Licenciatura em Pedagogia (UAG)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2961

Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O trabalho com leitura numa turma multisseriada do município de Palmeirina - PE
    (2019) Andrade, Maria Jucielly Gomes de; Silva, Leila Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/5525936095476415; http://lattes.cnpq.br/7026197093629236
    Esta pesquisa foi desenvolvida numa turma multisseriada de uma escola do campo localizada no município de Palmeirina-PE. Tivemos como objetivo analisar como ocorre o trabalho com o eixo da leitura numa turma multisseriada e para isso escolhemos a pesquisa qualitativa de cunho etnográfica, pois observamos diretamente os métodos no campo da pesquisa. Nos apoiamos em pesquisas, estudos e pensadores como: Solé (1998); Martins (1994); Antunes (2006); Dicionário de Educação do campo (2012); Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2015), dentre outros estudos relacionados ao tema. Os dados nos ajudaram a ampliar a ideia de como acontece o trabalho com leitura em uma sala de aula e quais estratégias são mobilizadas pelo professor para esse processo. A professora colaboradora da pesquisa tem como estratégia de ensino a diversificação dos textos para determinados níveis de ensino de sua turma, mas identificamos a ausência, em algumas das propostas desenvolvidas por ela, da mobilização de estratégias de leitura que estimulassem melhor a compreensão dos textos, como as sistematizadas por Solé (1998).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A utilização da tecnologia digital na educação infantil
    (2019) Melo, Ariane da Silva Wanderley; Silva, Valdirene Moura da
    A presente pesquisa traz como pergunta norteadora: Qual a contribuição das Tecnologias Digitais quando inserida nos processos de ensino e aprendizagem da Educação Infantil? A partir dessa inquietação, traçamos como principal objetivo compreender como a Tecnologia Digital pode auxiliar no trabalho pedagógico na Educação Infantil. Alicerçando-se nas etapas de uma pesquisa-ação, buscamos mostrar os benefícios do uso das Tecnologias Digitais quando utilizada como uma ferramenta pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, através de intervenções desenvolvidas por um projeto intitulado: “Com a Tecnologia Digital eu posso ensinar o que quiser”, realizada em uma turma do Infantil II, no município de Garanhuns-PE. No ensejo de trazer contribuições metodológicas levando em consideração a influência das Tecnologias Digitais no âmbito educacional, a execução do projeto proposto possibilitou a constatação de que é possível utilizar a Tecnologia Digital para abordar as mais variadas temáticas, configurando-se um forte recurso pedagógico.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O lúdico na educação infantil: aspectos presentes na prática docente
    (2019-02-14T02:00:00Z) Silva, Carlene Michely Pereira; Pontes, Juliana Galindo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736
    O presente artigo tem por finalidade compreender a importância que os jogos e as brincadeiras podem trazer para os alunos da educação infantil quando incluídos como uma ferramenta pedagógica. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e uma entrevista com uma professora que atua na educação infantil. A partir dos resultados é possível dizer que a ludicidade exerce um papel de facilitador da aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico muito importante para a construção do desenvolvimento intelectual e social, provocando uma aprendizagem mais prazerosa e significativa para a criança. Portanto, assumir uma metodologia lúdica é de suma importância uma vez que esta trabalha o indivíduo com um todo, estimulando habilidades motoras, afetivas, sociais, morais e cognitivas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A prática docente e a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2019-02-14T02:00:00Z) Santos, Roberto Cassimiro dos; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; http://lattes.cnpq.br/2457531285655008
    O presente trabalho resulta da elaboração da monografia de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). Para a realização do mesmo, partimos da seguinte indagação: como ocorre o ensino da cartografia nas aulas de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa trata-se de investigar como o professor leciona os conteúdos de cartografia nas aulas de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, realizada em uma escola pública do Ensino Fundamental do município de Garanhuns-PE, no mês de dezembro de 2018. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma entrevista semiestruturada, contendo 11 questões direcionadas a 05(cinco) professores do 1° ao 5º ano. A pesquisa demonstrou que alguns professores entrevistados têm dificuldades e insegurança em trabalhar a cartografia para os alunos e que às vezes, recorrem à ajuda de amigos que são formados na área (Geografia) e pesquisam em livros ou na internet uma melhor maneira de ensinar. Os resultados também apresentaram que os sujeitos da pesquisa consideram o ensino da cartografia importante, uma vez que possibilita uma leitura de mundo que o aluno só consegue realizar, se o professor estiver seguro, conhecer o assunto e souber mediar os conteúdos da Geografia em suas aulas. Desta forma, a compreensão da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental é de suma importância, visto que, o aluno levará este conhecimento por todo o período em que estiver na escola e mesmo após sair dela.