Navegando por Assunto "Tecnologias digitais"
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Item A formação docente para o ensino remoto emergencial em uma Instituição Pública de Ensino Superior: o uso do podcast como ferramenta ativa de aprendizagem(2022-09-30) Correia, Rhaelly Eduarda de Lima; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772; http://lattes.cnpq.br/7279598328405302O ensino remoto emergencial é um desafio eminente aos docentes de Instituições Públicas de Ensino Superior por requerer habilidades digitais que nem sempre fizeram parte do processo formativo do mesmo. Práticas formativas foram integradas na fase de transição das IES públicas a fim de mobilizar em seu corpo docente o despertar para o desenvolvimento dessas competências e habilidades essenciais ao processo de ensinagem remoto. Assim, esse trabalho retrata através de um estudo de caso, o processo formativo de professores numa IES públicas através do uso da ferramenta podcast. Através da percepção dos professores às vivências ofertadas no curso, o artigo responderá a quatro questões sobre esse momento: quem somos? Como vivemos? O que significou? O que faremos? A maioria dos cursistas foram mulheres, de idade entre 36-45 anos, com média habilidade com uso de recursos digitais. Através de vivências ofertadas pelo curso de podcast, puderam refletir sobre práticas ativas com uso de podcast na perspectiva ativa da aprendizagem. Os sentimentos mais comuns experimentados ao longo do curso foram a curiosidade, o despertar pela autonomia (vontade de fazer) e a alegria. As práticas vivenciadas demonstraram o quanto o caráter afetivo tem que está mais que presente no ensino remoto emergencial a fim de assegurar a permanência desse aluno no ensino remoto, bem como uma aprendizagem significativa. Trabalhos futuros devem investir no relato de experiência tanto de alunos quanto docentes às práticas ofertadas no semestre do ensino remoto emergencial.Item A importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) acessíveis às pessoas com deficiência visual no Ensino Superior: um estudo realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco(2021-12-06) Rocha, Maria Camila dos Santos; Peres, Flávia Mendes de Andrade e; http://lattes.cnpq.br/2493398194909644; http://lattes.cnpq.br/8184825918439509A presente pesquisa tem por objetivo, compreender as vozes sociais presentes nos discursos de discentes com deficiência visual e dos professores da Universidade que já ensinaram à alunos com alguma deficiência acerca do debate sobre a inclusão e suas relações com as Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDIC) para as pessoas com deficiência visual na Universidade Federal Rural de Pernambuco, considerando-se as transformações contextuais decorrentes da pandemia da COVID-19. Para isso, houve dois momentos, realizados entre agosto de 2021 e setembro de 2021. No primeiro momento, foi aplicado um questionário; posteriormente, foi realizada uma entrevista semiestruturada com os sujeitos que compuseram o universo da pesquisa: 04 discentes e 05 docentes. Para as análises, foi construído um método de categorização das respostas, com base no dialogismo de Bakthin. Isso possibilitou compreender o jogo de vozes entre enunciados de estudantes com deficiência visual que vivenciam o contexto universitário, e professores que também vivenciam essa realidade na pandemia, que produziu novos significados sobre as tecnologias e ambientes virtuais de aprendizagem. Os resultados apontaram que existe integração das pessoas com deficiência visual na instituição, mas não inclusão, como a lei assegura aos estudantes. Nos discursos dos sujeitos, é possível encontrar produções de sentidos sobre a falta de capacitação de professores, a dificuldade na propagação de informações na universidade, bem como limites de uma sociedade que não se preocupa tanto com a inclusão. Contudo, destacou-se nos discursos a inquietação dos professores diante das questões que foram levantadas, evidenciando que estes têm reproduzido em seus discursos e ações o desejo e o esforço de inclusão.Item Arte-design aplicada à produção digital: a criação de uma campanha visual para valorização da identidade nordestina(2023-06-22) Brito, Anderson da Silva; Laurentino, Auta Luciana; http://lattes.cnpq.br/3805752873099282; http://lattes.cnpq.br/3021512671623241O presente trabalho propõe um diálogo entre arte e design, consolidando assim a arte-design. Sua abordagem se dá no campo digital, considerando os aspectos de produção e reconhecimento identitário, aqui trazidos a partir das culturas midiáticas. Para seu desenvolvimento, utiliza-se da metodologia em design thinking, buscando formatar o projeto experimental artístico a partir de etapas. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa de campo para compreender o olhar do público sobre o reconhecimento cultural de suas regiões e possibilidades de comunicação artística. Feito isto, produzimos a campanha artística considerando a região nordeste e seus atributos afetivos e racionais. Os resultados expressos trazem uma visão de novas possibilidades de comunicação acerca da temática de regionalismo, apropriando-se dos aspectos de arte-design para o desenvolvimento de produções digitais que possam dialogar com o público e cumprir o seu papel social diante daqueles que o consomem.Item Competências profissionais para indústria 4.0: um estudo em empresas do contexto pernambucano(2021-12-09) Moura, Douglas de Souza; Ribeiro, Ana Regina Bezerra; Corrêa, Maria Iraê; http://lattes.cnpq.br/9339401156849765; http://lattes.cnpq.br/0720265207735064A quarta revolução industrial traz consigo uma série de inovações tecnológicas que estão modificando diretamente as formas de produzir, proporcionando inúmeros impactos no ambiente industrial. A indústria 4.0 está promovendo desafios tanto para as organizações que buscam profissionais capacitados para lidar com as novas tecnologias, quanto para os profissionais que precisam se qualificar para atender a demanda do mercado de trabalho. O estudo visa identificar quais as competências profissionais necessárias para atuar na indústria 4.0 no Estado de Pernambuco. Trata- se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva. Foi constatado que na visão das empresas destaques de Pernambuco que estão inseridas na indústria 4.0, pode-se esperar uma indústria muito mais criativa e inovadora. Habilidades relacionadas à inovação, criatividade, flexibilidade e adaptabilidade, são qualificações de extrema necessidade, e, diante de um ambiente que demanda inúmeras capacitações, essas competências conseguem se sobressair, evidenciando o seu valor para a indústria 4.0. Concluiu-se que dentre as mudanças que foram apresentadas, a agilidade nos processos organizacionais são destaque, e profissionais com a junção de competências funcionais, comportamentais e sociais, estarão aptos para auxiliar as empresas nesse processo evolutivo.Item Desenho e tecnologia: uma abordagem experimental(2019-07-27) Silva, Carlos Eduardo Galon da; Agra, Uirá Rupert Moreira Cruz e Costa; http://lattes.cnpq.br/1007832192720400; http://lattes.cnpq.br/6151872786827219Esta pesquisa qualitativa tem como finalidade refletir sobre o processo artístico a partir de um cruzamento entre desenho e tecnologia digital. Uma abordagem experimental em atelier foi elaborada, propondo maquinar o pensamento ao incorporar o uso do computador no momento da criação, da intenção antes do gesto. Para tanto, outros cinco artistas compartilharam suas ações no desenho contemporâneo e, dessa coleta, videoclipes de curta duração foram editados. A partir dessa lista de vídeos reproduzidos no modo aleatório, os circuitos da máquina determinaram o ritmo e a sequência de comandos para o artista executar no suporte. Buscando a reflexão e entendimento das questões abordadas, os conceitos teóricos de Luigi Pareyson, Arlindo Machado, Fayga Ostrower e Edmond Couchot apoiaram a análise deste método empírico. Examinando os procedimentos nessa produção, a exploração foi importante para rever as próprias estratégias de trabalho e impulsionar novos caminhos de produção artística.Item Educação infantil e autismo: estratégias de professores e responsáveis no ensino remoto(2021) Silva, José Felipe Bezerra da; Araújo, Railla Loislane Alves de; Souza, Gleidson de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0977263665311574As estratégias de ensino para crianças com Transtorno Espectro Autista são consideradas importantes na inclusão das mesmas na educação, seja no espaço escolar ou por meio de ferramentas digitais. Dessa forma, professores e responsáveis, precisam pensar em estratégias que favoreçam o processo de ensino aprendizagem desse público. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar as estratégias de ensino dos professores voltadas aos alunos com autismo da educação infantil. Para tanto, a pesquisa se deu por meio de uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, onde foram determinados os descritores de pesquisa, para busca em cinco periódicos de classificação A1 e A2 da Qualis, recorrendo-se ao método de Análise de Conteúdo - AC para classificação e discussão dos resultados. Dentre os resultados, observamos a ausência na formação dos professores para atuar com o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como, em estratégias associadas às ferramentas digitais. Ainda foi possível identificar que os estudos sobre estratégias de ensino das crianças com TEA ainda são