Navegando por Assunto "Serviços de informação"
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Item Contra-dados não há argumentos: contribuições da Geração Cidadã de Dados na compreensão do fenômeno do feminicídio em Pernambuco(2025-03-19) Silva, Lara Pirro Gomes da; Andrade, Rayane Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/7190036182698859; http://lattes.cnpq.br/3508526740285685O presente trabalho investiga a contribuição dos dados gerados por organizações da sociedade civil para uma compreensão mais abrangente do feminicídio no estado de Pernambuco, analisando, simultaneamente, as limitações e potencialidades da Geração Cidadã de Dados (GCD) em relação às estatísticas governamentais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso da experiência do Gabinete Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP) com a construção do Banco de Dados que registrou as Mortes Violentas Intencionais entre os anos 2021 e 2023, e da realização de entrevistas semiestruturadas com trabalhadores envolvidos no projeto. Os resultados indicam que as iniciativas de GCD possibilitam a identificação de lacunas nos registros governamentais e ressaltam a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e participativa na coleta e análise das informações. Desse modo, a produção de contra-dados amplia o debate público e auxilia na formulação de políticas públicas, pressionando o poder público por maior transparência e pela inclusão de indicadores relevantes para a sociedade civil. Conclui-se que a GCD representa uma estratégia efetiva de controle social e democratização do acesso à informação, contribuindo significativamente para a visibilidade e compreensão das complexas dinâmicas da violência de gênero e do feminicídio, além de fomentar a cooperação entre o Estado e a sociedade civil organizada.Item Gestão da qualidade de serviços de informação: uma discussão sobre as dificuldades de implementação no setor público(2022-10-11) Lima, Fagner Brito de; Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/0105516187749549; http://lattes.cnpq.br/3715083725362109O objetivo deste trabalho é refletir sobre as características do processo de implementação da Gestão da Qualidade em Serviços de Informação e a sua aplicação no setor público brasileiro, bem como buscar contribuir para a base teórica existente sobre o tema, através da análise de fundamentos teóricos discutidos por estudiosos da área. Para tanto, buscamos as respostas para a seguinte pergunta: quais são as principais dificuldades enfrentadas pelas organizações do setor público para a implementação de uma Gestão de Qualidade em Serviços da Informação? É possível compreender que a implementação da gestão da qualidade em serviços da informação no setor público implica em uma grande mudança de crenças que permeiam as organizações há muito tempo. Apesar de todas as dificuldades encontradas através desse estudo acerca da implementação do modelo de gestão, entendemos que é necessário garantir que os Serviços de Informação operem com altos padrões de qualidade e ofereça aos seus clientes o suprimento de suas necessidades e a superação de suas expectativas. Concluímos, também, que os serviços de informação quando ligados ao setor público e encaixados no contexto social e econômico no qual estão inseridos, visto que os fatores internos e externos que envolvem organização representam tanto força como fraqueza à empresa, têm uma grande chance de ser implementado com sucesso na organização.
