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    A linguagem persuasiva utilizada em páginas de vendas de produtos digitais: análise da página de vendas do curso online magra para sempre
    (2019-01-07) Medeiros, Lara Santos Targino; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171
    Com o avanço das novas tecnologias, novas formas de comunicação e relacionamento se estabeleceram, consequentemente, as maneiras de se fazer marketing e publicidade também se transformaram e deram origem ao marketing digital e a novos gêneros textuais na internet. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a linguagem persuasiva utilizada em páginas de vendas de produtos digitais. Utiliza-se, como objeto desta análise, um exemplar do gênero, capturado por meio de prints, a página de vendas do curso online Magra Para Sempre, da nutricionista Karina Peloi. A análise em questão utiliza-se de aspectos teóricos, dentre os quais destacam-se os estudos de Maingueneau (2013) e Orlandi (2010), acerca do discurso, e Citelli (2002), Adolpho (2018), Kotler (2017) e Cialdine (2012) acerca de linguagem persuasiva e marketing digital. Esta pesquisa é relevante, pois visa contribuir com os estudos da linguagem, especialmente no que se refere às transformações e usos da língua na modernidade. Através de técnicas de persuasão, na página de vendas, são exploradas as vulnerabilidades e desejos do público-alvo, as empresas procuram conhecer minuciosamente o seu cliente para utilizar as suas necessidades e sonhos como ferramentas de persuasão. Assim, busca-se compreender esse uso da linguagem, tendo em vista o seu poder de persuasão e como é importante refletir sobre o modo como os discursos são produzidos, especialmente no âmbito do marketing.
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    Análise das propostas de produção textual em uma coleção de livro didático de língua portuguesa do 1° ao 5° ano do ensino fundamental
    (2019) Nascimento, Edvânia Silva; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171
    Este trabalho tem como finalidade analisar os aspectos relacionados as propostas de atividades de produção textual presentes em livros de Língua Portuguesa do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental adotado em escolas da rede pública de ensino da cidade de Lajedo-PE, a fim de verificar se estas contribuem para que os alunos desenvolvam boas práticas de escrita de textos. A pesquisa se enquadra como qualitativa Flick (2009) e como documental Ludke e André (2012). Tomamos como base os seguintes autores: Antunes (2017); Koch e Elias (2009); Dolz, Gagnon e Decândio (2010); Passarelli (2012), dentre outros, para tratarmos de questões relativas à produção de textos e temas correlacionados. A análise dos aspectos relacionados às propostas de produção textual presentes nos livros mostrou que se aliados a outras atividades de produção textual contribuem para o desenvolvimento de bons textos pelos alunos. Por fim, este trabalho nos fez entender como estão sendo esses aspectos relacionados às atividades de produção de textos nos Livros Didáticos de Português presentes nas escolas públicas do município de Lajedo, Pernambuco.
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    Análise de construções linguísticas topicalizadas nos parágrafos de texto dissertativo-argumentativo das redações do ENEM
    (2021-08-23) Arruda, Alícia Auxiliadora Nunes; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614; http://lattes.cnpq.br/2163868464264435
    Esta pesquisa tem por objetivo evidenciar como o indivíduo compartilha com o leitor o espaço de atenção conjunta (EAC) na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, buscamos identificar quais padrões são mais recorrentes, a partir das construções linguísticas presentes no primeiro período nos parágrafos introdutórios das redações analisadas. Foi utilizado um corpus composto por 55 redações do referido exame, do período de 2010 a 2019. A pesquisa tem uma abordagem funcionalista, tomando por base os princípios da marcação e da complexidade sintática. Discutem-se conceitos de língua e texto considerando a Linguística de Texto e a Cognição, a partir dos estudos de Koch (2003, 2009), Marcuschi (2016), Travaglia (2009), Vicente (2014), Cunha (2016), Thompson; Couper-Kuhlen (2005) e Givón (1985, 1990, 1995, 2009). As redações analisadas tiveram um tratamento qualitativo, onde identificamos 4 padrões mais recorrentes: citação; constatação; declaração e enumeração.
