04.1 - Graduação (UAG)
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Item A educação anarquista na literatura acadêmica brasileira(2019-01-31T02:00:00Z) Souza, Tarcis Silva de; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/9796985357020792O presente trabalho busca, partindo de estudos e reflexões obtidas no decorrer do presente curso e de estudos individuais a respeito do tema, tomando por base artigos acadêmicos já publicados em periódicos científicos acerca do tema, aspectos práticos, teóricos e éticos a respeito de uma educação livre das amarras apresentadas pela instituição estatal. A defesa de uma educação livre – em especial no cenário educativo Brasileiro – se dá em face das eminentes falhas do sistema estatal de ensino desde a sua concepção, a qual se mostrou violenta aos indivíduos, impossibilitando o pensamento reflexivo. Partindo das discussões levantadas por Rothbard, Colson, Proudhon, Bakunin, Silva, Althusser, Oliveira Thoreau, e Gallo, foi possível estabelecer um diálogo consistente acerca dos aspectos éticos, morais e práticos de uma educação sem a influência do Estado Já em relação a metodologia adotada, é necessário definir que se trata de uma pesquisa bibliográfica, em face dos próprios objetivos definidos para a realização da mesma, questão de pesquisa, e caracterização da mesma. Também foi possível no decorrer do trabalho, observar os referenciais que mais apareceram nos artigos selecionados, para assim, traçar de maneira mais reflexiva os paradigmas e desafios do pensamento anarquista no cenário educacional Brasileiro. Por fim, busco estabelecer novas perspectivas a respeito da educação nacional, e travar um novo diálogo a respeito da mesma.Item A figura do coordenador pedagógico e o papel da escola na construção da identidade cultural(2019-02-15T02:00:00Z) Lima, Ryanne Mayse Chalega; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/4008931055835302A profissão da coordenação pedagógica recebe um grau específico de importância mediante a função social que esta exerce em ser a articuladora entre as propostas curriculares e os docentes da instituição no campo pedagógico, organizando juntos a estes a reflexão, a participação e os meios para a implementação da mesma, de tal forma que a escola possa cumprir sua tarefa em garantir o direito de todos os alunos de aprender. Neste sentido, o presente trabalho se propôs a realizar uma pesquisa exploratória em uma comunidade quilombola do município de Garanhuns-PE, foi adotado como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada tendo como foco a gestão educacional e o papel desempenhado pela coordenação pedagógica no processo de organização do trabalho educativo. Compreendendo a Educação Quilombola enquanto modalidade específica que deve ser contemplada em todos os seus aspectos a fim de possibilitar uma sociedade mais justa e igualitária e, portanto, as especificidades étnicas desse grupo social exigem um trabalho diferenciado na atuação do coordenador pedagógico. Buscamos analisar que ações são desempenhadas no âmbito da gestão escolar em especial pela figura da coordenação pedagógica para o processo de construção da identidade cultural. Enquanto resultados obtidos foi possível analisar que muitos são os limites e desafios enfrentados pelo coordenador na tentativa de desenvolver sua função articuladora, cumprindo importante papel sendo ator privilegiado em garantir o direito à Educação Quilombola de qualidade.Item A presença do educador do sexo masculino na educação infantil: um estudo bibliográfico(2018-08-31T03:00:00Z) Conceição, Erica da; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/5976012426913474O presente trabalho de conclusão de curso, intitulado “A presença do educador do sexo masculino na educação infantil: um estudo bibliográfico”, tem por objetivo geral analisar as produções científicas do ano de 2001 a 2018 referentes ao professor do sexo masculino na educação infantil, os objetivos específicos foram: a) Investigar na web produções científicas que refletem acerca de professores do gênero masculino na educação infantil. b) Compreender através das pesquisas levantadas qual a perspectiva que a comunidade acadêmica tem sobre o gênero masculino na educação infantil. A pesquisa foi bibliográfica e documental, de tipo exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, para a obter