muito escassos.Item Ensino de produção textual no 2º ano do ensino fundamental em tempos de educação mediada por tecnologias digitais: interface com estratégias metodológicas(2021-08-23) Silva, Sueli Saraiva Bezerra da; Ferreira Júnior, José Temístocles; http://lattes.cnpq.br/6415276115481076As práticas de leitura e produção textual escrita são correlacionadas e representam atividades ligadas ao cotidiano dos sujeitos. Em muitas escolas, o ensino da leitura e escrita não é feito de forma contextualizada, o que pode trazer consequências para a aprendizagem, pois deve ser um processo que contribua para a formação de pessoas conscientes, criativas e críticas de seus direitos e deveres, que possam compreender e agir na sociedade em que vive. O presente trabalho tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas em tempos pandêmicos do uso das tecnologias no ensino de produção textual no 2º ano do ensino fundamental. Nesta perspectiva, a metodologia adotada é pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa, recorrendo também a procedimentos de pesquisa de campo, sobretudo na aplicação de questionário de perguntas respondidas por meio de videoconferência pela docente da turma do 2º ano da Escola Municipal Sebastião Eleonor, localizada na zona rural da cidade Vertente do Lério-PE, além de observação da aula on-line da turma. Os resultados obtidos mostraram a complexidade desses hábitos de trabalhar remotamente em tempos pandêmicos, que a situação perante as dificuldades encontradas durante o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita são diversas, e só serão superadas a partir da participação da escola, professores e dos pais.Item Ensino híbrido e as experiências pedagógicas com tecnologias digitais(2022-01-19) Silva, Elaine Priscila da; Calado, Ednara Félix Nunes; http://lattes.cnpq.br/2307543001407309; http://lattes.cnpq.br/5351455921782614Este artigo é resultado de uma pesquisa que consiste em uma revisão sistemática, com base nos estudos sobre o ensino híbrido e o uso das tecnologias digitais. O estudo objetiva compreender experiências pedagógicas com tecnologias digitais na educação a partir do modelo de ensino híbrido proposto como alternativa para o período após findar a pandemia e suas implicações conceituais. A metodologia trata-se de uma revisão integrativa de carácter qualitativo, na qual observamos na literatura os conhecimentos acerca da temática dos últimos dois anos (2020 e 2021), a partir da base de dados SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os achados principais apontam que toda essa crise despertou certas mudanças que possibilitaram novas propostas para a rotina com os estudantes, onde o ambiente escolar passou a ter a colaboração da família. A tecnologia possibilitou que fossem oferecidos conteúdos de uma forma mais participativa, usando de criatividade, estratégias e ferramentas que colaboraram para que a convivência fosse mais harmônica.Item Entre páginas e telas : relato de práticas de ensino-aprendizagem do gênero romance em conexão com as tecnologias digitais nos anos finais do ensino fundamental(2023-11-29) Silva, Wellington Cesar Ribeiro da; Barbuio, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2468107735357950; http://lattes.cnpq.br/6286753144665795O processo de formação de leitores, na atualidade, é permeado de desafios que encontram suas raízes na maneira a qual a Literatura é ensinada nas escolas e no como esse ensino reflete no desinteresse dos discentes pelo texto literário. Sendo necessário, então, o uso de estratégias didáticas que resgatem esses educandos para o processo leitor. O presente escrito configura-se como relato de experiência docente, em consonância com as práticas do Estágio Supervisionado Obrigatório em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE - UAEADTec. O foco aqui dá-se em uma pesquisa com movimentos cíclicos de reflexões, avaliação diagnóstica, pesquisas e ações acerca de como as tecnologias digitais se fazem presente nas escolas e a maneira como elas podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Por meio do advento das tecnologias, como smartphones e computadores, as instituições educacionais se vêem na possibilidade de adaptação das suas metodologias de ensino ao mundo virtual, visando encontrar e trazer para sala de aula ferramentas mediadoras que aperfeiçoam o trabalho docente com os alunos, estabelecendo assim uma relação dialógica e harmônica entre conhecimento e tecnologia. Dessa forma, os gêneros textuais, tal qual o romance, podem ser trabalhados nessa perspectiva. Quanto ao aporte teórico, recorremos a BARDIN (1997); BAKHTIN (2002); COSSON (2021); SANTOS (2017); FERREIRA (2021); CHAGAS (2010); OLIVEIRA e MOURA (2012); CANDIDO (1989); dentre