Navegando por Assunto "Sistemas de informação gerencial"
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Item Análise do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na perspectiva dos usuários: um estudo de caso em uma empresa estatal pernambucana(2021-02-24) Farias, Emília Galdino de; Santos, Liliane Aparecida da Silva; http://lattes.cnpq.br/5033234063718432O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) consiste em um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. O objetivo geral deste estudo é analisar a percepção dos usuários com a utilização do SEI em uma empresa estatal pernambucana. Os objetivos específicos são: identificar as principais características do uso do SEI, seus pontos positivos e negativos na ótica dos usuários; assim como o grau geral de satisfação destes com o sistema. No referencial teórico são abordados os seguintes temas: Administração pública brasileira, eficiência, Sistemas de informação, SEI e seu uso na administração pública. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de natureza exploratória e abordagem quali-quantitativa; a coleta de dados ocorreu por meio de observação participante e questionários enviados online. Os resultados mostraram que o SEI trouxe agilidade para os trâmites administrativos, sendo um diferencial que contribuiu para o trabalho remoto. Os principais pontos positivos identificados foram: disponibilidade de assinatura eletrônica, maior precisão na localização dos processos e rapidez no trâmite dos documentos. Entre os pontos negativos citaram: falta de privacidade e as múltiplas telas para elaboração de documentos. Quanto ao grau de satisfação na utilização do SEI pelos usuários, 67% estão satisfeitos e 18% muito satisfeito. Conclui-se que o SEI é uma ferramenta de inovação tecnológica que promoveu melhorias na eficiência administrativa nessa empresa. Para estudos futuros sugere-se a ampliação da pesquisa em outros municípios pernambucanos em que a empresa atua. Apesar dos usuários estarem satisfeitos, há pontos que precisam ser aperfeiçoados, assim recomenda-se também estudos que investiguem mais sobre essas características a fim de aprimorar o sistema, tornando-o mais intuitivo, contribuindo para melhorias e consequentemente maior satisfação dos usuários nas futuras adesões de outras instituições ao sistema.Item Análise e proposta de diretrizes para um sistema de gerenciamento de segurança da informação no Instituto Nacional do Seguro Social de Garanhuns – INSS/GEXGAR(2019-07-11T03:00:00Z) Soares, Samir Josué Laranjeira; Ximenes, Assuero Fonseca; http://lattes.cnpq.br/0060135791012696A proteção da informação tornou-se um fator crítico para as organizações. Com o crescimento tecnológico e, principalmente, com o advento da Internet se criou um ambiente propício ao desenvolvimento de ameaças, as quais se aproveitam da ausência de um ambiente seguro e da deficiência de políticas de segurança para trazer prejuízos às organizações. Portanto, devido a essa ausência de segurança, surgiu à necessidade de investimento em Segurança da Informação, o que se deu por meio da criação de políticas de segurança da informação. Este trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica de natureza qualitativa apresenta uma análise da situação atual da segurança da informação em uma organização pública federal feita por meio de questionário e observação sistemática e, por meio desta análise, propor diretrizes de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação – SGSI, em conformidade com as normas ABNT NBR ISO/IEC 27001 e 27002. A proposta tem como planejamento criar uma comissão com a alta direção e coordenação local, treinamento sobre as normas para os envolvidos no planejamento e implantação do SGSI, criação do escopo e política do SGSI, identificação de ativos e riscos, análise dos riscos, classificação da informação, criação da declaração de aplicabilidade, criação de novos e documentações dos controles existentes através de procedimentos, políticas e manuais, criação de indicadores, realizações de reuniões críticas e auditorias internas, e conscientização para todos envolvidos no SGSI da instituição. Desta forma, por meio da proposta, será possível classificar a informação, identificar os riscos relevantes que atingem as informações, selecionar controles das normas e construir um plano de ação para a implantação do SGSI.Item Desenvolvimento de no-code no FlowUp: construção de campos personalizáveis(2024-10-04T03:00:00Z) Santos, João Victor Vieira Silva dos; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504; http://lattes.cnpq.br/5366897410770757O presente trabalho tem como foco a implementação de funcionalidades No-Code no sistema ERP FlowUp com o objetivo de oferecer maior flexibilidade e personalização para os