Navegando por Assunto "Tecnologias digitais de informação e comunicação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A integração das TDIC no ensino de língua portuguesa para o ensino médio : uma análise à luz da BNCC(2024-12-17) Silva, Adriana Davina da; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501; http://lattes.cnpq.br/7542205571620316Este estudo tem como objetivo analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa baseada na análise documental. Utilizou-se a BNCC como fonte para examinar a frequência e os contextos dos termos-chave: mídias, tecnologia, TDIC, cultura digital e ferramentas digitais aparecem no documento. Os referenciais teóricos para o desenvolvimento desta pesquisa, ancoram-se nos estudos sobre tecnologia e educação de Moran (2018), Anjos e Silva (2018), Vidal e Miguel (2020) e Varão (2022). Os resultados da análise revelaram que, apesar da presença limitada dos termos-chave na BNCC, eles trazem a intenção de integrar as TDIC no processo educacional. Concluiu-se que a integração dessas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa é essencial para preparar os alunos para a era digital e os professores devem buscar se apropriar dessas ferramentas de forma estratégica, adotando práticas pedagógicas que incentivem a reflexão crítica e a criatividade dos estudantes. Por fim, pode se afirmar que a BNCC orienta de forma precisa o uso das tecnologias em sala de aula, pois quando utilizadas de forma adequada, elas proporcionam uma aprendizagem mais dinâmica e engajante, capaz de preparar os alunos para atuar como protagonistas no mundo cada vez mais tecnológico.Item O uso das TDICs em tempos de pandemia: docência em História na rede estadual de Pernambuco (março a setembro de 2020)(2020) Silva, Elisabeth Rosa da; Barros, Gabriel Navarro de; http://lattes.cnpq.br/3280959855647241; http://lattes.cnpq.br/5098258372752717The objective of this work is to analyze the digital technologies of communication and information (TDCIs) used by the teacher of the History subject of high school in a public school in the state of Pernambuco in the period from March 23 to September 25, 2020, as well as pointing out the main tools used in active methodologies applied in the teaching and learning processes. The methodology used to carry out the monograph was bibliographic research based on literature review on TDCIs and their use in teaching / learning, in addition to a selective bibliographic survey on the importance of the teaching professional in inserting active methodologies in his pedagogical planning. and assign didactic value to them. To carry out the research the approach was qualitative / quantitative, survey with data collection through the questionnaire applied through Google forms and the analysis of the teaching plans used by the teacher during the period in question. And finally, the interpretative analysis of the data, from the discussion with the sources and bibliographic references. The work in question pointed out the difficulties faced by the teacher in relation to the functionalities of the technological instruments, limiting the pedagogical practice and the precarious access to the internet by the students, preventing the effective learning of the contents.
