Navegando por Assunto "Vestuário"
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Item A moda como expressão artística para pessoas com deficiência visual(2019-07-27) Sousa, Jailson Oliveira; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/8722729581428263O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma coleção de moda conceitual, como forma de expressão artística, para pessoas com deficiência visual. De modo amplo, o trabalho busca refletir sobre os possíveis diálogos entre o design, a moda e a arte, com foco em ampliar a inclusão das pessoas com deficiência visual nessas áreas. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter explicativo e descritivo, seguindo a metodologia de design de produto proposta por Montemezzo (2003). Buscando entender as principais dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual no que se refere ao vestuário, e como elas compreendem a moda e a arte. Para a coleta de dados, efetuamos cinco entrevistas em profundidade com mulheres com deficiência visual total. Esse material foi utilizado para compreender as necessidades do público alvo, como também, para o desenvolvimento do produto e das etiquetas táteis e inclusivas. Na sequência, selecionamos algumas das obras da artista Sonia Delaunay, que nos levou a criar um painel semântico, que foi utilizado como referência e inspiração no desenvolvimento da proposta de moda inclusiva. Como resultado desta pesquisa, criamos produtos de moda conceitual, a partir de uma proposta sensorial, como forma de expressar as pessoas com deficiência visual nos espaços artísticos e no universo da moda. Foram elaborados cinco croquis e uma etiquetas tátil como protótipo, inicialmente de forma digital e posteriormente de forma sensorial, como uma possibilidade de incluir as questões relacionadas as pessoas com deficiência visual no processo de criação de moda conceitual e artisticamente.Item Das cores primárias ao tapete vermelho: relato de experiência de extensão universitária em unidade prisional feminina (RMR - PE)(2020-09-29) Lima, Izabelly Mikaela Rocha; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/8351926168482175Este trabalho é um relato de experiência feito com base no projeto “Artesanato e Moda: Estimulando Práticas Criativas e Solidárias para Produção do Vestuário” (2019), em relação às atividades desenvolvidas em uma Unidade Prisional Feminina, da Região Metropolitana do Recife-PE. O projeto foi pensado a partir da área do conhecimento da Economia Doméstica. As oficinas foram realizadas por meio de exposição dialogada e experimentação prática de pelo menos um dos conteúdos abordados, que foram desde as cores primárias, até a vivência básica de um desfile de moda.Item Mercado alternativo e participação feminina em brechós virtuais na Região Metropolitana do Recife, a partir da pandemia de COVID-19(2024-03-04) Souza, Samantha Kélia Bezerra de; Spenillo, Giuseppa Maria Daniel; http://lattes.cnpq.br/4350911353530987; http://lattes.cnpq.br/6661822420617494Esta monografia objetivou analisar se brechós de vestuário e acessórios gerenciados por mulheres na Região Metropolitana do Recife (RMR) – enquanto parte representativa do mercado alternativo dialoga com as categorias de economia circular, sustentabilidade e empoderamento feminino. Nosso ponto de partida foi a hipótese do crescimento do mercado virtual de itens de reuso a partir da pandemia de Covid-19; bem como a ideia de Bourdieu (1990) para quem as relações simbólicas tendem a reproduzir as relações objetivas da sociedade e a indústria da moda ligada à economia linear representa esse enredo. Após revisão de literatura e aplicação de um questionário com o uso da Plataforma Google Forms, contendo perguntas fechadas e abertas, considerando as categorias acima descritas, concluímos que: a) os brechós funcionam como contraponto à economia tradicional e se relacionam com a economia circular, enquanto reutilização de produtos aumentando seu ciclo de vida; b) relacionam-se com a sustentabilidade, considerando que a indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo, diminuindo assim a pegada ecológica causada pelo modelo fast fashion; c) relacionam-se com questões ligadas ao empoderamento feminino, a partir do momento em que se afastam do ‘empoderamento light’ proposto por Corwnall (2018) no qual as mulheres recebem crédito e treinamento para serem inseridas no mundo do trabalho, sem qualquer preocupação com as práticas deletérias próprias do mercado capitalista. Os brechós permitem às mulheres um modelo de negócios na qual elas possuem um nível de liberdade para empreender de acordo com suas concepções, que acaba por ser benéfico tanto para as empreendedoras, quanto para as consumidoras. Por fim, concluímos a Covid-19 afetou as participantes de nossa pesquisa de maneiras distintas, mas que o empreendimento em brechós ajudou muitas delas a enfrentarem esse período, tanto