04.1 - Graduação (UAG)
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Item As contribuições dos gêneros textuais no processo de ensino nas aulas de língua portuguesa no 6º ano do ensino fundamental II(2018-08-29T03:00:00Z) Barros, Elizabete Josefa de; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631; http://lattes.cnpq.br/2944534748981011Na busca de analisar as contribuições que os gêneros textuais podem trazer para os educandos do 6º ano do Ensino Fundamental, através de observações de aulas de português de uma professora, este trabalho consegue apresentar um breve panorama sobre as práticas com gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa, enquanto instrumentos didáticos. Numa perspectiva interacionista sociodiscursiva, esta pesquisa está amparada nas teorias propostas por Antunes (2003), Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2002, 2007 e 2008), que acreditam numa proposta de ensino-aprendizagem organizada a partir de gêneros textuais, atribuindo à linguagem e à interação a instrumentalização na construção do conhecimento e na formação do cidadão, tendo como objetivo geral o de investigar formas de se utilizar os gêneros textuais como ferramenta para o ensino da linguagem. Através da pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de natureza exploratória, tendo como técnica a observação, que permitiu uma análise quanto à proposta de trabalho do professor e sua relação com os gêneros. Nessas práticas, foi perceptível que a educadora em questão, muitas vezes, conseguia planejar bons momentos de leitura, demostrando possuir uma prática sistemática de gêneros textuais através do desenvolvimento de várias atividades desenvolvidas em sala de aula, contribuindo para a construção do conhecimento, enfocando a apropriação do sistema de produções textuais dos alunos.