outros. Este relato traz luz a um projeto em uma turma de 9° Ano do Ensino Fundamental com metodologia qualitativa, que utilizou das ferramentas digitais como objeto facilitador no processo de letramento e ensino-aprendizagem, aportando os aparelhos celulares, as redes sociais e a gamificação como forma de apresentar os conceitos do gênero e trabalhar a leitura da obra "A Escrava Isaura" de Bernardo Guimarães. Objetivando, a priori, a fomentação do letramento literário dos educandos e uma análise sobre o como o mundo digital pode influenciar positivamente no ensino e no aprendizado do gênero textual supracitado. Os procedimentos metodológicos também emergiram a partir de um Plano de Ação Pedagógica (PAPE), com base no modelo de sequência didática de COSSON (2012) e aplicação de formulários em sala, tendo vista levantar dados dos discentes e professores acerca do impacto desse uso no processo educativo.Item Equiparação de atividade de monitoria acadêmica da disciplina: Introdução à Engenharia de Pesca(2023-05-03) Oliveira, Jacicleide Maria de; Costa, Gelcirene de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/5708354454106543; http://lattes.cnpq.br/0648216732717534O programa de monitoramento da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) tem como objetivo incentivar os alunos que demonstram interesse e aptidão para uma carreira acadêmica, cooperando com o corpo docente nas atividades de ensino. O programa de monitoramento tem duas categorias: bolsa e voluntariado, com carga horária semanal de 12 horas. O objetivo deste relatório é apresentar as principais atividades realizadas na disciplina de 09100 - Introdução à Engenharia de Pesca no período de 2020-2022. O componente de Introdução à Engenharia de Pesca faz parte do núcleo de conhecimentos básicos e seu conteúdo programático abrange a abordagem do contexto histórico, mercado de trabalho, áreas de atuação, regulamentação do profissional, princípios de formação ética e conhecimento dos ecossistemas aquáticos e seus recursos pesqueiros. A monitoria iniciou em agosto de 2020 a agosto de 2022 e em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19. A monitoria no período de agosto de 2020 a outubro de 2021 foi realizada de forma voluntária, com a oferta da bolsa de monitoria a partir de novembro de 2021 até agosto de 2022. Foram realizados nesse período seis períodos letivos, em que dois foram períodos letivos excepcionais (PLE) e quatro períodos letivos regulares. Além disso, componente foi ministrado em diferentes modalidades de ensino: remoto (PLE 2020.3; PLE 2020.4; 2020.1; 2020.2), híbrido (2021.1) e presencial (2021.2). Nos períodos letivos de forma remota e híbrida, as atividades de monitoria consistiram no acompanhamento de aulas, atendimento aos alunos, gravação de tutoriais, elaboração de videoaulas, organização do ciclo de palestras, utilizando as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) tais como Google Meet, Google Classroom, Canva, YouTube, OCam e WhatsApp. A partir de março de 2022, a monitoria foi conduzida para período híbrido e presencial, algumas TDIC se mantiveram como Google Classroom e Whatsapp, e atividades consistiram na elaboração de aula expositiva, acompanhamento e atendimento aos discentes. A experiência de monitoramento proporcionou a oportunidade de observar diferentes modalidades de ensino para os cursos de graduação da UFRPE, que tiveram que se adaptar ao ensino remoto e híbrido devido à pandemia. Apesar dos desafios do ensino remoto, o conteúdo do curso foi entregue de acordo com seu currículo. O programa teve como objetivo motivar os alunos e promover a excelência do ensino.Item Letramento na EJA do ensino médio: o gênero notícia em meios digitais como estratégia metodológica(2020-09-11) Cavalcante, Fernando Augusto de Araujo; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5694169644237772A Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio revela desafios quanto aos processos de ensino e aprendizagem em relação às práticas de leitura e escrita, sobretudo, no contexto da cultura digital. Os educadores precisam motivar os discentes da EJA - Ensino Médio, visando à ampliação de práticas de letramentos em sintonia com as demandas da sociedade tecnológica. Na atual era das fake news, trabalhar com o gênero notícia pode se transformar em uma estratégia didática importante para a formação de leitores críticos, especialmente, se considerando o contexto da EJA. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo é propor o gênero textual notícia, veiculado em meios digitais, como estratégia para motivar as práticas de letramentos dos discentes da EJA no Ensino Médio. Como aporte teórico, priorizamos abordagens que discutem as orientações curriculares para EJA e as noções de letramento. Em termos metodológicos, a pesquisa se deu em uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória e tendo como procedimento a pesquisa bibliográfica. Os instrumentos utilizados para a coleta dos conteúdos foram a leitura de obras científicas, livros, legislações pertinentes e relatório, sejam nas formas física ou digital, assim como a observação e a comparação de pesquisas sobre o conteúdo abordado. Com base nas reflexões realizadas, sugerimos uma sequência didática para a EJA do Ensino Médio, com foco na articulação entre a temática da Pandemia de Covid-19 e o gênero notícia como recursos importantes para oportunizar práticas de letramentos significativas e em sintonia com as demandas da cultura digital.Item Museus virtuais: espaços de conhecimento em aulas de Arte(2021-08-12) Melo, Alexandre Magno Aquino; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020; http://lattes.cnpq.br/1652172179814505Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais as contribuições dos museus virtuais para as aulas de artes visuais e, a partir deste, surgiu a necessidade de inserirmos dois objetivos específicos: visitar museus virtuais, observando suas coleções e propostas de mediação e explorarmos as especificidades desses espaços, e demonstrar como os museus virtuais são utilizados por professores, em aulas de arte, por meio da aplicação de questionário. O referencial teórico contemplou discussões acerca da definição de museu virtual, do uso na internet como ferramenta e de tecnologias na sala de aula e sobre o funcionamento do Google Arts e Culture, além de informações sobre os museus virtuais do Louvre, MASP e Pinacoteca de São Paulo. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na revisão de literatura com destaque para: Arrais (2013), Bahia (2015), Dias e Rigoni (2017), Henriques (2018) e Bogea, Bogea, Costa e Rocha (2020) e de um questionário respondido por nove professores de arte do ensino fundamental, médio e superior, de instituições públicas e particulares. Os dados obtidos indicaram que as visitas virtuais contribuem com os bons resultados nas aulas de arte, despertando o interesse dos alunos. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que os Museus virtuais são uma ferramenta que complementa ou auxilia a aula de arte mesmo que o acesso ainda seja uma barreira, mas que passa por processo evolutivo.Item O ensino de urgência: uma análise comparada dos impactos sociais da SARSCOV-2 e de acessibilidade às tecnologias digitais nas localidades Cacimbinha e Bonita de Fora, município São João do Tigre-PB(2024) Costa, Elenice Farias da; Silva, Ayalla Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2807298214600577; http://lattes.cnpq.br/2522073063050238A pandemia de SARCOV-2 causou impactos significativos sobre todas as camadas populacionais, com especial atenção aos impactos desta sobre o ambiente escolar. Sendo assim, sob a perspectiva da história do tempo presente, este trabalho investiga as implicações da rápida adoção das tecnologias digitais em duas escolas voltadas à educação básica localizadas em Cacimbinha e Bonita de Fora, no município paraibano São João do Tigre, como parte dos impactos impostos pela pandemia de SARSCOV-2 (2020-2022). O estudo está estruturado em dois capítulos e busca explorar a demanda tecnológica na educação básica, destacando o papel desempenhado pela gestão das escolas Pedro Bezerra Filho, distrito de Cacimbinha; Semeão Monteiro da Costa, sítio Bonita de Fora, zona rural do município supracitado. Busca discutir o uso das TDs no ambiente educacional de uma zona interiorana da Paraíba e as dificuldades e desafios enfrentados por gestores, docentes e discentes. Assim como investiga os impactos sociais e educacionais nas referidas escolas, considerando a percepção dos alunos sobre suas experiências e os desafios enfrentados em seus processos formativos no contexto pandêmico. Metodologicamente, o trabalho foi norteado pela abordagem qualitativa de dados quantitativos, estes, levantados por meio da realização de um questionário aplicado aos alunos de ambas as escolas abordadas neste estudo. Utilizou-se também a técnica da entrevista, sob a perspectiva metodológica da História Oral. Os resultados obtidos evidenciam similaridades nos desafios enfrentados por gestores, professores e alunos dos espaços educacionais sobre o período pesquisado. Tais resultados orientam no sentido de tentar contribuir às reflexões sobre acessibilidade digital no ambiente escolar da educação básica, com foco especial sobre o público escolar majoritariamente oriundo do contexto rural das localidades de Cacimbinha e Bonita de Fora, no semiárido da Paraíba.Item O estágio supervisionado na formação inicial do