Navegando por Assunto "Voleibol - Estudo e ensino"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A importância do esporte voleibol para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes(2025-03-14) Peixoto Junior, Courts Miranda; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663A presente pesquisa intitula a importância do esporte voleibol para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, o que envolve o desenvolvimento neuromuscular nas aulas de educação física escolar. O problema de pesquisa investiga como a prática dessa modalidade pode contribuir para a melhora das habilidades motoras dos estudantes. O objetivo geral é analisar os benefícios do voleibol no desenvolvimento motor, enquanto os objetivos específicos incluem compreender os fundamentos da modalidade, identificar as principais habilidades motoras trabalhadas e estabelecer a relação entre a prática do esporte e o aprimoramento das capacidades físicas das crianças e adolescentes. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica baseada em artigos acadêmicos indexados em bases como SciELO, LILACS, PubMed e Google Acadêmico. Como resultados da pesquisa apontamos que a prática sistematizada do voleibol contribui significativamente para o aprimoramento da coordenação motora, equilíbrio, agilidade e força muscular dos praticantes, além de favorecer a socialização e o trabalho em equipe. Conclui-se que a inclusão do voleibol no ambiente escolar pode ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento motor e social dos alunos, auxiliando na formação integral dos mesmos.Item Métodos de ensino do voleibol no âmbito escolar(2019-07-22) Nascimento, Maíra Gabriela Santana do; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/4270080580896380Este trabalho buscou evidenciar o método de ensino do voleibol utilizado na prática pedagógica de professores e treinadores, compreendendo os desafios e as possibilidades no ensino da referida modalidade. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo com a aplicação de um questionário semiestruturado com dezesseis professores e treinadores, de escolas públicas e privadas da cidade do Recife. O questionário objetivou inquirir acerca dos seguintes aspectos: os métodos de ensino utilizados no processo de ensino do voleibol, a ordenação dos gestos técnicos utilizados e as dificuldades e possibilidades para o ensino do voleibol. Os resultados nos mostram que os participantes conhecem os diversos métodos de ensino, e em grande maioria, utilizam o método de ensino do minivoleibol, buscando proporcionar a ampliação dos conhecimentos dos alunos, com atividades favoráveis ao desenvolvimento afetivo, social e cognitivo. Conclui-se que o estudo contribuiu para ampliação dos conhecimentos acerca da utilização do método de ensino do voleibol, em aulas de educação física e em escolinhas de iniciação, enriquecendo a discussão sobre o tema e contribuindo com a produção do conhecimento no campo da Educação Física.