os resultados foi utilizado dez artigos que elucidavam sobre o tema no ano de 2001 a 2018. Para encontrar as pesquisas relacionadas ao tema foi aplicado o seguinte critério de busca utilizamos as seguintes expressões: homem na educação; relações de gênero na educação infantil; professor do sexo masculino na educação infantil; preconceitos dos docentes do sexo masculino na educação infantil; trabalho do docente do sexo masculino na educação infantil. Após a busca foram encontrados alguns trabalhos na área como teses, dissertações, TCC e artigos. Os dados revelaram que os trabalhos nessa área aparecem de forma muito tímida, e que os homens continuam sendo minoria na educação infantil pelo preconceito que a profissão sofre, desvalorização salarial e a representação devido a profissão ser considerada socialmente feminina.Item A utilização da sequência didática interativa no ensino da astronomia nos anos inicias do ensino fundamental(2019-07-26T03:00:00Z) Barros, Edileuza da Silva; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/4550204971901245Este trabalho apresenta os resultados da construção teórica para a elaboração de atividades de Astronomia: O Sistema Sol, terra e lua em uma turma de 4º ano do ensino fundamental, utilizando a Sequência Didática Interativa como ferramenta de coleta de dados, com o objetivo de analisar os conhecimentos prévios dos alunos e as possíveis mudanças destes conhecimentos dos alunos do 4º ano do ensino fundamental em relação a astronomia sistema sol, terra e lua. A pesquisa-ação é principalmente uma modalidade de intervenção coletiva inspirada nas técnicas de tomadas de decisão, que associa atores e pesquisadores em procedimentos conjuntos com vista a melhorar uma situação precisa, avaliada com base em conhecimentos sistemáticos da situação inicial e apreciada com base em uma formulação compartilhada de objetivos de mudanças. Buscando evidenciar a necessidade e a importância da pesquisa e da participação ativa dos alunos nas aulas. Com foco nos movimentos de rotação dia e noite, translação da terra e as estações do ano, e as fases da lua. Abordagem qualitativa é um método de investigação científica em que se estuda as suas particularidades e experiências dos sujeitos envolvidos. Após o levantamento prévio dos alunos e as reflexões teóricas propomos atividades práticas que envolveram os alunos de forma dinâmica e prática ao mesmo tempo, sempre por meio da dialogicidade para facilitar a interação entre os pares, o que nos possibilitou desenvolver habilidades, na fala e na escrita, bem como na aquisição da linguagem científica e seu uso. Por meio do depoimento do aluno, podemos perceber que houve uma aprendizagem significativa com a apropriação de novos saberes.Item A utilização do computador como recurso didático - pedagógico em uma creche do município de Garanhuns - PE(2019) Santos, Lucivânia Bernardo dos; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/7901200189102635O presente artigo vem apresentar um estudo acerca do uso do computador como recurso pedagógico em uma creche do município de Garanhuns – PE. A pesquisa teve como objetivo identificar se a informática auxilia no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos escolares no âmbito da educação infantil, por se tratar de uma ferramenta que se destaca dentre os meios tecnológicos. O tipo de pesquisa escolhido foi a pesquisa-ação e a observação participante, com abordagem qualitativa das atividades realizadas no contexto da ação dos “UCAs itinerantes”, que tem como objetivo proporcionar o uso dos “UCAs” nas escolas que não foram contempladas com salas de informática permanentes. Constatamos durante a pesquisa que o uso do computador na educação infantil contribui para o desenvolvimento da aprendizagem dos conteúdos pedagógicos, do raciocínio lógico e na habilidade da coordenação motora.Item Afetividade: um elemento essencial para a inclusão de alunos surdos(2019-12-23T03:00:00Z) Ramos, Jaidete Pereira Melo; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845O tema tem como justificativa a importância da afetividade como um elemento essencial nas relações das pessoas envolvidas na educação de alunos surdos como suporte para romper as barreiras encontradas nas escolas do município de Bom Conselho, PE. Neste sentido observamos o profissional ‘interprete de Libras’ como a pessoa que absorve