácia dos serviços públicos digitais do município de Afrânio-PE sob a perspectiva de seus servidores. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados aos servidores, investigando sua familiaridade com as tecnologias de informação e comunicação (TIC), a frequência de uso dos serviços digitais, a usabilidade, confiabilidade e os principais desafios enfrentados. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório e quantitativo, com análise das respostas de um questionário estruturado. Os resultados demonstraram que, apesar de uma percepção geral positiva sobre a eficácia e confiabilidade dos serviços, a falta de conhecimento técnico e interfaces confusas representam barreiras significativas. Conclui-se que, embora a adoção das TIC tenha sido benéfica, melhorias contínuas são necessárias para aumentar a satisfação e eficiência.