usuários. Utilizando a metodologia Design Thinking, foram desenvolvidos campos personalizados que permitem uma melhor adaptação do sistema às necessidades específicas de cada empresa. As entrevistas realizadas com stakeholders confirmaram a utilidade da funcionalidade, sugerindo melhorias para sua expansão. O estudo conclui que a introdução de No-Code no FlowUp é uma solução eficiente para personalização, oferecendo novas possibilidades de evolução e integração de dados.Item Experiência com usuário: estudo sobre a experiência com usuário que auxilia na eficiência e eficácia no funcionamento da secretaria escolar(2022-08-05) Macedo, Ludmylla Sabryna Shimizu de; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/1156525643227201Este trabalho tem como proposta mostrar como a experiência do usuário com um sistema informatizado pode contribuir para a realização das atividades da Secretaria das escolas estaduais de Pernambuco, de maneira que essas atividades sejam entregues nos prazos estabelecidos e com menores custos. A experiência com o usuário e a máquina é um dos temas discutidos em sistemas de informação, pois na organização, que neste trabalho é a escola é uma importante aliada no alcance dos objetivos organizacionais através das atividades desempenhadas pelos colaboradores. Para que isso aconteça, os funcionários precisam ter propriedade de como trabalhar com os sistemas através de treinamentos e que esses sistemas possam corresponder às necessidades do fluxo de trabalho da escola e verificar quais outros programas podem contribuir para a maior eficiência e eficácia. Portanto, com a realização de pesquisas com os usuários dos sistemas, pode-se perceber que experiência com usuário e máquina é essencial para um bom êxito na instituição escolar.Item Implantação e treinamento para o uso do sistema de gestão escolar i-Educar(2019-01-22T02:00:00Z) Lima Júnior, João Bosco de; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/0845575549442154O presente relatório tem a finalidade de mostrar o processo de implantação e treinamento para uso do software livre i-Educar. Trate-se de um sistema totalmente web de gestão escolar para auxiliar as secretarias de educação, escolas da rede publica, bibliotecas, alunos e servidores. O sistema foi implantado em uma escola da rede municipal de educação na cidade de Quixaba-PE. O software foi implantado apenas localmente, sendo acessado pela rede interna da instituição, além disso foi realizado adaptação de uma das funcionalidades do sistema, para seguir um padrão de documento já utilizado pela escola. O processo de treinamento seguiu as abordagem teórica e prática. A escola não contava com nenhum tipo de sistemas de gestão, com isso a aplicação trouxe uma maior eficiência e agilidade nas atividades desempenhadas na secretaria escolar.Item Informatização das informações do rebanho ovino do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco(2024-02-29) Souza, Débora Marques Moraes Portela de; Monnerat, João Paulo Ismério dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3851426263880079; http://lattes.cnpq.br/3316962123910156A ovinocultura brasileira é uma atividade em crescente aumento, embora ainda enfrente diversos desafios, entre eles a dificuldade de implantar novas tecnologias, falta de capacitação e a resistência cultural dos produtores. Os sistemas gerenciais informatizados propõem maior facilidade de registro, armazenamento e análise de dados importantes para desempenho produtivo, reprodutivo e sanitário das propriedades de criação animal. Objetivou-se com esse trabalho implantar o Sistema de Gerenciamento de Rebanhos (SGR) da Embrapa no setor de ovinos do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O trabalho foi inicialmente realizado em duas etapas: (1) inserção de dados do rebanho na plataforma, com base nas informações contidas nos livros de ocorrência e planilhas; (2) análise dos relatórios obtidos pelo sistema, avaliando o rebanho a partir dos índices zootécnicos. Contudo, o SGR não se mostrou eficaz na incorporação das informações, tornando o processo dificultoso e demorado, bem como os relatórios emitidos não favoreceram a rápida obtenção dos valores necessários para o cálculo dos índices zootécnicos. Portanto, uma terceira etapa foi criada, no qual os dados foram transferidos para planilhas do Excel e baseado nelas foi possível caracterizar o rebanho, tal como calcular os índices zootécnicos para a aferição do desempenho produtivo e reprodutivo do rebanho. A informatização dos dados dos animais permitiu enxergar com mais profundidade os acertos e erros do manejo dos animais durante os anos, além de propiciar futuras tomadas decisões seguras e confiáveis, possibilitar um maior monitoramento sobre cada animal e visualizar os problemas com maior clareza.
