Navegando por Assunto "Universidades e faculdades públicas"
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Item A contribuição da autoavaliação na política de planejamento institucional da UFRPE(2022-05-27) Brasileiro, Isabelle Thais Barbosa; Oliveira, Isabel Cristina Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4745142041015422; http://lattes.cnpq.br/5170943668237681Diante da conjuntura econômica, social e política brasileira, uma série de cortes de verbas comprometeu o orçamento da educação pública brasileira, entre eles os orçamentos das Instituições de Ensino Superior (IES), colocando os gestores em alerta acerca do funcionamento de suas instituições. Além disso, houve o estabelecimento da pandemia da COVID-19 aumentando ainda mais esta preocupação. Foi, então, necessário refletir sobre as dificuldades de se fazer o máximo, com poucos recursos disponíveis, colocando em evidência a importância de se ter um planejamento bem estruturado e factível. Para que isso seja possível, é necessário planejamento e conhecimento de todas as fragilidades e potencialidades apontadas por um processo de autoavaliação institucional - um importante instrumento regulador para avaliar a educação enquanto política pública. Nesse sentido, este estudo busca identificar como o uso dos resultados da autoavaliação contribui na política de planejamento institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A metodologia utilizada neste trabalho para a obtenção e análise dos dados se deu por meio de uma abordagem qualitativa, onde foi aplicado um questionário para identificar como os gestores da UFRPE se utilizam dos resultados da Avaliação Institucional, e da pesquisa documental junto aos documentos normativos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e oficiais da UFRPE para fomentar as discussões. Os resultados obtidos mostram como a autoavaliação impacta no processo de gestão da instituição e promove mudanças inovadoras, contribuindo para obter sucesso nos índices de desempenho e governança e melhorar a eficácia na realização de sua função social.Item Captação de recursos nas fundações de apoio às IFES: uma análise comparativa entre FADE/UFPE, FUNDEP/UFMG e FIOTEC/FIOCRUZ (2019-2023)(2025-08-11) Rodrigues, Erick Jhonny Marques; Oliveira, Isabel Cristina Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4745142041015422A crescente escassez orçamentária das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Brasil tem intensificado o papel estratégico das fundações de apoio na captação e gestão de recursos para projetos acadêmicos e científicos. Diante desse cenário, esta pesquisa realiza uma análise comparativa entre três importantes fundações: FADE/UFPE, FUNDEP/UFMG e FIOTEC/FIOCRUZ, com o objetivo de avaliar seus níveis de eficiência, governança e sustentabilidade no período de 2019 a 2023. A hipótese central é que fundações com estruturas de governança mais consolidadas, maior grau de profissionalização e articulação institucional tendem a apresentar melhor desempenho em indicadores como volume de captação, número de projetos e execução orçamentária. A metodologia adotada combina abordagem qualitativa e quantitativa, com análise documental e estatística descritiva, utilizando dados públicos dos relatórios de gestão das fundações, sistemas de transparência e plataformas institucionais. Os resultados indicaram que FIOTEC e FUNDEP lideram em escala de captação, agilidade na tramitação de projetos e práticas consolidadas de compliance e integridade, enquanto a FADE/UFPE apresenta desempenho coerente com seu porte e potencial de crescimento ao adotar estratégias mais integradas e inovadoras. Conclui-se que a eficiência das fundações está fortemente ligada à maturidade institucional, ao uso de tecnologias de gestão e à diversificação de parcerias nacionais e internacionais. Os achados oferecem subsídios valiosos para o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao financiamento da educação superior, bem como para a gestão das próprias fundações.Item Cartilha Ouvidoria UFRPE(EDUFRPE, 2022) Universidade Federal Rural de PernambucoItem O impacto econômico da interiorização da Universidade Federal Rural de Pernambuco: o caso da Unidade Acadêmica de Serra Talhada(2023-05-05) Silva, Marisa do Nascimento; Siqueira, Kleyton José da Silva Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3616610194060665; http://lattes.cnpq.br/9583080844290912O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da política de interiorização da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) sobre o desenvolvimento econômico da cidade de Serra Talhada em Pernambuco. A estratégia empírica empregada foi o Método de Controle Sintético (SCM) no período de 2000-2016 o que possibilita a visualização da trajetória do PIB per capita da cidade antes e depois da execução da política, além simular a hipótese da inexistência da mesma. Os resultados indicam que se pode confirmar a existência de impacto da UAST sobre o PIB per capita do município de Serra Talhada.Item Terceirização e precariedade: um estudo sobre as condições de trabalho dos terceirizados da UFRPE(2024-03-08) Silva, Cecília Ludmylla Rêgo da; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367; http://lattes.cnpq.br/8091000656821989Essa pesquisa se destaca no campo da sociologia do trabalho ao analisar as transformações e precarizações nas relações de trabalho no capitalismo, no recorte das empresas terceirizadas ligadas à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O objetivo do estudo é compreender as relações de trabalho nesta universidade e como isso influencia a qualidade de vida dos trabalhadores. Para isso, o estudo parte de uma análise teórica sobre o trabalho ao longo da história, as relações de trabalho no capitalismo e as novas formas de trabalho, com o foco na influência dessas relações no bem-estar dos trabalhadores. A abordagem metodológica foi de ordem qualitativa, incluindo entrevistas semiestruturadas e uma revisão de literatura. Os resultados revelam um ambiente de estresse extremo, acúmulo de tarefas, insegurança e coerção em busca de resultados. Esse estudo contém o propósito de contribuir para que as condições de trabalho e renda dos trabalhadores terceirizados passe a compor uma agenda de diálogo para melhorar as políticas públicas, proteger os trabalhadores e promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
