04.1 - Graduação (UAG)

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    Educação ambiental técnica: percepção ambiental na escola municipal Francino Albino da Silva – Quilombo Estrela – Garanhuns - PE
    (2018-08-15) Silva, Jennifer Ferreira da; Dill, Paulo Roberto Jaques; http://lattes.cnpq.br/4253323933047125
    Devido à crescente deterioração ambiental, faz-se necessária a utilização de novos métodos de preservação e sustentabilidade, através da aplicação dirigida da Educação Ambiental Técnica na formação do cidadão. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Francino Albino da Silva, com o intuito de despertar o pensamento crítico sobre a preservação ambiental e os efeitos da ação antrópica no meio em que se encontram os alunos. Para tal, foram aplicadas oficinas, palestras e atividades com foco em conhecimento e técnicas de preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e destinação correta dos resíduos sólidos, aliados aos conhecimentos ambientais e culturais desenvolvidos pelos membros da comunidade, a fim de melhorar a qualidade de vida do meio em que vivem. A realização da Percepção Ambiental ocorre pela aplicação de questionário que abordam temas ambientais e suas deteriorações. Desta forma a análise da percepção ambiental complementa a educação ambiental técnica, no sentido de ser o instrumento da avaliação do grau de conhecimento, entendimento e sensibilização dos alunos em relação as interações ambientais, ou seja, “indivíduo-natureza”. As atividades propostas na Escola Municipal Francino Albino da Silva foram realizadas na turma do infantil I e II e na turma do 1º e 2º ano do ensino fundamental I, sendo que a aplicação da percepção ambiental foi dirigida somente as séries do 1º e 2º ano. Diversas atividades práticas foram realizadas com as turmas do infantil e do fundamental I, possibilitando a aprendizagem através da brincadeira, como a produção de brinquedos recicláveis auxiliando no desenvolvimento da criatividade, no pensamento crítico, na preservação ao meio ambiente e no cuidado ao desperdício, favorecendo, via de consequência, a construção do entendimento da criança, através dos valores ecologicamente corretos.