Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Tempo pedagógico"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O tempo pedagógico e a educação física escolar: uma análise do currículo de Pernambuco
    (2023-05-04) Alcântara, Renata de Barros; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/2615792931886227
    O presente estudo tem como objetivo analisar o tempo pedagógico necessário para a apropriação dos conteúdos nas aulas de educação física. Identificando essa distribuição na organização curricular. A pesquisa foi realizada no estudo de abordagem qualitativa, elaborada através de análises de artigos e livros científicos, definida como bibliográfica – documental. Para a organização e construção do estudo, refletimos sobre a educação como política pública e social; a escola seu papel e função e a transformação na sociedade. Entendendo como configura o currículo, este como documento que organiza a prática social, assim como o projeto político pedagógico. Nesta compreensão, legitimar a Educação Física como disciplina curricular obrigatória, pensando no papel do professor, na construção de um ensino voltado para a realidade social, através da cultura corporal. Desta forma, o estudo colaborou para perceber como é tratado o conhecimento específico e sua apropriação, dentro de um tempo pedagogicamente necessário para desenvolver os conteúdos da Educação Física escolar.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O trato com o conhecimento esporte nas aulas de educação física: a questão dos jogos interclasses
    (2018) Souza, Victor de Albuquerque; Melo, Flávio Dantas Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9033781419336294
    A realização de competições esportivas no espaço escolar é, por tradição, comum em muitas instituições de ensino do estado de Pernambuco. Predominantemente, essas competições acontecem anualmente e assumem um determinado formato que ganha a terminologia de “jogos interclasses”. O presente estudo tem como principal justificativa a potencialidade dos jogos interclasses promoverem ganhos no processo de aprendizagem, sobretudo no trato dos esportes coletivos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e objetivo exploratório, tem como objetivo analisar do trato do conteúdo dos esporte por meio dos jogos interclasses, sobretudo no que diz respeito ao lugar que o referido procedimento de ensino tem ocupado no planejamento pedagógico do professor de educação física. A mesma foi realizada com os professores de educação física das duas escolas estaduais de referência de caráter totalmente integral do município de Carpina - PE. Coletados através de entrevistas semiestruturadas, os dados foram analisados de acordo com o procedimento de análise de conteúdo proposto por Bardin segundo Triviños (1987). Como resultado, podemos considerar que a relação entre a realização dos jogos interclasses para o trabalho dos conteúdos referentes aos esportes coletivos e o planejamento pedagógico do professor se dá de maneira conturbada. No entanto, vemos que há também aspectos positivos a serem destacados, como algumas questões referentes à interdisciplinaridade e à organização do tempo pedagógico.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão