Navegando por Assunto "WhatsApp (Aplicativo de mensagens)"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item O uso dos aplicativos Whatsapp e Telegram no ensino das Ciências da Natureza: uma revisão sistemática da literatura(2021-07-15) Queiroz, Antônio Victtor Alves de; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/1840464693617513Na atual sociedade da informação as tecnologias digitais têm provocado significativas transformações também na educação, promovendo novas formas de comunicação e de interação social. Desse modo, o uso das tecnologias digitais, em especial o uso dos dispositivos móveis, tem possibilitado maior acesso a informações, que por sua vez, podem se transformar em conhecimento. Alguns dos recursos mais utilizados pelos indivíduos, por meio das tecnologias digitais, são os aplicativos para dispositivos móveis. Dentre os inúmeros aplicativos disponíveis, os de mensagens são os mais utilizados pela sociedade, que outrora tinham por função a comunicação entre as pessoas e agora assumiram um papel importante no processo de ensino e aprendizagem, assim, conhecer sua real contribuição no processo de construção do conhecimento se mostra importante. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo investigar de que forma os aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram estão sendo utilizados no ensino das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química). Para isso, realizamos uma revisão sistemática de literatura em algumas bases de dados (Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), tendo como referência o trabalho de Gonçalves, Nascimento e Nascimento. Como resultados encontramos um total nove trabalhos nas bases de dados investigadas. Além disso, constatamos que não haviam trabalhos utilizando o Telegram como recurso pedagógico. Por meio da descrição e análise dos estudos observamos que o aplicativo WhatsApp vem sendo utilizado no ambiente educacional, em que boa parte dos seus recursos são explorados. Contudo, a baixa quantidade de estudos encontrados utilizando o WhatsApp em sala de aula e a não existência de trabalhos com o Telegram no ensino das Ciências da Natureza apontam para a necessidade de mais pesquisas sobre estes aplicativos no ensino de Biologia, Física e Química, de modo que possamos saber qual é o real impacto do uso dos aplicativos de mensagens no processo de construção do conhecimento.Item Uma análise dos fenômenos da fala em conversas no WhatsApp(2019) Gois, Aline Raquel Sena de; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501Neste trabalho, nos propomos analisar a relação entre fala e escrita em mensagens de WhatsApp, na pretensão de, à luz das teorias emergidas da Linguística Textual, identificarmos fenômenos da fala, em manifestações decorrentes das interações cotidianas em conversas no ambiente do aplicativo de WhatsApp. De tal modo, nossas reflexões partiram da concepção amplificada sobre o que vem a ser um texto, diante das atuais formas com que nos relacionamos com a escrita, possibilitadas pela internet, através dos recursos tecnológicos. A escolha do nosso lócus de pesquisa se justifica pela sua aproximação com as características do gênero oral, conversação espontânea, decorrentes do uso das ferramentas nele disponíveis, nos conferindo um potencial corpus para as nossas análises. Desta forma, pretendemos analisar, com um olhar ampliado sobre o limite do texto, as características das duas modalidades de uso da língua, em que as atuais teorias afastam a perspectiva dicotômica entre ambas, nos fazendo reconhecer atividades de construção do texto falado. Portanto, estaremos atentos às recorrências das quais os participantes se valem para construir os sentidos dentro dos eventos de fala em conversas provenientes do WhatsApp. Para esse fim, contamos com o suporte teórico de Koch, (2006; 2009, 2013), Marcuschi (2007), Cavalcante e Custódio Filho (2010), Fonseca (2011), Cavalcante (2013), Fonte e Caiado (2014), Barbosa (2016), Pereira Lima Carvalho e Acioli (2017) e Oliveira (2018). O corpus de nosso trabalho foi coletado a partir de prints provenientes de conversas do WhatsApp, em três grupos distintos que vêm a ser um grupo de trabalho, cujas conversas se propõe a ser mais limitadas aos assuntos de negócios; um grupo de amigos com temas de conversas livres, e um grupo de conversa com um contato privado. No período da coleta, nos dedicamos a observar as interações estabelecidas entre os falantes, averiguando que a fala e a escrita mantém uma relação no entrecruzamento de suas características, tais como o nível de formalidade e informalidade das interações, que influenciam a dinâmica das interações, a escrita, a progressão tópica, o tempo de resposta, entre outros aspectos que nos possibilitou identificar marcas da fala nas conversas do WhatsApp, tal qual comprovaremos no decorrer de nosso trabalho.