a maior atenção desses alunos dentro da escola, tendo em vista o pouco conhecimento da língua de sinais tanto dos profissionais diretamente ligados a esses alunos como também eles próprios, que chegam à escola com uma linguagem própria, desenvolvida apenas através da interação com a família, uma das razões responsável por parte das dificuldades da aprendizagem e do trabalho do interprete. Neste sentido o que nos chamou a atenção em especial foi o fato da função desempenhada pelo intérprete de Libras neste senário escolar que atua dentro de uma sala de aula onde pelo pouco conhecimento da língua de sinais, a professora tem pouca participação direta com os alunos surdos durante as aulas, tendo dificuldades de suprir neste contexto, essas necessidades de ensino. Contudo, visto que ser surdo não é um problema, pois são capazes de levar uma vida totalmente normal, o problema é a barreira da comunicação que os privam de uma inclusão social. O interprete por esses motivos tem a necessidade de comportar-se como um instrutor e professor, além da sua própria função, ultrapassando as limitações trazidas nos princípios fundamentais do código de ética, do Regimento Interno da Federação Nacional de Integração dos Surdos (FENEIS). Assim fundamentados nos estudos teóricos de Quadros (2004), Lacerda (2012), Carvalho (2012a; 2012b; 2016), Freire (1996) entre outros, bem como, nas leis vigentes do país. Buscou-se a partir de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo através de observações e entrevistas semiestruturadas, colher o máximo de informações possíveis com o objetivo de compreender melhor o que acontece nessas relações, no propósito de analisar e responder ao seguinte problema: O quanto a afetividade tem relevância na inclusão e educação desses alunos? Sendo observado como um sentimento que move os atores sociais nessa relação, nos apoiam na teoria de Wallon (1975, 1995), que a escola deva oferecer uma formação integral, independentemente de ser aluno especial ou não, valorizando as três dimensões, segundo ele: cognitiva, afetiva e motora por acreditar nessa integração e que não há desenvolvimento sem afetividade.Item Desafios dos pedagogos para atuar em unidades prisionais: revisitando a literatura acadêmica(2018-08-31T03:00:00Z) Leonardo, Taís Melo da Silva; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/4399468575211976A educação em unidades prisionais ainda reflete um construto histórico sombrio que permeia este espaço, e que muitas vezes, termina por inibir ou coagir os profissionais que podem atuar neles, existem de fato, diversos problemas que só corroboram cada vez mais para a sucumbência do sistema prisional brasileiro, e apesar da legitimação e obrigatoriedade da oferta de educação em estabelecimentos penais, ao lançarmos um olhar para esta, nos deparamos com um universo ainda limitado, tanto quanto as demais ações direcionadas as unidades prisionais bem como para o sistema educacional brasileiro. Portanto, é necessário desvelar cada vez mais os processos inerentes às unidades prisionais, e neste caso, ir mais afinco no que compete a oferta de educação e a formação dos professores, e mais especificamente de pedagogos que atuam nestes espaços. As discussões que se tem proposto nesta pesquisa, correspondem à necessidade de conhecer e apresentar um dos espaços de atuação do pedagogo que não é tão convencional, que neste caso, refere-se a sua atuação em unidades prisionais. Para tanto, propõe-se enquanto objetivo geral: analisar a trajetória e desafios da educação nas prisões sob o recorte da formação docente; e específicos: apresentar os principais marcos legais da educação nas prisões no Brasil e realizar um levantamento sistemático em plataformas virtuais de: artigos científicos publicados em anais, periódicos e revistas, assim como monografias, teses e dissertações que apresentassem enquanto objeto de pesquisa o pedagogo e sua atuação em unidades prisionais. Esta é uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa e quantitativa, o instrumento utilizado para coleta de dados foi o levantamento de registros escritos, analisados sob o viés da análise conteúdo. Foram identificados e analisados 34 documentos entre oficiais e pesquisas acadêmicas, que assinalaram a necessidade de dialogicidade entre o que se necessita na realidade educacional prisional e os cursos de