Navegando por Assunto "TikTok (Rede social on-line)"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Aprendizagem de programação através de nanolearning: o caso do TikTok no ensino superior(2024-10-02) Pereira, Nicole Maria do Nascimento; Melo, Jeane Cecília Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8499459630583005; http://lattes.cnpq.br/4615907372122566Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação da UFRPE, campus Sede, localizado em Recife, em relação ao uso do TikTok como uma ferramenta educacional para favorecer a aprendizagem de programação na era digital. O estudo se fundamenta no nanolearning, que prioriza a entrega de conteúdos curtos e objetivos, propícios para um consumo ágil de informações. Os métodos tradicionais, os quais frequentemente utilizam materiais estáticos, apresentam limitações na eficácia do ensino de programação, que se refletem nos altos índices de reprovação nesta disciplina. Assim, o presente estudo de caso tem como objetivo compreender a relevância do TikTok como recurso educacional complementar. Como instrumento de pesquisa, um questionário foi desenvolvido e aplicado a estudantes dos referidos cursos, onde os principais resultados indicam uma aceitação positiva em relação ao uso do TikTok como ferramenta educacional complementar para a aprendizagem de programação. Dos 142 participantes, 67,6% têm entre 19 e 24 anos, faixa etária que os alinha diretamente ao público majoritário do TikTok. Um ponto significativo é que 48,6% dos estudantes demonstraram interesse em métodos inovadores de aprendizado, como o TikTok, e 33,1% já utilizaram a plataforma para fins educativos. No entanto, 40,8% afirmaram nunca ter utilizado o TikTok como método de estudo de programação, o que sugere que o uso da plataforma como recurso educacional pode ser ampliado. Conclui-se que o TikTok apresenta um potencial promissor no processo de aprendizagem de programação, com sinais claros de aceitação pelos estudantes.Item As percepções dos professores de Educação Física sobre a influência do TikTok no ensino de dança na escola(2023-04-26) Santos, Marcos Vinícius dos; Pirauá, Natália Barros Beltrão; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100A dança está presente na vida humana desde os primórdios, e sua relação com a sociedade promoveu transformações mútuas, até chegarmos hoje em um mundo mais conectado. A tecnologia tem sido cada vez mais utilizada como ferramenta pedagógica, inclusive na Educação Física escolar. O TikTok é uma plataforma de mídia social que tem se popularizado entre os jovens e pode ser uma ferramenta útil para o ensino de dança. Mas ela ainda pode ser pensada como um desafio no cenário escolar. Sendo assim, o presente estudo investigou como os professores de Educação Física percebem a influência do Tiktok nas aulas de dança na Educação Física Escolar, e como encaram as danças de mídia em sua metodologia de ensino. Participaram da pesquisa 20 professores de Educação Física escolar, de diferentes locais do Brasil e com inserção em escolas públicas e/ou particulares, respondendo a um questionário digital sobre suas experiências com a dança, suas metodologias de ensino e relação pessoal e profissional com o TikTok. Os resultados do estudo evidenciam que os professores percebem a influência do Tiktok, não só nas aulas de dança, mas na Educação Física em geral. Além disso, alguns professores se utilizam da aproximação dos alunos com a dança de mídia para realizar provocações sobre alguns aspectos sobre a dança de mídia. Ao explorar a pesquisa sobre como os professores percebem as influências do TikTok nas aulas de Dança, é possível concluir que esse conjunto de dados é algo inovador e importante. Isso se deve ao fato de que tal pesquisa pode contribuir para os debates educacionais sobre o tema e para a compreensão das potencialidades das ferramentas tecnológicas no avanço do processo de ensino-aprendizagem.Item Redes sociais como ferramenta para se destacar no mercado de serviços de saúde: fenômeno psicólogos no Tik Tok(2025-02-14) Silva, Girlene Salvador da; Falcão, Carolina Cavalcanti; Regino, Fabiane Alves; http://lattes.cnpq.br/3088176522044224; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/3666864818485487O trabalho tem como objetivo compreender a produção de conteúdo sobre saúde no Tik Tok voltados a diagnósticos, levando em consideração os perfis melhor ranqueados na plataforma. Parte-se de uma revisão bibliográfica na qual debateremos o papel do Tik Tok na cultura digital, seus principais usos e fenômenos, levando em conta a interação dos profissionais de saúde com a plataforma. A pesquisa propôs uma exploração desses conteúdos, tendo como grupo de análise profissionais de saúde com relevância na plataforma, atuando, sobretudo na área de saúde mental. Dessa forma, observamos uma amostra de cinco profissionais, no período de janeiro a novembro de 2024, com o objetivo de analisar e compreender quais são as ferramentas disponíveis na plataforma e como esses profissionais as utilizam para se destacar e viralizar os seus conteúdos. Além disso, busca-se compreender por que o Tik Tok tem sido escolhido como principal plataforma para distribuição de informação sobre saúde. Com essa análise, espera-se compreender melhor as dinâmicas de produção e consumo de conteúdo sobre saúde mental na internet, de modo a contribuir para um melhor esclarecimento e uso mais equilibrado dessas plataformas.
