TCC - Bacharelado em Engenharia de Alimentos (UAG)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2954
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Construção de sistemas automatizados para pasteurização de leite e produção de iogurte natural(2019-12-13) Lopes, Iara Alves; Sátiro, Caio Veloso; http://lattes.cnpq.br/5600422570915932; http://lattes.cnpq.br/3637573564003712O leite devido a sua composição é um excelente meio de cultura para o desenvolvimento de microrganismos, o tornando um alimento muito suscetível a rápida deterioração. Para aumentar o prazo de conservação deste produto podem ser utilizados tratamentos térmicos, e um destes tratamentos é a pasteurização, que é um tratamento capaz de eliminar microrganismos patogênicos e deteriorantes. Dentre os principais derivados do leite tem-se o iogurte que é produzido a partir da fermentação ácido-lática por meio de uma mistura simbiótica de bactérias láticas. Na pasteurização do leite assim como na produção de iogurte é necessário o monitoramento e o controle de variáveis que são importantes para o processo e assegurem um padrão de qualidade para o produto obtido. O objetivo deste trabalho consiste na construção de um sistema fechado de pasteurização lenta de baixo custo em escala piloto e no desenvolvimento de um sistema de fermentação para produção de iogurte utilizando a tecnologia arduino para controle e monitoramento dos processos. No sistema fechado para pasteurização lenta, a água utilizada para aquecimento/resfriamento do leite é a mesma em todo processo, as variáveis monitoradas são a temperatura, o tempo e o nível de água do reservatório principal, variáveis devidamente controladas através de sensores e atuadores conectados a plataforma arduino. Para o desenvolvimento do sistema de monitoramento e controle da etapa de fermentação do iogurte, as variáveis monitoradas são a temperatura, o tempo e o pH, sendo o controle aplicado a temperatura. O controle de temperatura para ambos os sistemas desenvolvidos se mostrou eficiente devido à rápida resposta dos sistemas por meio dos sensores de temperatura e atuação rápida dos relés para ligar/desligar os meios de aquecimento. O monitoramento do pH apresentou um bom desempenho devido a rápida leitura, o que permitiu detectar claramente as diferenças entre as curvas de fermentação das amostras utilizadas e o grande número de medições foi determinante para obter curvas precisas. Os sistemas desenvolvidos apresentaram um bom potencial para sua utilização tanto pelo seu desempenho como pelo custo, podendo se destacar a vantagem da utilização destes sistemas para pequenos produtores de leite, que podem fazer uso destes equipamentos para desenvolvimento tecnológico da propriedade, produzindo com qualidade e segurança.Item Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO): Betânia Lácteos SA(2019-02-05) Silva, Vitória Bezerra da; Chinelate, Gerla Castello Branco; http://lattes.cnpq.br/3083684128673144; http://lattes.cnpq.br/0755617440768723O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é um instrumento agregador de conhecimentos para todo estudante de engenharia de alimentos em formação, permitindo o desenvolvimento de habilidades, o ajuste de perfil profissional e ainda a prática de conhecimentos teóricos de forma dinâmica. O objetivo deste trabalho é a descrição das atividades desenvolvidas durante o período de ESO, realizado na Betânia Lácteos S/A, uma empresa líder do mercado de lácteos no Nordeste, com 5 fábricas, 9 centros de distribuição e 50.000 pontos de venda. A unidade concedente de estágio localiza-se em Pedra-PE, a qual produz leites UHT integral e desnatado, leite condensado e leite pasteurizado. As atividades desenvolvidas compreenderam o setor de controle de qualidade, abrangendo análises físico-química, microbiológica e sensorial desde a matéria-prima ao produto acabado e seu acompanhamento pós produção até o fim de validade. As análises permitiam a realização de qualquer intervenção necessária durante o processo produtivo, revertendo anormalidades e prosseguindo o envase. O período de realização do ESO, permitiu unir teoria e prática e entender a extensão da aplicabilidade de tudo que foi visto durante o curso, abrindo horizontes acerca do quanto ainda é necessário aprender. O estágio curricular trás um despertar de ideias, promove a capacidade de resolução de problemas, percepção e adaptação ao dinamismo industrial e aperfeiçoa habilidades como proatividade e criatividade. Após o estágio, o graduando se torna mais apto a lidar com as exigências dadas a sua profissão, estando apto a exercer funções a ele delegadas dentro de uma indústria de alimentos.
