Navegando por Assunto "Tecnologia da informação"
Agora exibindo 1 - 20 de 34
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A utilização das redes sociais na administração pública: um estudo na prefeitura da Vitória de Santo Antão(2021-08-26) Santos Júnior, José João dos; Nascimento, Rafaella Leandra Souza do; http://lattes.cnpq.br/3394794929877726; http://lattes.cnpq.br/2136984835359312Com os avanços da internet e as ferramentas de comunicação, abriram-se várias possibilidades para os governos interagirem com a sua população, e assim conseguindo uma maior aproximação e interação com todos. Baseando-se nisso, o presente estudo visa demonstrar como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicações pode melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados, relatando como exemplo a utilização das redes sociais pela prefeitura da Vitória de Santo Antão no estado de Pernambuco. A prefeitura utiliza as redes sociais para se aproximar da população da cidade, e com isso, medir a satisfação dos cidadãos. Quanto à metodologia utilizada nesse trabalho, a pesquisa é caracterizada como qualitativa de procedimento bibliográfico e documental. As fontes de dados utilizadas foram livros, revistas eletrônicas, artigos científicos, além de sites governamentais e redes sociais. A prefeitura utiliza as seguintes redes sociais: Instagram, Youtube e Facebook. Após a analisar os resultados, verificou-se que as redes sociais da prefeitura da Vitória de Santo Antão são utilizadas para divulgar conteúdos como dados e estatísticas sobre a cidade, informações sobre serviços, como vagas de empregos, ações referentes a saúde e educação, obras e melhorias para a cidade e campanhas institucionais.Item A utilização do DevOps como fonte de vantagem competitiva para uma organização(2019-07-11) Frazão, Dário de Araújo; Ximenes, Assuero Fonseca; http://lattes.cnpq.br/0060135791012696; http://lattes.cnpq.br/6101448290120723Com o aumento da competitividade no mercado de trabalho, as empresas de TI precisam adotar ferramentas e estratégias que garantam rapidez e qualidade na entrega de seus produtos, e, por isso, é necessário que se adote uma Governança de TI eficiente e metodologias que a suportem. O trabalho teve como objetivo analisar como as organizações podem ter vantagem competitiva com a utilização do DevOps, quais são os ganhos obtidos com a sua utilização dentro do contexto de governança de TI e de que forma uma empresa precisa se adaptar para conseguir implementar tal prática com sucesso através de um modelo proposto. Para isso, foram analisados quais os impactos ocasionados nas áreas de desenvolvimento e operação e, consequentemente, a governança de TI. Para atingir aos objetivos foi desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratória que visa obter o entendimento sobre o que a governança de TI representa para as organizações e, com isto, entender qual a relevância e as vantagens ocasionadas pela adoção do DevOps. Os resultados evidenciam que a governança de TI é importante para que a organização agregue valor aos seus produtos e serviços, e que existem diversas metodologias que, se aplicadas de forma correta, trazem resultados significativos. Porém, essas metodologias não estão conseguindo alinhar a área de desenvolvimento com a área de operação. Em face disto, com a adoção do DevOps esperase resolver os problemas entre essas duas áreas. Logo, buscou-se entender os seus impactos para que se consiga obter as vantagens competitivas proporcionadas pela governança de TI por meio do uso do DevOps.Item Analisando a presença feminina no Ensino Superior em Tecnologia no Brasil ao longo dos anos de 2013 a 2022(2024-03-07) Ramos, Giuliane Benjamim de Oliveira; Alencar, Andrêza Leite de; Furtado, Ana Paula Carvalho Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/5862330768739698; http://lattes.cnpq.br/6060587704569605; http://lattes.cnpq.br/6421196285147828Estigma masculino, baixo incentivo familiar, pouca representatividade, esses são os principais fatores que justificam a sub-representação feminina na área de tecnologia. Sendo assim, o presente trabalho visa evidenciar o atual panorama feminino nos cursos superiores de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil. Para alcançar esse propósito, conduziu-se uma pesquisa bibliográfica e uma análise dos microdados referentes ao Censo da Educação Superior no período de 2013 