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    Análise do currículo do Estado de Pernambuco quanto a presença e abordagem dos gêneros textuais
    (2019) Silva, Jainy de Noronha; Silva, Elaine Cristina Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/2898599129662523; http://lattes.cnpq.br/5308203030677585
    Este trabalho investigou como os gêneros textuais estão sendo tratados no Currículo de Pernambuco em relação aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para melhor desenvolver a pesquisa, adotamos uma concepção de currículo como um artefato cultural onde há o diálogo entre os saberes socialmente construídos e os conhecimentos escolares (SILVA, 2007; MOREIRA; CANDAU, 2007). Da mesma forma, tomamos como base, uma concepção de linguagem e língua pautada na noção de gêneros textuais como interação humana e forma cultural e cognitiva de ação social (BAKHTIN, 1997; SOARES, 2002; GERALDI, 2011; MARCUSCHI, 2008). A pesquisa tem um caráter documental, pois analisou um documento reconhecido oficialmente pelo Estado com o intuito de mostrar de outra maneira a informação nele contida e possibilitar o acesso ao máximo de informações qualitativamente (BARDIN, 1977). Foi analisado o Caderno de Linguagens, mais especificamente a parte referente ao Componente Curricular Língua Portuguesa. Através dos dados obtidos, constatamos, inicialmente, que é trazida no documento uma perspectiva mais atual de currículo a qual percebe este como um elemento cultural capaz de articular o proposto com o vivido e que vai além do prescrito. Em seguida, observamos que o documento está em consonância com os estudos mais atuais sobre o ensino da Língua Portuguesa, tomando como base autores de referência, embora alguns termos não sejam devidamente desenvolvidos. Identificamos, também, que o Currículo incentiva o trabalho com os gêneros a partir dos quatro eixos de ensino da Língua Portuguesa – Leitura, Produção de texto, Oralidade e Análise Linguística – embora não oriente para uma articulação entre tais eixos. Além disso, encaminha o professor para um trabalho com a diversidade de gêneros textuais pertencentes a diferentes campos de atuação, dando sugestões de gêneros a serem trabalhados e seguindo uma progressão do 1º ao 5º ano. Vimos, por fim, que o documento aborda tantos os aspectos sociais, como formais e linguísticos dos gêneros, observando uma leve ênfase na identificação e na reprodução das formas de composição dos gêneros. Diante desses dados, concluímos que o Currículo de Pernambuco auxilia na apropriação dos diversos gêneros, mas o docente deve ter uma postura de professor-pesquisador e investigar crítica e reflexivamente em suas leituras o documento, não o tendo como princípio de sua prática, mas como um dos meios que orienta os caminhos didáticos de suas aulas.
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    Estudo comparativo de algoritmos de classificação supervisionada para classificação de polaridade em análise de sentimentos
    (2019) Albuquerque, Rotsen Diego Rodrigues de; Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de; http://lattes.cnpq.br/1399502815770584; http://lattes.cnpq.br/6441716676783585
    Com o grande aumento de dados na internet, mostra-se uma rica fonte para a avaliação da opinião pública sobre uma entidade específica. Consequentemente, o número de opiniões disponíveis torna impossível uma tomada de decisão se for necessário ler e analisar todas as opiniões. Como o uso de Machine Learning tem sindo bastante usado, irei apresentar um estudo comparativo de dois algoritmos para classificar oscomentários usando técnicas de processamento de linguagem natural e Análise de Sentimentos. O dados obtidos foram obtidos manualmente onde através do site de competições chamado Kaggle temos cerca de 50.000 comentários sobre diversos filmes. Este estudo tem por finalidade usar também os conceitos da ciência de dados e Machine Learning, processamento de linguagem natural e analises de sentimentos para agregar mais informação sobre a industria de entretenimento e cinema. Por isso esses algoritmos foram criados para que seja possível mostrar os resultados para esse domínio nos reviews de filmes registrados no site da grande industria cinematográfica o famoso IMDB. Após a aplicação dos treinos e testes, a máquina teve uma Acuráciade 86% sobre a predição de textos comentados de filmes.
