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    A contribuição do conteúdo de ensino jogo para a socialização dos estudantes na educação física no Ensino Fundamental - anos iniciais
    (2023-09-15) Martins Filho, Gean Carlos de Moura; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464
    Esta pesquisa tem o propósito de investigar a contribuição do conteúdo de ensino Jogo para a socialização dos estudantes na Educação Física no Ensino Fundamental - anos iniciais. A problemática de pesquisa que norteou este estudo foi: como o conteúdo de ensino Jogo pode contribuir para a socialização dos estudantes na Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo geral consiste em analisar a contribuição do conteúdo de ensino Jogo para a socialização dos estudantes na Educação Física no Ensino Fundamental - anos iniciais. E como objetivos específicos definimos: compreender a importância do jogo no processo de socialização na escola e na educação física; compreender o Jogo como conteúdo de ensino da educação física no Ensino Fundamental - anos iniciais; identificar o conteúdo de ensino Jogo proposto nas políticas educacionais e matrizes curriculares da educação física no Ensino Fundamental. Para atingir estes objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa, examinando artigos acadêmicos que abordam a relação entre o conteúdo de ensino Jogo e a socialização dos estudantes. Os resultados desta pesquisa demonstraram que o conteúdo de ensino jogo desempenha um papel significativo na promoção da socialização dos estudantes na Educação Física nos anos iniciais. Este conteúdo contribui para o desenvolvimento de aspectos sociais, culturais e emocionais dos estudantes. Em particular, destaca-se sua influência positiva na dimensão social, na qual os jogos facilitam a interação entre os alunos, promovem a cooperação e o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades de comunicação. O Jogo é um conhecimento vasto que está sendo cada vez mais desvendado, permitindo-nos compreender suas diversas facetas, não sendo apenas considerado como uma atividade relacionada à infância ou ao simples ato de “brincar por brincar”, pelo contrário, reconhecemos seu valor educacional como conteúdo de ensino da Educação Física, ou seja um conhecimento cultural relevante para o processo de socialização no contexto escolar.
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    A formação da sociedade do cansaço: uma reflexão sobre a educação a partir de uma escola pública de Recife
    (2019-12-16) Silva, Lucas de Lima Gonçalves da; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064; http://lattes.cnpq.br/3769075927101151
    Tendo em vista o número alarmante de jovens estudantes de Recife na atualidade com problemas de ordem psíquicas, como a depressão, a ansiedade, a síndrome de Burnout etc. o presente trabalho tem como objetivo analisar se é possível estabelecer uma relação direta entre a socialização feita pela educação com o aumento do índice de doenças psíquicas dessa população. O modelo educacional atual exerce violência neuronal nos jovens? Se sim, de que forma essa violência é exercida? Quais as consequências dessa violência? Para averiguar a veracidade da tese e responder a essas indagações, foi realizada uma pesquisa de campo que fez uso de questionários e entrevistas com alunos e ex-alunos com a finalidade de levantar dados para serem analisados e embasar uma discussão teórica capaz de verificar essa tese. Conclui-se que é possível estabelecer uma relação da educação com o adoecimento psíquico da população na medida em que ela interioriza valores e rotinas que jogam o indivíduo em uma vida regada de violências neuronais que contribuem para a formação de problemas psíquicos.
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    A importância da domesticação na adaptação comportamental em cães
    (2025-03-14) Miranda, Laura Moura Arruda de; Lima, Tayara Soares de; http://lattes.cnpq.br/3100045021780173
    A domesticação dos cães desempenhou um papel significativo na adaptação comportamental destes animais no convívio com os seres humanos. Contemporaneamente, a seleção artificial influenciou tanto a morfologia quanto os comportamentos sociais e cognitivos dos cães, tornando-os mais aptos a interagir e compreender os humanos. Esta revisão discute sobre a evolução comportamental dos cães, enfatizando as mudanças geradas pelo processo seletivo e a necessidade da socialização para o bem-estar e o convívio dos cães. A pesquisa também explora a variação comportamental entre raças, evidenciando como as diferenças genéticas e ambientais influenciam as interações dos cães com humanos e outros animais. A compreensão desses aspectos é essencial para aprimorar a relação entre tutores e cães, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos animais, promovendo uma convivência mais harmônica e saudável.