a 2022, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A análise mostra uma representatividade feminina significativamente baixa nos cursos superiores de tecnologia. Ao longo do período analisado - os ingressos femininos não chegam a 17%, o índice de conclusão é em média de 15% e o Sudeste é a região com o maior número de representantes femininas nos cursos de TI, com destaque para São Paulo. Entretanto, uma tendência de aumento pode ser observada nos últimos dois anos.Item Análise da integração da tecnologia da informação na gestão pública de Camaragibe : desafios e oportunidades de 2022 a 2023 à luz das percepções dos serviços municipais(2024-08-31) Silva, Pliscila Fernanda Batista da; Machado, Luiz Claudio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/6359712741593257; http://lattes.cnpq.br/9717815414232956O avanço da tecnologia tem transformado a gestão pública, especialmente em um município da região metropolitana do Recife, buscando melhorar a eficiência dos serviços e a interação com os cidadãos. Este estudo investiga como a Gestão Pública Municipal de Camaragibe integrou a tecnologia da informação na prefeitura entre 2022 a 2023 e avalia o impacto dessa integração na administração municipal, analisando desafios e oportunidades. Os métodos utilizados incluem revisão bibliográfica, pesquisa documental e um questionário online aplicado aos servidores da prefeitura do município em estudo, que revelam percepções mistas sobre a eficácia e os desafios na implementação da tecnologia da informação no município em estudo. Os servidores são responsáveis pelas informações contidas no Portal do Contribuinte e Portal de Transparência, ferramentas desenvolvidas para permitir à sociedade o acompanhamento dos recursos públicos e fomentar uma participação ativa na discussão das políticas públicas em Camaragibe. No entanto, os dados demonstram que para alcançar o seu pleno potencial, é necessário investir em capacitação adequada para os servidores, melhorar a integração e a acessibilidade das ferramentas de transparência e ampliar as iniciativas que incentivam a participação cidadã.Item Análise de ferramentas de simulação em aulas experimentais de Bioquímica: um olhar para a relação entre os paradigmas da ciência e o uso de tecnologias digitais(2025-03-10) Oliveira, João Henrique Carvalho de; Couto, Janaina de Albuquerque; André, Woldney Damião Silva; http://lattes.cnpq.br/6662157998132537; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/6387415544397352A Bioquímica se faz presente tanto no Ensino Básico quanto no Ensino Superior. Porém, apesar de inserida no meio educacional dos estudantes, a literatura descreve alguns obstáculos para o ensino de Bioquímica decorrente da natureza dos conceitos bioquímicos, com destaque para abstração e a verticalização, e também da postura docente, a exemplo da fragmentação e da descontextualização. Tendo em vista a grande densidade de conteúdos abstratos, a disciplina possui a necessidade de aulas práticas experimentais para auxiliar na superação desses obstáculos. Entretanto, muitas instituições educacionais não dispõem de condições adequadas para a realização dessas práticas. Neste sentido, a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) pode ser uma excelente solução para o problema, visto que torna mais acessível a realização de práticas educacionais por meio de simuladores. Todavia, a utilização de um recurso como a TDIC não faz com que a aula seja efetiva por si só, uma vez que a postura assumida pelo docente durante o processo de ensino-aprendizagem é essencial para minimizar a fragmentação e a descontextualização dos conteúdos. Dito isto, a presente pesquisa tem como objetivo buscar, por meio de uma revisão sistemática, ferramentas tecnológicas para simulação de práticas experimentais de bioquímica para posterior análise qualitativa e paradigmática. Destarte, foram catalogados artigos, e os softwares por eles mencionados, disponíveis na plataforma Google Acadêmico entre os anos de 2018 e 2024. A proposta metodológica foi uma revisão sistemática, que consistiu nas seguintes etapas: Busca eletrônica nas bases de dados (etapa 1), seleção e identificação dos artigos elegíveis (etapa 2) e extração dos dados dos estudos incluídos na revisão (etapa 3); E a análise descritiva e paradigmática (etapa 4), sendo esta análise constituída a partir dos paradigmas da ciência: Cartesiano, Sistêmico