04.1 - Graduação (UAG)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2948

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A prática docente e a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2019-02-14T02:00:00Z) Santos, Roberto Cassimiro dos; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; http://lattes.cnpq.br/2457531285655008
    O presente trabalho resulta da elaboração da monografia de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). Para a realização do mesmo, partimos da seguinte indagação: como ocorre o ensino da cartografia nas aulas de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa trata-se de investigar como o professor leciona os conteúdos de cartografia nas aulas de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, realizada em uma escola pública do Ensino Fundamental do município de Garanhuns-PE, no mês de dezembro de 2018. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma entrevista semiestruturada, contendo 11 questões direcionadas a 05(cinco) professores do 1° ao 5º ano. A pesquisa demonstrou que alguns professores entrevistados têm dificuldades e insegurança em trabalhar a cartografia para os alunos e que às vezes, recorrem à ajuda de amigos que são formados na área (Geografia) e pesquisam em livros ou na internet uma melhor maneira de ensinar. Os resultados também apresentaram que os sujeitos da pesquisa consideram o ensino da cartografia importante, uma vez que possibilita uma leitura de mundo que o aluno só consegue realizar, se o professor estiver seguro, conhecer o assunto e souber mediar os conteúdos da Geografia em suas aulas. Desta forma, a compreensão da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental é de suma importância, visto que, o aluno levará este conhecimento por todo o período em que estiver na escola e mesmo após sair dela.