do ponto de vista financeiro, como familiar e pessoal, bem como atestamos a hipótese inicial de crescimento desse modelo de negócios após a partir do período pandêmico.Item Moda all size(2021-07-06) Tani, Marianna Megumi; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/6502755641753802Este trabalho foi elaborado com o objetivo geral de refletir sobre beleza e corpo e o vestir, levando em conta a diversidade corporal, principalmente chamando à atenção para a necessidade de considerar pessoas gordas e seus gostos e anseios, bem como reflexões sobre as terminologias all size e plus size no campo da moda-vestuário. As temáticas Beleza e Corpo foram abordadas de modo que a primeira categoria foi compreendida como uma construção histórico-cultural, enquanto que a segunda conforme a variedade de silhuetas femininas. Para as reflexões sobre as marcações plus size e all size no campo da moda-vestuário, também considerou-se a produção de conteúdo em redes sociais digitais, em que a discussão tem sido frequente. Visando alcançar o objetivo proposto, procedeu-se: estudo bibliográfico; levantamento de dados secundários em redes sociais digitais sobre as temáticas; captação de dados primários por meio de aplicação de formulário on-line via plataforma Google Forms, sobre as categorias estudadas, que totalizou uma participação de 188 respondentes, assim com o formulário on-line foi possível alcançar mulheres que declararam vestir os tamanhos PP + P (62 / 33%), M + G (82 / 44%), GG + XG (32 / 17%), e XG+ (12 / 6%). Em relação aos resultados, foi quase unânime a vontade das mulheres que participaram do estudo em mudar algo em seus corpos, sendo geralmente considerado feio algo relacionado ao peso. Com relação à Moda-vestuário, a maioria das respondentes demonstram interesse em Moda, esperam sentir que suas roupas lhes representam, e que sejam confortáveis. No que se refere ao termo all size em si, ainda é pouco falado, apesar de já ser possível encontrar algumas marcas que produzem alinhadas à ideia. Em relação às respondentes, independente do tamanho que vestem, em sua maioria, preferem que as roupas tenham maior variação de tamanhos ao invés de segregar em “moda” e “moda plus size”.Item Reflexões sobre sustentabilidade e o ofício da costura(2023-04-03) Santos, Rogério Júlio dos; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/9577626215045560Este trabalho apresenta reflexões sobre a sustentabilidade e o empreendedorismo no campo da moda-vestuário, bem como em relação ao ofício dos/as costureiros/as auxiliado por um breve levantamento dos profissionais de costura atuantes na cidade de Recife. Para tal, foi feita uma explanação a respeito dos temas, para em seguida usar de pesquisa qualitativa com o intuito de compilar um material para possíveis conexões reflexivas ao se pensar o cotidiano dos/as profissionais da área.Item Relato de experiência de extensão universitária: estímulo à criatividade para concepção de moda-vestuário em comunidade rural (Limoeiro - PE)(2020-12-01) Silva, Irani Gomes do Nascimento; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/2530777650612821A moda é algo que vai e volta ao longo da história, principalmente com relação ao vestuário. Em muitas regiões, as vestimentas vão de acordo com a cultura local, influenciando os modelos. A cidade de Limoeiro-PE traz, em sua essência cultural, forte influência religiosa, bem como conta com inspiradoras paisagens, histórias da tradição local e uma significativa área rural. Diante do exposto, objetivou-se realizar um projeto de extensão denominado “Artesanato e Moda: Estimulando Práticas Criativas e Solidárias para Produção do Vestuário”. Portanto, o presente trabalho trata-se de relato da experiência vivenciada pela autora, a partir do que se propôs estimular a criatividade para produção de moda-vestuário, para mulheres e suas famílias de comunidade rural, da cidade de Limoeiro-PE. Para que fosse possível a realização do projeto, foram organizadas oficinas voltadas às temáticas criatividade e inspiração, cor, moulage. As oficinas aconteceram em dois espaços, em uma casa de uma das famílias na comunidade rural, e, na sede do CAM - Centro de Assistência à Mulher, no centro da cidade. Os registros da experiência apontam que o público atendido estavam tendo o primeiro contato com conteúdo técnico de produção de moda-vestuário, e após as oficinas, propuseram looks e estampas inspiradas na localidade, levando em consideração conceitos de cores, linhas e formas. Ademais, a realização do projeto permitiu, à autora e à equipe de extensão, conhecer as dificuldades do grupo e perceber que necessita-se de uma mobilização de esforços para criar condições que possibilitem aos indivíduos envolvidos, criar, transformar e inovar, de modo que sejam pensadas alternativas diante de desafios, entraves estruturais e culturais, que se apresentem em determinada localidade.