e Complexo. Ao fim da pesquisa, foi observado que existem poucos trabalhos envolvendo simuladores na área da bioquímica. Observou-se que os softwares encontrados poderiam ser categorizados como gratuitos e de uso pago, o que impossibilitou a análise de alguns Laboratórios Virtuais (LV’s), caso este do Labster, que foi o mais citado dentre os trabalhos. Entre os simuladores encontrados, a maior parte desenvolve-se somente no paradigma cartesiano de forma aprofundada, com um foco por vezes exclusivo em saberes fragmentados fazendo pouca ou nenhuma sistematização, sendo o PhET o único simulador observado que foi capaz de atender satisfatoriamente os três paradigmas. Concluiu-se que as ferramentas, embora tenham potencial inovador, muitas vezes não fogem do tradicionalismo inerente ao paradigma cartesiano.Item Análise dos vídeos produzidos para o ensino de Química na plataforma digital YouTube em 2021: o que os canais mais acessados abordam?(2022-05-27) Alves Neto, Francisco de Assis; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/7066108122235142A célere evolução dos meios tecnológicos excedeu a utilização de recursos digitais resultando no aumento da necessidade de apropriação destes recursos no ambiente de sala de aula, visto que fazem parte do contexto social e de convívio dos alunos. Deste modo, os professores precisaram se adaptar a este novo panorama educacional que vem se formando. No contexto do ensino em ambientes virtuais, estudiosos da educação argumentam em prol da utilização das Tecnologias Digitas da Informação e Comunicação (TDIC) como um dos recursos alternativos para o auxílio no processo de ensino e aprendizagem, pois têm apresentado resultados positivos o suficiente para justificar o seu uso. No ensino de Química, bem como nas outras áreas de conhecimento pertencentes as Ciências da Natureza, alterações e melhorias são cada vez mais requisitadas na tentativa de encontrar procedimentos e mecanismos que promovam o melhoramento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Nessa perspectiva, considerando as redes sociais mais populares na produção de vídeos, optamos em avaliar páginas do YouTube®. Deste modo, este trabalho teve como objetivo analisar os vídeos produzidos para o ensino de Química nas páginas mais acessadas do YouTube® no ano de 2021. Além disso, investigamos quais os tipos de vídeos e de engajamento eram observados nas produções dessas páginas e quais os princípios da aprendizagem multimídia de Mayer estavam presentes. Desta forma, a pesquisa foi realizada em cinco etapas: (1) seleção das páginas na plataforma do YouTube®; (2) classificação dos canais a partir dos criadores de conteúdos; (3) análise dos conteúdos de Química abordados nos canais; (4) análise dos princípios da aprendizagem multimídia de Mayer e tipos de vídeos classificados por Moran, relacionando a exposição dos conteúdos e características intrínsecas trabalhadas nos vídeos; (5) analisar os tipos de engajamento apresentados nos vídeos dos canais. Os resultados mostraram que os professores que desprenderam de mais tempo para a produção das mídias nos aspectos de edição e planejamento de vídeo foram bem recompensados em retorno de sua audiência. Por fim, esta pesquisa conclui com a premissa de que o diálogo entre a prática docente e as instruções multimídia podem resultar em um processo de ensino e aprendizagem mais eficiente.Item As tecnologias da informação e comunicação no campo das artes: o audiovisual como mediação pedagógica do conhecimento(2019-07-06) Melo, Maria Aparecida Vieira de; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276Este estudo visa a certificação de que os audiovisuais promovem o conhecimento. Interessa-nos saber: como os nexos pedagógicos estão presentes nos audiovisuais enquanto mediadores da ação pedagógica a favor do conhecimento no processo formativo? Para tanto, temos como objetivo geral: analisar as tecnologias da informação e comunicação no campo das artes enquanto propulsora da cultura visual, por meio do uso de audiovisuais como mediação pedagógica do conhecimento em sala de aula. E mais especificamente, identificar o audiovisual como recurso pedagógico importante para mediação do conhecimento; destacar a presença da arte no processo da criação do audiovisual; utilizar a análise do conteúdo como instrumento metodológico do desenvolvimento da pesquisa e, por fim, descrever as categorias que permeiam os nexos pedagógicos do audiovisual que serão trabalhados em sala de aula através da análise do conteúdo. O referencial teórico/metodológico é permeado pelas reflexões acerca da tecnologia da comunicação e informação Ramos e Bueno (2019); Jordão (2009) e outros mais. O instrumento metodológico da pesquisa qualitativa é a análise do conteúdo (BARDIN, 2004); o audiovisual como recurso pedagógico Santaella (2008); Carlos (2010) e outros autores. Os achados foram as categorias de análise das práticas discursivas dizem respeito ao audiovisual como mediador do conhecimento; procedimento metodológico e didático; mediador da reflexão, curiosidade e recurso tecnológico. Estes foram os achados, após a realização da pesquisa, ao saber dos estudantes que tinham no início de suas aulas o audiovisual como introdução do conteúdo a ser estudado. Deste modo, compreende-se a educação, enquanto complexo social; a imagem visual como artefato cultural/digital que dissemina o conhecimento e a arte no processo criativo digital do audiovisual, de modo geral, tudo isto é presente, existente e perceptível nos audiovisuais, os quais são usados pedagogicamente para mediar a produção do conhecimento no contexto escolar do ensino superior, por exemplo.Item Avaliação experimental de replicação em banco de dados para recuperação de desastres(2020-12-18) Santos Neto, Wilson Medeiros dos; Andrade, Ermeson Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/2466077615273972; http://lattes.cnpq.br/1208163441814364Os sistemas de TI são essenciais para as operações de qualquer negócio moderno. Tais sistemas precisam suportar as operações de suas empresas correspondentes sob quaisquer condições. Estratégias de Recuperação de Desastres (RD) têm sido implementadas para auxiliar as organizações a mitigar falhas inesperadas e reduzir gastos desnecessários. No entanto, no melhor do nosso conhecimento, nenhum trabalho analisa experimentalmente a replicação de dados na camada de banco de dados (BD) com foco em estratégias de RD. Desta forma, este trabalho avalia a replicação em BDs relacionais como uma forma de implementar uma solução de RD. Para isso, nós utilizamos um ambiente de testes real em nuvem pública para executar experimentos extensivos visando a implementação da replicação fornecida pelo MySQL, considerando vários cenários no contexto de RD. Nossos resultados mostram como o tempo de resposta, o Recovery Point Objective (RPO) e o Recovery Time Objective (RTO) variam de acordo com o tamanho dos dados replicados, a configuração da replicação (ex.: assíncrona ou semissíncrona) e a configuração das réplicas. Este trabalho pode auxiliar os coordenadores de RD ou indivíduos a decidir qual configuração de replicação de banco de dados para recuperação de desastres é melhor para seu ambiente de trabalho.Item Avanços da tecnologia da informação sobre a concorrência no setor bancário de 2014 a 2018(2019) Filgueiras, Igor Fellype Loureiro Valença; Silva Filho, Guerino Edécio da; http://lattes.cnpq.br/2977795200183918; http://lattes.cnpq.br/8480123229873786A teoria econômica ensina que a concorrência gera eficiência e tende a estimulara inovação. Mas até que ponto a entrada de novas instituições financeiras embasadas na tecnologia da informação poderia influenciar um setor tão consolidado como o segmento bancário? Este trabalho possui como objetivo observar os avanços da tecnologia da informação sobre a concorrência neste setor. Os dados para elaboração da pesquisa foram retirados da Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Banco Central do Brasil e do Banco Mundial. É uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, cujo dados contemplaram informações dos principais bancos tradicionais e digitais do país. Dentre os principais resultados da pesquisa destacaram-se as tarifas relativamente menores encontradas nos serviços prestados pelos bancos digitais quando comparadas as dos bancos tradicionais e uma possível mudança de dinâmica nas agências bancárias físicas que podem estar se transformando com a absorção de novas tecnologias pelo setor.Item Comparação de VPN e ZTNA: uma análise de segurança e desempenho em ambientes corporativo(2024-09-30) Chagas, Marcelino Francisco Gomes das; Medeiros, Robson Wagner Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/3169193612606500O avanço tecnológico constante e a rápida expansão das infraestruturas