docente em letras: diálogos com práticas de letramentos digitais(2021-08-21) Silva, Dênys Vytor de Queiroz; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6115721169434026A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças significativas no que diz respeito à Educação no Brasil, de modo que discentes e docentes tiveram que se adaptar a uma nova realidade. Nesse contexto, licenciandos de Letras, modalidade a distância, da UFRPE/UAEADTec, dos polos Carpina-PE e Surubim-PE, participaram do componente de Estágio Curricular Supervisionado III, no primeiro semestre de 2020, com as atividades práticas realizadas de modo remoto, em função da suspensão de aulas presenciais na UFRPE e nas escolas de educação básica. O objetivo principal desta pesquisa é investigar práticas de letramentos digitais de licenciandos do curso de Licenciatura em Letras, modalidade a distância, da UFRPE/UAEADTec, considerando a dinâmica do Estágio Supervisionado Obrigatório na formação inicial docente. Quanto ao aporte teórico, priorizamos os enfoques de Barreiro e Gebran (2006), Passerini (2007), Andrade (2005) e Bourdoncle; Tardif e Gauthier (1999). Em relação à metodologia, trata-se de pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, tendo em vista o questionário como instrumento de coleta de dados aplicado a licenciandos de Letras da UFRPE/UAEADTec. O presente estudo aborda a representatividade do componente de Estágio Curricular Supervisionado III – NEAD 9095, sob a visão dos discentes que se adaptaram, produziram, participaram e avaliaram as suas participações no processo de construção da disciplina ofertada na Licenciatura em Letras da UFRPE/UAEADTec.Item O uso da rotação por estações com o modelo aprendizagem tecnológica ativa no ensino de química sobre os macronutrientes e vitaminas(2024-10-04) Silva, Thaises Bezerra de Farias; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/8202571979054674O ensino tradicional não mais comporta a dinâmica que o constitui, onde o professor é unicamente detentor do conteúdo e o aluno receptor, principalmente devido a essa metodologia ser enfadonha e cansativa. Uma metodologia que surge para ser o oposto desse ensino tradicional, que vemos hoje nas escolas, é a metodologia ativa, onde o foco principal é o estudante ser ativo na sua aprendizagem e responsável sobre isto, sendo o papel do professor nessa metodologia ressignificado, ao posto de facilitador ou mediador da aprendizagem do estudante. Este trabalho teve como objetivo avaliar as potencialidades do modelo híbrido de rotação por estações, aliado aos cinco pilares da Aprendizagem Tecnológica Ativa (ATA), em uma estratégia didática para o ensino de química orgânica, com foco nos macronutrientes e vitaminas presentes nos alimentos. As atividades foram organizadas em quatro estações independentes (vídeo e colagem, experimentos, pesquisa e leitura de texto, e construção de um mapa mental), e a ordem de execução não influenciava a aprendizagem. Todas as estações foram planejadas com base nos pilares da ATA e incluíram atividades a serem entregues pelos estudantes, que foram divididos em grupos de três a quatro estudantes, gerando resultados analisados posteriormente de forma qualitativa. Ao final do processo, um questionário foi aplicado aos participantes para coletar dados sobre suas percepções em relação à estratégia envolvendo o modelo de rotação por estações e a ATA, e essa coleta foi analisada qualitativamente, mas obtendo também dados quantitativamente. Os resultados obtidos mostraram que os estudantes participaram ativamente das atividades propostas nas estações, demonstrando empenho em realizá-las dentro do tempo estabelecido. Observou-se maior dedicação dos estudantes nas estações de colagem, construção de mapas mentais e experimentos, nas quais a maioria dos grupos conseguiu concluir as atividades. No entanto, na estação de pesquisa, as dificuldades relacionadas ao tempo limitaram o aprofundamento do conteúdo por alguns grupos e a conclusão da atividade. As respostas apresentadas pelos estudantes estiveram, em geral, alinhadas à literatura, evidenciando que o conteúdo foi vivenciado e pode ter sido assimilado pelos grupos. Os grupos separaram os alimentos de forma correta e realizaram os experimentos com observações pertinentes. Nos mapas mentais, as ideias consideradas mais relevantes foram organizadas, embora nem todos os critérios tenham sido atendidos. Na pesquisa, dificuldades em completar os quadros limitaram o aprofundamento do tema. Os resultados do questionário de validação indicaram que a estratégia de rotação por estações, embora precise de ajustes no tempo de sua execução, foi considerada relevante pelos estudantes no que diz respeito à aprendizagem dos conteúdos