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    A customização de atividades do gcompris utilizando o design participativo com crianças: um estudo de caso
    (2019-12-20) Pereira, Naira Lucia Torres; Andrade, Mariel José Pimentel de; http://lattes.cnpq.br/3111765717865989; http://lattes.cnpq.br/7764394313394810
    Diversos sistemas de software são desenvolvidos atualmente a partir da visão dos desenvolvedores que, nem sempre, compreendem a visão do seu público-alvo, influenciando o modo como os usuários interagem com o sistema. Com o crescimento do desenvolvimento de sistemas de software focados na educação, surge a demanda de compreender o universo dos usuários, suas visões e expectativas; em especial, as crianças. Este trabalho tem como principal objetivo avaliar o uso de Design Thinking com crianças, numa perspectiva do Design Participativo, para customização e desenvolvimento de uma atividade no software GCompris. Para isto, realizou-se um estudo de caso com um grupo de crianças, na perspectiva de método qualitativo de observação participante, na busca pela compreensão de quais dificuldades são encontradas neste tipo de processo. A aplicação do Design Participativo permitiu enxergar a necessidade do envolvimento de potenciais usuários no processo de criação, pois levou em consideração suas opiniões e questionamentos sobre o produto que está sendo desenvolvido. O uso das técnicas de Design Thinking contribuíram para a percepção destas necessidades, visto que orientam de modo eficiente esta construção.
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    Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom
    (2019-07-17) Silva, Josué Mendes da; Vasconcelos, Maria de Lourdes Costa de; Monteiro Júnior, Francisco Nairon; http://lattes.cnpq.br/3188254514626579; http://lattes.cnpq.br/8385633643559259; http://lattes.cnpq.br/0694263972780513
    O objetivo do presente trabalho monográfico é proporcionar o desenvolvimento de atividades lúdicas interdisciplinares relacionando o ensino de fração e figuras de notas musicais no contexto da criação e construção de melodias utilizando o software livre EDITOM. Para tanto se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Utilizou-se ainda a coleta de dados, baseando-se em livros, artigos, revistas e da internet. A música é sem dúvida, grande catalisadora da manifestação e expressão da comunicação humana. Por ser uma arte popular é inclusiva, ou seja, não pode excluir nenhum público, daí seu uso na escola, em especial, no ensino fundamental e médio tem sido utilizada em ampla escala nas brincadeiras, nas cantigas de rodas e atividades que utilizam a motricidade. Assim, pode-se concluir que ao contrário do que muitos pensam a música não é exclusividade dos músicos e sua interação junto à matemática e as novas tecnologias, podem facilitar o processo de aprendizagem tanto da fração, quanto da criação de novas melodias.
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    Desenvolvendo atividade de ensino do pensamento computacional para o gcompris
    (2019-12-20) Pereira, Naira Lucia Torres; Andrade, Mariel José Pimentel de; http://lattes.cnpq.br/3111765717865989; http://lattes.cnpq.br/7764394313394810
    Com o crescimento do desenvolvimento de sistemas de software focados na educação surge a demanda de compreender o universo dos usuários, suas visões expectativas, e em especial, as crianças; e de contribuir significativamente para a evolução de softwares que proporcionam esta experiência aos usuários. Neste relatório estão apresentadas as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório, que teve como principal elemento contribuir e explorar o software GCompris, resultando em um roteiro de customização do ambiente de desenvolvimento do GCompris; na implementação de nova atividade de Pensamento Computacional; e na customização do design de uma atividade de pensamento computacional já existente no GCompris a partir da perspectiva dos usuários finais.
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    Implantação e treinamento para o uso do sistema de gestão escolar i-Educar
    (2019-01-22) Lima Júnior, João Bosco de; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/0845575549442154
    O presente relatório tem a finalidade de mostrar o processo de implantação e treinamento para uso do software livre i-Educar. Trate-se de um sistema totalmente web de gestão escolar para auxiliar as secretarias de educação, escolas da rede publica, bibliotecas, alunos e servidores. O sistema foi implantado em uma escola da rede municipal de educação na cidade de Quixaba-PE. O software foi implantado apenas localmente, sendo acessado pela rede interna da instituição, além disso foi realizado adaptação de uma das funcionalidades do sistema, para seguir um padrão de documento já utilizado pela escola. O processo de treinamento seguiu as abordagem teórica e prática. A escola não contava com nenhum tipo de sistemas de gestão, com isso a aplicação trouxe uma maior eficiência e agilidade nas atividades desempenhadas na secretaria escolar.
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    Informática e software livre como instrumento de inclusão social
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Estatística e Informática., 2011) Alencar, Andrêza Leite de
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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (Secretaria de Educação de Garanhuns)
    (2018) Batista, Cleyton Silva; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085; http://lattes.cnpq.br/4825772150496499
    Nesse relatório é apresentado as tarefas realizadas no estágio oferecido pela secretaria de educação de Garanhuns, o objetivo do é a implantação, do Sistema Operacional SOfiaEdu uma distribuição GNU/LINUX educacional para os computadores das escolas públicas de Garanhuns - PE: propiciando formação, acesso e inclusão digital”, cujo objetivo principal é contribuir para a efetiva utilização da informática na educação nas escolas públicas do município de Garanhuns. O estágio aconteceu da seguinte forma os primeiros momentos do estágio aconteceram na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Campus Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), todos os processos realizados na (UAG) são descritos com detalhes, em seguida todos os trabalhos foram realizados na Secretaria de Educação de Garanhuns (SEDUC), e todos os detalhes são descritos abaixo.
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