em provedores de nuvem pública têm gerado desafios significativos para as empresas, especialmente no que diz respeito à segurança da informação. As tradicionais medidas de segurança, como as Redes Privadas Virtuais (VPNs), que criam um túnel seguro para a transmissão de dados entre o usuário e a rede corporativa, nem sempre são adequadas para proteger os dados em ambientes de nuvem, resultando em uma necessidade crescente de reavaliação das estratégias de proteção. A pandemia do COVID-19 intensificou ainda mais essa demanda, à medida que as organizações se viram forçadas a adotar práticas de trabalho remoto em larga escala. Nesse cenário, a confiança nos dados finais tornou-se uma preocupação crítica, especialmente diante das limitações das soluções tradicionais de VPN. Em resposta a esses desafios, a Arquitetura de Confiança Zero (ZTA) e o Acesso à Rede com Confiança Zero (ZTNA) emergem como abordagens promissoras. ZTNA é uma tecnologia baseada nos princípios da ZTA que redefine o controle de acesso à rede, eliminando a confiança implícita em qualquer usuário ou dispositivo, independentemente de sua localização, e exigindo verificação contínua para cada tentativa de acesso. Essa abordagem oferece uma segurança mais granular a nível de rede e controle de acesso, além de ser adaptável em ambientes on-premise e na nuvem, protegendo os dados em ambientes corporativos distribuídos e em constante evolução. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa das tecnologias de rede VPN e ZTNA, com ênfase na avaliação de segurança e desempenho. Serão examinadas as características de segurança oferecidas por cada tecnologia, incluindo autenticação, controle de acesso e criptografia, bem como o impacto dessas tecnologias no desempenho da rede em termos de latência, largura de banda e tempo de resposta. Através desta análise, busca-se identificar as vantagens e desvantagens de cada abordagem tecnológica, oferecendo insights valiosos para profissionais de TI e organizações na seleção e implementação da solução mais adequada às suas necessidades de segurança e desempenho em ambientes corporativos modernos.Item Contribuições do uso de ferramentas de bioinformática no ensino e aprendizagem de evolução envolvendo a temática pandemias causadas pela bactéria Yersinia pestis(2025-08-06) Sousa, Matheus Geovane Gomes de; Freitas, Nara Suzy Aguiar de; Silva, Alexsandro Alberto da; http://lattes.cnpq.br/2011377431714562; http://lattes.cnpq.br/6891650997818766; http://lattes.cnpq.br/7743011824083084Este trabalho investigou as contribuições do uso de ferramentas de bioinformática de modo lúdico no ensino-aprendizagem da evolução, sob a perspectiva das histórias das pandemias provocadas pela bactéria Yersinia pestis, como modelo evolutivo. Adotou-se uma abordagem quali-quantitativa com metodologia descritiva, aplicando uma sequência de aulas dividida em quatro momentos, que envolveu questionários iniciais e finais. As sequências genéticas e a árvore filogenética gerada nas aulas permitiram aos discentes a visualização de processos históricos das três pandemias de Y. pestis. Inicialmente com visão tipológica, os discentes avançaram para um entendimento atual reconhecendo alterações genéticas ao longo do tempo e correlacionando com as variações do vírus da pandemia de COVID-19. As ferramentas de bioinformática têm papel relevante no ensino de conceitos evolutivos no ensino médio e são facilitadoras da compreensão da diversidade da vida e da história evolutiva das espécies, tornando as aulas mais significativas e facilitadoras do ensino-aprendizagem contribuindo para a alfabetização científica e a capacidade de interpretação crítica baseada em evidências. Essas tecnologias tornam teorias abstratas em representações visuais, facilitando a superação de equívocos sobre mecanismos evolutivos. A integração da bioinformática nas aulas potencializa o ensino de evolução, tornando o ensino mais atual e significativo. No entanto, sua implementação efetiva depende de investimento nas infraestruturas escolares e na formação continuada dos professores. O ensino da evolução, todavia, ainda, necessita enfrentar obstáculos pedagógicos e emocionais.Item Desenvolvimento de no-code no FlowUp: construção de campos personalizáveis(2024-10-04) Santos, João Victor Vieira Silva dos; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504; http://lattes.cnpq.br/5366897410770757O presente trabalho tem como foco a implementação de funcionalidades No-Code no sistema ERP FlowUp com o objetivo de oferecer maior flexibilidade e personalização para os usuários. Utilizando a metodologia Design Thinking, foram desenvolvidos campos personalizados que permitem uma melhor adaptação do sistema às necessidades específicas de cada empresa. As entrevistas realizadas com stakeholders confirmaram a utilidade da funcionalidade, sugerindo melhorias para sua expansão. O estudo conclui que a introdução de No-Code no FlowUp é uma solução eficiente para personalização, oferecendo novas possibilidades de evolução e integração de dados.Item Desenvolvimento de uma plataforma de compartilhamento e análise de Dados com ênfase em LGPD(2023-04-27) Monteiro, Heitor Augusto Gomes; Medeiros, Victor Wanderley Costa de; http://lattes.cnpq.br/7159595141911505O desenvolvimento tecnológico destacou a importância dos dados como um ativo estratégico na administração pública e a necessidade de os governos desenvolverem estruturas de governança de dados e mecanismos de entrega relacionados à infraestrutura e padrões de dados. Compartilhar informações é útil para o planejamento estratégico. Melhorar a previsão e a resposta às necessidades do usuário e fornecer melhores serviços e políticas públicas. No entanto, no setor público, muitas vezes você pode encontrar muitas informações contidas em vários bancos de dados. Requer desenvolvimento empresarial e soluções de troca de dados acessíveis. O uso adequado da tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode reduzir ineficiências nos processos governamentais, permitir o compartilhamento de arquivos e dados entre órgãos governamentais, eliminar erros e reduzir o tempo necessário para as transações. No entanto, o compartilhamento de dados entre órgãos governamentais muitas vezes não é padronizado, resultando em dificuldades na adoção de diferentes processos, falta de conhecimento holístico dos dados corporativos, indicadores de consumo insuficientes e falta de mecanismos de feedback do usuário. Neste trabalho, será apresentada minha atuação como desenvolvedor da Fábrica de Negócio para a resolução de um problema de compartilhamento de dados no setor público, mais especificamente, na construção de um portal que opera como um orquestrador dos serviços presentes na solução, que hoje é utilizada por órgãos do estado no seu ambiente de produção.Item Eficiência da tecnologia da informação: uma análise da Gestão pública de Vitória do Santo Antão - PE(2022-11-07) Silva, William Barbosa do Monte; Costa, Yascara Pryscilla Dantas; http://lattes.cnpq.br/0874107322711076; http://lattes.cnpq.br/0227629543416199Ao longo dos anos, a tecnologia vem possuindo uma grande relevância para o desenvolvimento da qualidade de vida dos seres humanos. E paralelamente a isso, surgem os sistemas de informação, que manipulam ou geram dados organizados visando auxiliar o ser humano, as organizações e a sociedade na totalidade. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar a utilização da tecnologia para melhorar a eficácia da gestão do município de Vitória do Santo Antão- Pernambuco. Os procedimentos metodológicos adotados foram de caráter descritiva, quantitativa, o instrumento de intervenção desenvolvido foi utilizado na forma de um questionário para as pessoas que frequentam a prefeitura de Vitória de Santão Antão através do Google Formulário. Os dados obtidos indicaram que a tecnologia que as tecnologias de informações possuem um grande potencial para desenvolver qualquer área da cidade em que elas estejam inseridas, eles nas áreas de saúde, educação e atendimento na prefeitura, a tecnologia da informação mostra meios que visam facilitar a vida do próximo, isso se dá de devesas maneiras, sejam com sites, aplicativos para auxiliar no atendimento ao público, personalização deste atendimento, interligação de informações em diferentes setores, até um processo de digitalização de documentos antigos. Porém, se faz necessário o aprofundamento desse estudo.Item Explorando o potencial da Tecnologia da Informação e Comunicação na empregabilidade do Programa Socioaprendizagem(2024-11-27) Araújo, Victória Paula Avelino Pereira; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/1264971944537774No contexto atual, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico e social. Com a crescente digitalização e as mudanças no