Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Tecnologia - Serviços de informação"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento e validação do módulo de gestão de usuários do SysAPAE
    (2019) Andrade, Vinícius de Oliveira; Albuquerque, Hidelberg Oliveira; Souza, Ellen Polliana Ramos; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356; http://lattes.cnpq.br/0955255065576989; http://lattes.cnpq.br/1580359132681549
    A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Para atender às necessidades dos usuários, a associação é organizada em quatro principais áreas: a área de saúde, assistência social, financeira e pedagógica. Com isto, uma grande quantidade de informação é gerada a todo momento e muitas destas informações são compartilhadas entre essas áreas da associação. Em entrevistas realizadas com os colaboradores e voluntários da APAE, percebeu-se que o gerenciamento atual das informações dos usuários, na sua grande maioria feita manualmente, dificulta o manuseio e compartilhamento de dados essenciais entre os setores da APAE. Além disso, para fazer buscas por características específicas do usuário ou para saber qual usuário já foi atendido, ou está agendado o atendimento é inviável, já que para isto teria que verificar manualmente todas as fichas dos usuários. Tendo em vista o problema enfrentado pela associação, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um módulo para automatizar os processos de gerenciamento da área da assistência social da APAE de Serra Talhada-PE. O desenvolvimento da solução, batizada de SysAPAE, está dividida em três etapas. A primeira etapa consiste na definição do problema, onde se fez necessário realizar uma entrevistar semiestruturada com os colaboradores sobre os processos que exercem na APAE. A validação destes processos foi feita através da elaboração e validação de um diagrama dos processos da organização. A segunda etapa consiste no desenvolvimento da solução, a definição dos requisitos, validação dos requisitos, através da elaboração e validação de diagramas, assim como a implementação e implantação do sistema. Já a última etapa consiste na avaliação da solução quanto a sua usabilidade e satisfação, com o objetivo de identifica as melhorias que o sistema trouxe a gestão e descobri o que aperfeiçoar no sistema. Com a validação do sistema foi visto que o sistema foi aprovado quanto ao teste de usabilidade e satisfação. A equipe da assistência social comprovou que o sistema viabiliza o trabalho com as informações dos usuários da APAE, assim como, permitir um ambiente de cooperação entre as áreas da organização e que o sistema melhora a eficiência dos processos.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão