Licenciatura em Pedagogia (UAG)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2961
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item As HQS na escola: disseminando saberes e compartilhando aprendizagens(2019-02-04T02:00:00Z) Andrade, Ialle Juliana Marques; Silva, Valdirene Moura da; http://lattes.cnpq.br/8238548957613487; http://lattes.cnpq.br/1858714316525626A presente pesquisa traz como pergunta norteadora: De que maneira as HQs podem ser utilizadas como ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem? A partir dessa inquietação, traçamos como principal objetivo contribuir metodologicamente para a utilização das HQs enquanto recurso didático. Alicerçando-se nas etapas de uma pesquisa-ação, buscamos alterar a situação inicial constada que se caracterizava pela ausência da utilização das HQs enquanto recurso didático/pedagógico, através de intervenções no formato de oficinas pedagógicas realizadas com professoras de uma escola em Garanhuns/PE. Desse modo, propomos as docentes reflexões sobre a linguagem dos quadrinhos enquanto instrumento aliado nos processos de ensino e aprendizagem. Com a finalidade de trazer contribuições metodológicas, considerando a potencialidade dinâmica e desafiadora das HQs propomos a execusão de um projeto intitulado “HQzando”. As ações desenvolvidas levaram a uma modificação de compreensão, possibilitando as docentes uma ampliação da forma com que concebiam as HQs passando a enxergar suas potencialidades para o campo educacional. A execusão do projeto proposto possibilitou a constatação de que é possível utilizar as HQs para abordar as mais variadas temáticas, configurando-se um forte recurso pedagógico.