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    Gêneros textuais em sala de aula: a charge em atividades para compreensão e interpretação de textos verbais/não-verbais
    (2019-10-23) Santos, Daniele de Oliveira Honorato; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631
    Este trabalho monográfico, que parte do projeto pedagógico vivenciado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), de título A importância dos Gêneros textuais na construção de um sujeito crítico, teve como objetivo preparar os aluno para interpretar e compreender o conteúdo e as intenções do texto fazendo uso de charges em sala de aula. Além de enfatizar a importância da leitura no processo de aprendizagem. A escolha desse gênero se deu pelo fato de ser um campo que vem se consolidando cada vez mais nas pesquisas científicas, por ter um efeito positivo na prática pedagógica e também por ser um gênero que está presente em práticas do cotidiano das pessoas, circulando em jornais, sites, etc. Sendo assim, não podemos deixar de destacar a importância dos gêneros textuais no processo de ensino/aprendizagem, pois seu dinamismo proporciona um trabalho interdisciplinar que ajuda a potencializar o desenvolvimento linguístico e discursivo dos alunos. Dentro dessa perspectiva, temos as Histórias em Quadrinhos (HQs) que, com sua linguagem diferenciada vem cada vez mais ganhando espaço no currículo escolar e a simpatia dos professores. Para uma melhor discussão, laçamos mão de autores como Antunes (2003), Marcuschi (2008), Dikson (2018), Ramos (2009), entre outros. A metodologia é constituída de pesquisa-ação, de caráter qualitativo, com corpus centrado em atividades realizadas pelos alunos durante a realização do projeto pedagógico. Logo, acreditamos que, o professor também tem um papel muito importante no desempenho de seus alunos, pois cabe a ele elaborar estratégias didáticas relevantes. Quanto aos resultados, mostramos além dos dados analisados, que o trabalho com as charges pode ser bastante promissor em sala de aula, pois permite ao aluno condições para realizar atividades com mais facilidade e competência, à medida que, sua capacidade comunicativa é ampliada através da leitura de diversos textos.
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    O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental
    (2018) Rocha, Rayane Branco de Lima; Lima, Gustavo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/5167740437126995
    Esta pesquisa tem como objetivo geral superar dificuldades de leitura dos alunos através de um trabalho sistemático com o texto literário na escola. Como objetivos específicos diagnosticar as principais dificuldades de leitura dos alunos para desenvolver habilidades de leitura por meio de ação didática planejada com o texto literário, para identificar quais foram os avanços dos alunos em relação às habilidades de leitura e verificar as implicações da ação didática com o texto literário para a formação do leitor. Como aporte teórico, utilizamos alguns estudos sobre o ensino sistemático da leitura (BRANDÃO, 2006; KOCH E ELIAS, 2012; LEAL E MELO, 2006; e SOLÉ, 2014) e também acerca da formação do leitor literário (RITER, 2009; COSSON, 2010 e 2014). Essa pesquisa foi de tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Na análise dos dados percebemos que os alunos mostraram resultados satisfatórios a partir da aplicação sistematizada da leitura com um texto literário.
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    Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio
    (2018) Oliveira, Cláudia Gabriella de Lima; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/6472201820211149
    Sabe-se que para a realização de bons textos é necessária muita leitura. No que diz respeito à redação e produção de textos no ensino médio, acaba sendo um desafio, para os professores e estudantes, uma vez que alguns professores impõem ao aluno determinado conteúdo para a redação e passa apenas a avaliar aquela produção. A produção de textos, que vai além de nota, leva o aluno a uma interação entre os sujeitos, um olhar crítico acerca do mundo e do que ele busca repassar naquelas palavras, embora muitos não estejam sendo ensinados a isso. Este estudo tem por finalidade entender a forma de ensino que está orientando os jovens, esses que em sua maioria não apresentam muito interesse pela leitura e pela produção de textos. Conhecer os alunos, os seus gostos pessoais, suas ideias, pode levá-los a uma ideia de transpassar, por meio das palavras, aquilo que ele gostaria de falar, logo, a importância da escrita será reconhecida por professores e por alunos, não apenas em tempo de ENEM ou Vestibulares, em que muitos passam a aprender as técnicas de uma boa redação. É importante entender e estudar a situação “professor e aluno”, condições de ensino, estímulo a ambos e efeitos de uma boa leitura e consequentemente ótima escrita a esses jovens. Portanto, este artigo tem por objetivo analisar produções textuais, tendo em vista o ensino médio e os desafios para os estudantes.
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