formação inicial e continuada, bem como das políticas públicas de formação e educação nas prisões.Item Formação de professores para a educação infantil: um olhar dos egressos do Curso de Pedagogia da UAG-UFRPE(2018-08-31T03:00:00Z) Cavalcante, Nataly Santana Luna; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/7321602447120816O presente Trabalho de Conclusão de Curso, tem por objetivo geral analisar a formação inicial oferecida pelo curso de Pedagogia da UAG-UFRPE com base na percepção dos egressos, como objetivos específicos busca investigar as percepções dos egressos do curso de Pedagogia da UAG-UFRPE sobre sua formação inicial na Educação Infantil e verificar a atuação dos egressos no nível da Educação Infantil. A pesquisa foi documental, de tipo exploratória e abordagem quantitativa e qualitativa, para obtenção dos resultados foi utilizado um questionário. Os resultados apresentados neste trabalho são um recorte de uma pesquisa que realizei no PIBIC intitulado “Os egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG/UFRPE dizem sua palavra: a formação inicial em debate”. A pesquisa foi realizada com os egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG-UFRPE. Ao total a universidade possuía até a finalização da pesquisa 366 egressos que foram contactados através de e-mail, Whatsapp e Facebook, chegando 59 respostas para análise. Os dados revelaram que os egressos se sentem satisfeitos com a formação oferecida no curso de Pedagogia da UAG-UFRPE na Educação Infantil, principalmente na parte teórica, mas algumas lacunas foram apontadas, principalmente a falta de uma certa concepção de prática no curso. Dentre as sugestões destacaram-se maior carga horária de estágio, eventos e a implantação de um laboratório escola, que mais se destacou, afirmando mais uma vez a necessidade de mais prática no curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG-UFRPE. Finalizando, este trabalho aponta uma contribuição para professores, gestores e coordenadores para reflexão de suas práticas através da avaliação dos egressos que estão atuando ou não na Educação Infantil.Item Formação inicial de pedagogas e pedagogos: análise sobre a presença de informática na educação nos projetos políticos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia de Universidades Públicas do Brasil(2018-12-12T02:00:00Z) Brito, Ana Clara Serpa Toscano de; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/2804124379972835O presente trabalho descreve resultados das atividades realizadas no projeto de iniciação científica, do qual fiz parte, intitulado de “Informática e formação de professores nos cursos de Licenciatura em Pedagogia de Universidades Públicas Brasileiras: aproximações”, motivado pela aparente falta de estudos documentais nesta área juntamente com a importância dada pelos referenciais teóricos do campo ao tema na formação de docentes. A pesquisa teve como objetivo geral contribuir com a investigação da presença de conteúdos ligados à informática nos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) de Licenciatura em Pedagogia de universidades públicas brasileiras. Essa é uma pesquisa básica, com relação ao tipo é uma análise documental, teve uma abordagem quanti-qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados a documentação. Utilizamos pesquisas dos últimos 3 anos (2013 – 2016) relacionadas ao tema, encontradas em repositórios virtuais, o que corroborou com a motivação inicial deste trabalho, possuindo 39 pesquisas documentais sobre o tema. Mais especificamente procuramos contribuir com a análise dos PPCs de Licenciatura em Pedagogia de vinte e sete universidades públicas brasileiras, prioritariamente, em nível de capitais. Subsequente da definição das instituições e dos cursos a serem pesquisados, buscando e recuperando esses documentos dos 27 cursos das instituições selecionadas, posteriormente documentando e analisando segundo a perspectiva de análise de conteúdo, identificando os pontos principais que os referenciais mais enfatizaram. A partir desse estudo percebemos a necessidade de realizar mais estudos dentro da formação inicial da/o pedagoga/o quanto ao trabalho teórico e reflexivo da temática de informática aplicada à educação. Consideramos relevante adaptar os documentos acerca dessa temática, pois é a partir destes que se pode legitimar maiores discussões e estudos que englobem novas perspectivas do tema nessa etapa de formação.Item O Conselho Municipal de Educação de Garanhuns no ano de 2017: um estudo de caso(2018-03) Almeida, Jacqueline Emery de; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/1193136534340834Este trabalho, resultado de uma pesquisa para elaboração do trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Pedagogia, intitulado “O Conselho Municipal de Educação de Garanhuns em 2017: um estudo de caso” teve por objetivo geral “analisar o processo de reestruturação do Conselho Municipal de Educação de Garanhuns – PE” e como objetivos específicos “Resgatar a memória das gestões anteriores do Conselho” e “registrar as práticas, dificuldades, desafios e avanços vivenciados pelo Conselho em 2017”. A pesquisa de campo seguiu alguns princípios e procedimentos da abordagem exploratória e bibliográfica sendo realizada na Casa dos Conselhos, tendo como sujeitos três membros de cada uma das duas gestões do Conselho Municipal de Educação de Garanhuns. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. A pesquisa revelou no que diz respeito aos avanços que foram significativos na gestão atual devido a terem apenas um ano de atuação muitas conquistas já foram adquiridas. As dificuldades existem, mas os membros trabalham para que elas não atrapalhem as ações que são feitas e os desafios os estimulam a melhorar e realizarem seu trabalho. As lacunas existem diante da pouca participação da comunidade nas reuniões, mas acontecem com o mínimo de participantes que é exigido pelo quórum, sempre são as mesmas pessoas, em alguns falta preparo e conhecimento acerca das demandas do Conselho. Tendo em vista que os conselhos são um dos principais instrumentos de participação democrática, afirma-se a importância de representantes capacitados, escolhidos de forma democrática e que participem efetivamente dos debates e decisões para o exercício de uma cidadania ativa que priorize a defesa dos interesses coletivos, agindo com autonomia, respeitando os limites de suas competências.Item O uso do celular como ferramenta pedagógica no curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE / Unidade Acadêmica de Garanhuns(2018-08-31T03:00:00Z) Silva, Fernanda Maria de Melo; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/9824271133763123O presente trabalho discute o uso do celular na educação, trazendo resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos últimos anos causaram mudanças significativas nos âmbitos social, empresarial e educacional. A partir de leituras para a realização desta pesquisa, observamos que a forma de aquisição de conhecimento dos alunos já não é mais centrada nos professores, eles têm usado as (TIC), como por exemplo, celular como ferramenta de aprendizagem, buscando por documentos e tirando suas dúvidas. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o uso o do celular feito pelos alunos de curso de Licenciatura em Pedagogia da (UFRPE) / (UAG). Contamos com uma abordagem quantitativa e qualitativa, e os sujeitos da pesquisa foram os alunos do curso de Pedagogia. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e de campo. Como instrumento de coleta de dados, nos valemos do questionário. A investigação nos mostrou que os alunos do curso de pedagogia fazem de aplicativos do celular com fim de auxiliar as atividades didáticos pedagógicos. Os mesmos usam para a comunicação, partilhar informações, produzir e editar de trabalhos acadêmicos na sala de aula, realizar leituras, fazem também o uso do sig@UFRPE, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além de usares as redes sociais para se comunicar com os demais colegas, e realiza diversas pesquisas em ferramentas de produção online. Desse modo, afirmamos que é frequente a quantidade de alunos que usam o celular na Universidade, com o percentual de 97%. de 153 respondentes. Para os alunos, o uso do celular possibilita autonomia e é uma ferramenta de ensino e aprendizagem.Item Recortes de uma formação em processo: a produção de conhecimento no Curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG/UFRPE(2019) Alves, José Antônio Beserra; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845Este trabalho apresenta trabalhos produzidos e apresentados pelo estudante no contexto de sua formação no Curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG/UFRPE.