abordados na química orgânica. Essa abordagem estimulou o interesse dos estudantes para com o conteúdo através das atividades e do papel de protagonista em que os estudantes foram colocados, onde eles tinham que agir, refletir, sintetizar e relacionar os conteúdos com a vivência do dia a dia, promovendo uma experiência de aprendizado mais dinâmica e significativa para eles. Para pesquisas futuras, sugere-se utilização de outras atividades, como simulações virtuais e jogos educativos, aplicáveis a outros conteúdos de química.Item O uso das tecnologias digitais em tempos de pandemia: um estudo de caso em creche municipal da cidade do Recife - PE(2021-12-06) Silva, Cryslane Daiana Morais da; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/7919099173020418Esta pesquisa se propôs a identificar como as professoras de uma creche municipal da cidade do Recife enfrentaram a necessidade de uso de novas tecnologias, em contexto de pandemia, aplicados à prática pedagógica. As educadoras participantes cooperaram com o trabalho através do preenchimento de um questionário elaborado e disponibilizado no Google Formulários, e por meio de entrevistas individuais realizadas na plataforma do Google Meet. O estudo está fundamentado, dentre outros, nos trabalhos de Caiado et al. (2018), Coscarelli (2007) e Pereira (2007). A pesquisa possui a sua relevância na identificação dos meios e estratégias utilizados no uso das tecnologias digitais no contexto do ensino remoto emergencial. A análise dos dados foi realizada a partir da perspectiva da análise de conteúdo, alguns dos resultados principais indicaram que as professoras, na medida do possível, conseguiram se reinventar e adaptar algumas das práticas ao formato remoto, a necessidade da reformulação das metodologias, dificuldades no manuseio aplicados à prática pedagógica, bem como a mudança sentida na rotina da Educação Infantil. Outra situação relevante foi a falta de apoio tecnológico, por parte da rede de ensino, para os estudantes que não possuíam recursos digitais. Estes resultados apontam para uma necessidade de continuidade de formações continuadas para os profissionais da área de educação; a importância de olhares mais críticos, por parte dos órgãos públicos, para propor mudanças significativas na esfera social e econômica e na relevância da compreensão do digital para as nossas práticas sociais.Item Os desafios da integração de tecnologias no ensino de literatura: caminhos para uma educação inovadora(2025-04-28) Albuquerque, Carolina Cavalcanti de; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/2785694452258713Este trabalho aborda a importância da inclusão das tecnologias digitais e dos recursos multimídia no ensino de Literatura, com o objetivo de enriquecer a aprendizagem e motivar os estudantes. A análise discute a crise no ensino, especialmente no que se refere às dificuldades de leitura e interpretação, bem como o impacto da revolução digital na ampliação das possibilidades educacionais. Ressalta-se o papel da literatura na formação de leitores competentes e a necessidade de reconfigurar as práticas pedagógicas para incorporar recursos tecnológicos de maneira eficaz. A utilização de ferramentas interativas e colaborativas, como plataformas digitais, aplicativos e mídias sociais, é destacada como um meio de oferecer novas formas de interação com o conteúdo literário, promovendo uma aprendizagem dinâmica e imersiva. Além disso, enfatiza-se que a integração dessas tecnologias deve ser orientada por objetivos pedagógicos claros, garantindo que atuem como ferramentas complementares no desenvolvimento da competência interpretativa dos alunos. Conclui-se que as tecnologias e as mídias digitais não apenas transformam as metodologias de ensino, mas também contribuem para a formação de alunos mais críticos, participativos e aptos a atuar de maneira reflexiva na sociedade contemporânea. O estudo fundamenta-se em autores que abordam a integração das tecnologias ao processo educativo, como Kenski (1988, 2008, 2012), Gomes (2010, 2013), Colomer (2010), Souza (2018), Valente (2018), Moran (2000, 2015) e Silva (2024), entre outros.Item Percepções dos estudantes acerca do uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática no contexto da pandemia de COVID-19(2022-09-23) Nascimento, Hugo Roberto do; Silva, Fabiano Barbosa Mendes da; http://lattes.cnpq.br/4936474533283881; http://lattes.cnpq.br/2351740258749027No contexto da pandemia do COVID-19 com a interrupção de encontros presenciais em todos os níveis da educação, foi amplamente adotado o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Dessa forma, as instituições de ensino fizeram uso de Tecnologias Digitais (TD) com o objetivo de adaptar o calendário acadêmico e suas didáticas à nova realidade. Durante as aulas de matemática, as TDs foram aplicadas a fim de estimular uma educação dinâmica e interativa, apesar das dificuldades encontradas pelos professores da disciplina. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi investigar e identificar os aspectos que pudessem apontar os benefícios das tecnologias digitais para a condução do ensino remoto, descobertos durante as aulas de Matemática no contexto da pandemia do COVID-19, bem como as limitações na adoção dessas práticas. A pesquisa foi realizada através da aplicação de um formulário virtual com o auxílio da plataforma Google Forms. O formulário constou de 12 questões objetivas dando ênfase aos métodos de aprendizagem, avaliação, desempenho e ao uso de softwares e jogos. A amostra foi composta por 44 alunos da disciplina de matemática do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio, sendo em média aproximadamente 14 por turma. Os participantes da pesquisa tiveram a impressão de que o desempenho nas aulas de matemática piorou significativamente durante a pandemia, no entanto, relataram reconhecer a importância do ensino remoto. As ferramentas do Google foram as mais utilizadas como suporte às aulas online, ao mesmo tempo em que foi evidenciada uma desigualdade de acesso aos materiais por parte dos estudantes. Entre os aspectos negativos, desmotivação e sessões entediantes ganharam destaque, porém os alunos apresentaram um alto índice de aceitação para a utilização de metodologias como softwares, jogos e aplicativos, inclusive com a perspectiva de aplicar no ensino presencial. Portanto, a pandemia possibilitou o reconhecimento da importância de tais recursos por parte do corpo estudantil. Assim, a utilização de tecnologias em sala de aula com preparo e estruturação podem tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e estimulante. Em razão disso, conclui-se a viabilidade do uso das tecnologias para otimização do ensino da educação básica no cenário da pandemia.Item Relatório de atividades de Estágio Não Obrigatório - ENO(2023) Gameiro, Felipe Maranhão Câmara Gonçalves; Gonçalves Neto, Álvaro Carlos; http://lattes.cnpq.br/1044585519530220; http://lattes.cnpq.br/6588558288605226Item Smart Tour PE: um aplicativo android para monitoramento remoto de pontos turísticos no estado Pernambuco(2021-07-13) Fonsêca, Eder Lucena Andrade da; Araújo, Danilo Ricardo Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/2708354422178489; http://lattes.cnpq.br/9564226085565142Desde a década de 90 o setor de turismo vem apresentando um crescimento sustentável, nem mesmo o período de retração econômica daquela época foi capaz de freá-lo, em períodos mais recentes, por volta de 2018 e 2019 o setor estava batendo novos recordes de chegadas internacionais, sendo a pandemia causada pela COVID19 o único ”desastre” capaz de frear essa sequência. Passado mais de um ano desde o início da pandemia, com o desenvolvimento da medicina e seus importantes avanços na criação de vacinas eficazes e meios viáveis para retomada da normalidade, espera-se que a busca por destinos turísticos volte a crescer muito em breve, sendo o turismo de natureza apontado como o nicho que mais provavelmente será buscado. Portanto, é importante que sejam disponibilizadas soluções tecnológicas para apoiar o turismo, em especial o turismo de natureza. Esta monografia pretende idealizar uma ferramenta capaz de passar informações precisas sobre o clima, o que vai garantir que o turista aproveite ao máximo o tempo que ele dispõe para lazer, podendo visitar o local que melhor lhe apraz, escolhendo desde praias a trilhas arborizadas em uma área de preservação, de acordo com suas pretensões climáticas. A visualização do clima nos pontos turísticos ocorrerá através de um aplicativo idealizado nesta monografia, pensado para funcionar em dispositivos móveis com capacidade de acessar a internet. Este aplicativo vai captar informações de estações climáticas instaladas em pontos turísticos do estado de Pernambuco durante a execução do projeto de pesquisa relacionado a esta monografia, subsidiando o usuário também com geolocalização, streaming de vídeo de câmeras locais, rotas para acesso ao local desejado, bem como informações adicionais sobre telefones de serviços públicos e um botão de pânico para casos de extrema emergência. De acordo com testes de usabilidade realizados com o público-alvo, apenas 3% deles considerou o aplicativo difícil de usar e 97% considerou fácil ou muito fácil. Além disso, o aplicativo obteve uma nota de 75 pontos no indicador de Net Promoter Score, quando a média para o setor de turismo no Brasil é de 70 pontos, além de uma série de outros indicadores positivos a serem explanados mais adiante.