mercado de trabalho, novas habilidades são exigidas dos profissionais, tornando a formação dos jovens aprendizes essencial para promover a empregabilidade e a inclusão social, qque há 45 anos oferece qualificação profissional para jovens de 14 a 24 anos e para pessoas com deficiência de qualquer idade, garantindo seus direitos conforme a Lei de Aprendizagem (Lei Federal Nº 10.097/2000). O objetivo desta pesquisa foi o de explorar como a TICs podem melhorar a empregabilidade dos jovens aprendizes do Programa de Ensino Aprendizagem(ESPRO), desenvolvendo competências técnicas e comportamentais e facilitando a inserção no mercado de trabalho. Os principais resultados mostram que a aquisição de competências digitais amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e fortalece as habilidades necessárias para a adaptação aos avanços tecnológicos. Foi evidenciada, também, a importância da mediação dos instrutores no processo de aprendizagem, especialmente ao orientar o uso responsável e consciente a TIC.Item Governo eletrônico e acessibilidade digital : reflexões iniciais sob a ótica de pessoas com deficiências auditiva e visual(2024-12-02) Silva, Cleiton Luiz Cabral da; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934O direito de acesso aos serviços públicos ofertados de forma digital deve contemplar a todos, inclusive aqueles com algum tipo de deficiência. Este estudo analisou a acessibilidade digital nos serviços governamentais online do município de Nazaré da Mata – PE, com foco nas barreiras enfrentadas por pessoas com deficiências auditivas e visuais. A pesquisa teve abordagem exploratória e descritiva, com coleta de dados documental e entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistadas duas pessoas, uma com deficiência auditiva e outra com deficiência visual, e os dados foram analisados com base no e-MAG, na Lei Brasileira de Inclusão e nas diretrizes do W3C. Os resultados revelaram que o portal eletrônico do município não está em conformidade com as diretrizes de acessibilidade, limitando o acesso autônomo dessas pessoas a informações e serviços online. Concluiu-se que é necessário implementar melhorias, como a janela com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a legenda em vídeos e a compatibilidade com leitores de tela, para garantir inclusão digital e plena cidadania das pessoas com deficiência. São também propostos estudos futuros.Item Info saúde: uma aplicação mobile para auxiliar usuários da saúde pública no Brasil(2019) Silva, Dhonatan Diego Marinho da; D’Emery, Richarlyson Alves; http://lattes.cnpq.br/3553920177544450; http://lattes.cnpq.br/2377670834761465Com o passar dos anos, o mundo no qual vivemos passou por diversas mudanças, entre elas está o setor da saúde e o de tecnologia. Essas mudanças despertaram a necessidade de informação rápida, precisa e disponível em qualquer hora e lugar, proporcionando o crescimento de forma significativa da utilização de aplicações mobile em smartphones. Em contrapartida, a saúde pública no Brasil ainda enfrenta diversos problemas, entre eles: a superlotação de hospitais, a burocracia na marcação de consulta, falta de medicamentos e médicos, escassez de informações precisas sobre a localização de estabelecimentos e informações sobre médicos. Informações essas fundamentais na velocidade e precisão de decisão do paciente. A partir desse contexto, este projeto teve como objetivo desenvolver um aplicativo para disponibilizar dados sobre estabelecimentos e médicos que trabalham a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). O software usa dados do DATASUS, órgão da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e que tem a responsabilidade de coletar, processar e disseminar informações sobre saúde. Como estudo de caso, foram utilizados os dados de Pernambuco. A aplicação usa o banco de dados Google Firebase e os recursos Authentication e Realtime Database. Esses recursos garantem um melhor controle sobre usuários e visualização e alteração em tempo real dos dados cadastrados, respectivamente. Os estabelecimentos são geo-representados através da API Google Maps. A aplicação permite que um cidadão visualize os dados, cadastre um perfil e informe dependentes; um administrador é responsável pela manutenção dos dados no aplicativo.Item Mineração de dados aplicada a análise de desempenho de alunos no 5º ano do ensino fundamental(2019) Silva, Rodrigo