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    As contribuições do teatro para a socialização das crianças: uma visão das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade Jaboatão dos Guararapes - PE
    (2023-09-18) Nascimento, Cláudia Maria Ferreira do; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/5966073895861898
    Essa pesquisa consiste na relação entre o teatro e a socialização dos educandos, tendo como objetivo geral analisar o uso do teatro pelos professores do ensino fundamental I e sua contribuição no processo de socialização das crianças em uma escola na cidade de Jaboatão dos Guararapes. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa de caráter qualitativo, com abordagem no estudo de caso, utilizou como instrumentos o questionário e entrevista, ambos realizados através da plataforma online Google Formulário e Google Meet, respectivamente. O referencial teórico baseou-se em autores que abordam a temática desenvolvida na pesquisa, como Andrade et al (2019), Barros et al (2019), Gomes (2017), Menegheti e Bueno (2010), entre outros. Os dados coletados foram analisados com base nos estudos de Laurence Bardin (2009), interpretando as respostas obtidas. As participantes relataram ótimos benefícios proporcionados pelo uso do teatro nas escolas, como facilidade para trabalhos em grupos, desenvolvimento da criatividade, oralidade, socialização, entre outros, mas também mencionam a falta de formação e as dificuldades encontradas para utilizá-lo em sala de aula.
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    Educação física e adolescência: características e contexto da socialização na escola
    (2025-03-14) Batista, Thiago de Almeida Souto; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/2189096877147412
    A presente pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições da educação física escolar na socialização dos estudantes do ensino médio. Buscamos também compreender as características dos estudantes do ensino médio e identificar como a educação física escolar contribui para a socialização. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, onde foi possível averiguar o que autores discutem sobre o tema da socialização nas aulas de educação física na fase da adolescência. Conseguimos definir que a educação física escolar passou por diversas transformações ao longo da história, moldando os sujeitos às necessidades da sociedade em cada época. Estabelecemos o que é ser adolescente na visão da Psicologia Sócio-Histórica/Psicologia Histórico-cultural para elucidar como as interações sociais influenciam o adolescente e como ele age perante a essa dinâmica. Por último, determinamos como a educação física escolar se relaciona com a socialização dentro dos muros da escola. Se conclui que é importante, para a formação de professores, saber as características dos adolescentes e a forma que eles interagem, é evidente que é a fase do desenvolvimento humano onde ocorre o aumento da interação com o outro, é o fator primordial do desenvolvimento da identidade desses jovens e como eles atuam na sociedade.
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    O consumo de bebidas alcoólicas como forma de lazer nas classes populares do Recife
    (2019-07-18) Oliveira, Mônica Maria de; Assis, Rodrigo Vieira de; http://lattes.cnpq.br/8735573786326770
    Esta monografia apresenta um pequeno estudo sobre o consumo de bebidas alcoólicas como forma de lazer nas classes populares do Recife, para analisar esse fenômeno recorre-se a teoria disposicionalista ou da ação e aos conceitos de classes sociais, lazer e consumo. Construímos assim dois retratos sociológicos para identificar os motivos ou fatores que levaram indivíduos situados nas classes populares a escolherem consumir bebidas alcoólicas como prática de lazer, ao invés de outras formas de uso do tempo livre. Levantamos a hipótese de que o consumo de bebidas alcoólicas é considerado por esses atores um ato corriqueiro, realizado por meio de disposições incorporadas construídas durante as suas trajetórias de vida. Ao mesmo tempo em que resultado desse cultivo de inclinações para essa prática, o consumo de bebidas alcoólicas contribuem, neste estrato social, para uma ampliação das redes de socialização que envolve dimensões concretas da vida social, como a familiar, a vida profissional e as relações comunitárias. Por isso, o consumo de bebidas alcoólicas é visto por esses indivíduos das classes populares como uma forma legitima de lazer, mesmo tendo consciência que há outras formas possíveis de divertimento que não necessariamente envolvem este ato. A relação dessas outras formas, contudo, de acordo com os dados dessa pesquisa, para serem tidas como legítimas precisam, tal como o consumo de bebidas alcoólicas, passarem por um processo contínuo de inscrição nos indivíduos, como predisposições para outras maneiras de pensar, de sentir e de agir no mundo social.
