Licenciatura em Pedagogia (UAG)
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APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A música e a troca de sentimentos: uma abordagem da linguagem musical na sala de aula(2018) Oliveira, Lídia Janieide de; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082; http://lattes.cnpq.br/2888805899604780Este trabalho buscou gerar uma reflexão acerca dos aspectos essenciais do Ensino da Música, levando em conta as suas diversas possibilidades, quando encarada como forma de conhecimento necessária ao ser humano. Na sua feitura, destacamos desde alguns meandros históricos do Ensino da Música no Brasil, até os aspectos mais voltados para a legislação, como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e alguns documentos norteadores, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O diferencial neste texto, ocorre não só pela exposição de um breve histórico de fatos e leis, que regeram e regem o Ensino da Música no Brasil, mas também por ter buscado fulcrar uma refrexão sobre a inserção de Ensino da Música nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, usamos como base algumas teorias de músicos-pedagogos, que viam no Ensino da Música uma rica oportunidade de desenvolver os aspectos afetivos, cognitivos e psicomotores dos alunos. Para subsidiar esta pesquisa, não nos contentamos apenas com uma abordagem teórica, mas buscamos confirmação na concretude do fazer educacional com a música, estabelecendo relação entre as teorias apresentadas e a prática de aulas de música, observadas em uma escola do Agreste Meridional, enfatizando a música como uma pedagoga humana na troca de sentimentos, dentro da escola.Item A música na educação infantil: intervenção com o livro didático Bandinha DÓ RÉ MI(2019) Santos, Jaíne de Siqueira; Souza Júnior, Cláudio Galvão de; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082; http://lattes.cnpq.br/4962378893474390; http://lattes.cnpq.br/6819587873371892Esta pesquisa teve como objetivo intervir com música em uma escola de Educação Infantil Municipal de Garanhuns através do livro didático intitulado: BANDINHA DÓ RÉ MI, Método de Musicalização Infantil. Para tanto, buscamos observar se ele está adequado à Proposta Educacional Infantil do Município de Garanhuns, referente ao que deve ser trabalhado em sala de aula com música. Procuramos identificar, através de entrevistas, como está sendo trabalhada a música na Educação Infantil, na referida escola. Aplicamos, na sala da Educação Infantil II, algumas atividades do livro “BANDINHA DÓ RÉ MI”, durante a disciplina de Estágio I, quando utilizamos uma sequência didática com musicalização, elaborada por nós, que continha em alguns momentos a intervenção com o livro. Por fim, analisamos e discutimos os resultados encontrados. Realizamos a entrevista com três professoras da Educação Infantil, que não possuíam formação musical. Através da entrevista e das observações, percebemos que a música não era trabalhada em seus aspectos específicos, como por exemplo, som, silêncio e ritmo, como sugeria a proposta do Município de Garanhuns utilizada pela escola. Constatamos que as professoras não utilizavam nenhum livro didático, apesar de existirem livros com esse tema na sala de leitura da escola. Observamos, ainda, que os livros encontrados não contemplavam totalmente a Proposta Municipal, pois trabalhavam os aspectos específicos da música separadamente. A partir dessas observações e levantamentos bibliográficos, foram realizadas três intervenções, usando o livro BANDINHA DÓ RÉ MI, para introdução dos primeiros conhecimentos dos aspectos musicais específicos com as crianças. Como resultados desta intervenção, conseguimos demonstrar que o livro sugerido atende às especificidades da Proposta Municipal e pode orientar as professoras sem formação musical quanto à prática de musicalização na Educação Infantil. Por meio das atividades, percebemos que as crianças compreenderam o que era ritmo, som, silêncio e notação musical, entre outros aspectos. Por fim, a partir da apresentação de um coral dos alunos, acompanhados por instrumentos confeccionados por eles, observou-se uma integração e socialização entre os alunos e também professoras. Com isso concluímos que é possível introduzir, na Educação Infantil, a música com suas especificidades, uma vez que as crianças conseguiram apreender os assuntos sem dificuldades, além de demonstrar que é possível o professor lecionar com música, mesmo sem ter uma formação específica, baseando-se apenas em alguns bons direcionamentos do livro.Item Evasão escolar na EJA(2012-11-12) Correia Júnior, Josemildo Gomes; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082Este trabalho tem como objetivo identificar a taxa de evasão que oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA), caracterizar a metodologia de ensino da modalidade EJA; traçar um perfil socioeconômico dos alunos, e por fim, identificar os motivos de volta à escola e de sua permanência. Tomamos como objetivo geral a analise das relações entre evasão escolar, a volta á escola, a metodologia de ensino e o perfil socioeconômico e sócio- cultural dos alunos. O estudo terá embasamento de teóricos e pesquisadores, como: Freire, Barcelos, Arroyo, Tavares e Gonçalves, entre outros, que servirão de subsídios para tentar suscitar a questão que norteia o trabalho em questão: Quais são as principais causas que levam os alunos da EJA a não permanência regimental na sala de aula e por quê da volta e sua permanecia? Os resultados obtidos apontam para a melhoria das condições de vida como causa principal para a volta e permanência, enquanto as condições de trabalho aparecem como responsáveis pelo afastamento.