Jacinto da; Silva, Paulo Mello da; http://lattes.cnpq.br/8976586263200932; http://lattes.cnpq.br/0387528027653635Diferenças no desempenho educacional dos alunos podem ser visto através de provas feitas pelas escolas e avaliações dos sistemas educacionais do governo, podendo este desempenho está ligado diretamente com socioeconômico do estudante e estruturas das escolas bem como seus docentes.Uma das avaliações feitas pelo INEP (Instituto nacional de estudos de pesquisas) para avaliara performance dos discentes do ensino fundamental, o qual este trabalho se dedica, foi criado SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Através dos dados fornecidos pelo SAEB,é possível ser feita uma análise mais detalhada sobre o desempenho dos alunos. O objetivo desse trabalho é utilizar técnicas computacionais para analisar os dados do SAEB referente aos alunos do 5◦ano do ensino fundamental das escolas públicas de estado de Pernambuco.Assim para que esse trabalho fosse realizado, foi utilizada a metodologia CRISP-DM (CrossIndustry Standard Process for Data Mining) fazendo uso de todas as suas etapas para melhor entendimento e organização dos dados. O trabalho fez o uso do software Weka, que por sua vez ajudou na aplicação de técnicas e algoritmos para a análise da base de dados. A pesquisa pode trazer o desenvolvimento de um modelo de desempenho para auxiliar os gestores educacionais e professores na tomada de decisãoItem Modelo e algoritmos para seleção de sensores como serviço(2019) Verçosa, Nichene Joslin; Gonçalves, Glauco Estácio; Medeiros, Victor Wanderley Costa de; http://lattes.cnpq.br/7159595141911505; http://lattes.cnpq.br/6157118581200722; http://lattes.cnpq.br/3645909376039196A Internet das coisas (IoT) desempenha um papel fundamental no futuro da Internet,pois integrará bilhões de dispositivos inteligentes que apresentarão capacidades de de-tecção, atuação e processamento de dados. Assim, cada dispositivo integrado podeter um ou mais sensores incorporados que potencialmente gerarão enormes quantida-des de dados. Este cenário levanta o desafio de eficientemente procurar e selecionaros sensores mais adequados dentro de um conjunto que possa apresentar funciona-lidades e recursos similares. Neste contexto, este trabalho apresenta um modelo ma-temático para seleção de sensores capaz de maximizar o atendimento aos requisitosde entrada do usuário, como precisão, robustez e disponibilidade para diferentes tiposde sensores (como temperatura, pressão, umidade, velocidade do vento) em um orça-mento limitado. Este modelo foi testado através de dois algoritmos, sendo o primeiroum algoritmo de otimização com solução exata e o segundo uma heurística gulosa.Estas soluções foram avaliadas e comparadas em termos de três critérios: o tempode otimização, a quantidade de orçamento a ser utilizada e limites do objetivo ótimo.As melhores soluções foram encontradas pelo algoritmo de otimização no entanto, aheusrística gulosa obteve resultados próximos com tempo de solução, 10x mais rápidoque o algoritmo de otimização, em alguns casos.Item Navegando na era digital governamental: a percepção dos servidores de Afrânio - PE(2024-12-07) Gomes Neto, Adão de Sousa; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934A percepção dos usuários sobre a qualidade e a eficácia dos serviços públicos digitais é crucial para o sucesso das iniciativas de modernização governamental, pois influencia diretamente a adoção dessas tecnologias e a satisfação dos cidadãos. Esta investigação visou analisar a percepção de qualidade e eficácia dos serviços públicos digitais do município de Afrânio-PE sob a perspectiva de seus servidores. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados aos servidores, investigando sua familiaridade com as tecnologias de informação e comunicação (TIC), a frequência de uso dos serviços digitais, a usabilidade, confiabilidade e os principais desafios enfrentados. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório e quantitativo, com análise das respostas de um questionário estruturado. Os resultados demonstraram que, apesar de uma percepção geral positiva sobre a eficácia e confiabilidade dos serviços, a falta de conhecimento técnico e interfaces confusas representam barreiras significativas. Conclui-se que, embora a adoção das TIC tenha sido benéfica, melhorias contínuas são necessárias para aumentar a satisfação e eficiência.