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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório
    (2025-08-05) Aires, Paulo Raffael da Rocha; Lima, Tayara Soares de; http://lattes.cnpq.br/3100045021780173; http://lattes.cnpq.br/7525999789604543
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    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2018) Souza, Anailda Maria Pereira Lopes de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/0027870690560576
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    Socialização através de jogos e brincadeiras
    (2018) Fônseca, Sara Holanda Martiniano da; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/1809571820757325
    O jogo pode facilitar ao aluno um aprendizado que possivelmente ele demoraria mais tempo para se aprender através de maneiras tradicionais, e assim, desenvolver por meio da ludicidade, senso crítico, controlar condições favoráveis, realizar mediações, pesquisar, interpretar e tomar decisões e assim promover a socialização. O presente trabalho tem como objetivo, analisar como os jogos e brincadeiras podem contribuir na melhoria das relações interpessoais dos alunos. Através de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com ênfase na análise dos dados obtidos através da observação e registro das intervenções realizadas com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, em uma escola municipal da cidade de Canhotinho-PE, foi possível constatar que os jogos populares quando trabalhados de forma lúdica com preocupações em uma formação crítica, favorecem a concepção de cooperação, importância do trabalho em equipe, além de promover autonomia, criatividade e respeito ao próximo.
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    Socialização no ambiente universitário: mediações nas relações docentes e discentes
    (2021-12-15) Silva, Eliane Pereira da; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064
    Este trabalho tem como objetivo investigar a socialização no ambiente universitário a partir das mediações nas relações entre docentes e discentes no curso de Bacharelado em Ciências Sociais na UFRPE. Para tanto, em um primeiro momento houve uma revisão bibliográfica, a partir da consulta de literatura que trata das temáticas da história das Ciências Sociais na UFRPE sob a perspectiva do conceito dos autores que dialogam com a socialização e da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Durante a pesquisa da coleta de dados, realizada por meio de questionário com a participação de vinte discentes, são evidenciados experiências socializantes tanto baseadas na cooperação e solidariedade, quanto no controle e na manipulação, sendo que as primeiras se sobrepõem às segundas.
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    Um olhar sobre a rotina da Educação Infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança
    (2022-10-04) Siqueira, Mariana Mota de Araújo Veloso de; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/7199343651898773
    O presente trabalho teve como objetivo geral investigar como uma escola da educação infantil da rede municipal de São Lourenço da Mata organiza sua rotina, a fim de favorecer o desenvolvimento social da criança, mais especificamente: identificar a concepção da equipe pedagógica da escola sobre a rotina da educação infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança; analisar como a equipe pedagógica organiza a rotina de modo a garantir o que os documentos oficiais estabelecem sobre o desenvolvimento social da criança; analisar a proposta pedagógica da escola, em relação à rotina da educação infantil. A pesquisa desenvolvida no ano de 2022 teve abordagem qualitativa, utilizou como recurso metodológico a análise documental do Projeto Político Pedagógico da Escola e entrevistas com as docentes e equipe pedagógica da Educação Infantil. Utilizamos da análise de conteúdo para análise dos dados coletados. A partir do nosso estudo foi possível compreender o conceito de socialização e de criança e como este influencia na rotina de uma instituição de Educação Infantil. Além disso, que a rotina ao estruturar as atividades diárias pode colaborar para o convívio em grupo e para o desenvolvimento social das crianças. Concluímos que as atividades presentes na rotina devem considerar os dois eixos interações e brincadeiras, reafirmando o que dizem os documentos oficiais. Da mesma maneira que as atividades de socialização precisam ter intencionalidades pedagógicas, propiciando confronto e ruptura com os diversos processos de socialização existentes.
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    Uma análise sobre as concepções de masculinidades dos alunos de Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
    (2021-12-15) Stresser, Rafael Lucas; Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/1540473468896261; http://lattes.cnpq.br/8925219823793143
    Esta pesquisa busca entender as masculinidades e os processos de socialização. O trabalho começa com um debate sobre o processo de socialização que Peter e Brigitte Berger (1977) caracterizam como imposição de condutas sociais. Logo após, uma discussão sobre modelos de hombridades. Sua discussão teórica relembra o que disse Connel (1995) sobre aspectos patriarcais de determinadas performances de masculinidades. Por fim uma pequena conversa sobre o que disse Santos (2005) sobre as crises da Universidade e depois utiliza-se Chauí (1999) para pensar sua ideia de Universidade operacional e Universidade como instituição social. Embora não tenha sido possível observação direta devido à crise sanitária da COVID-19, foi utilizada a técnica de entrevista online semiestruturada para responder o problema chave dessa pesquisa: como são formados os modelos de masculinidade dos alunos de Ciências Sociais da UFRPE? Como resultado final descobre-se que fatores como pais, amigos, e instituições como o serviço militar e a Universidade, são responsáveis por difundir modelos de masculinidades, mas os modelos não são estáticos e estão sempre em estado de reconfiguração.
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