04.1 - Graduação (UAG)
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Resultados da Pesquisa
Item Educação ambiental técnica, através da Sala Verde – UFRPE/UAG(2019-07-16) Moraes, Monalise de Melo; Dill, Paulo Roberto Jaques; http://lattes.cnpq.br/4253323933047125; http://lattes.cnpq.br/2167280235780603Com o crescimento populacional e o avanço tecnológico verifica-se um aumento do nível de consumo de produtos para suprir as necessidades de demanda desse crescimento. O avanço, apesar de contribuir para um bem-estar da população, apresenta diversos riscos ao meio ambiente, tendo em vista que os bens oferecidos da natureza são finitos. A falta de planejamento e conscientização do homem representa uma série de deteriorações ao meio ambiente, que a cada dia se intensifica produzindo grandes impactos ao planeta. Os reflexos das atividades humanas estende-se em uma escala global provocando a perda da biodiversidade, aumento da temperatura na superfície da terra, ocasionando constantes mudanças climáticas, aumentando o índice de desastres ambientais, a emissão de altas quantidades de gases lançadas na atmosfera, favorecendo diretamente o aquecimento global e a precipitação de chuvas ácidas, aumento do processo de desertificação de diversas áreas e entre inúmeros fatores responsáveis pela deterioração dos ecossistemas. O presente trabalho tem como principal função, transferir conhecimento de forma prática para formar o senso crítico da população, em relação à preservação do meio ambiente. Foram apresentados vídeos e oficinas ambientais como forma de sensibilizar os participantes através da conscientização, incentivando-os a criar projetos em suas futuras salas de aula, priorizando assim, o desenvolvimento sustentável e preservando os recursos naturais. As atividades foram desenvolvidas como forma de capacitação da turma de pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UAG, onde foi aplicado a percepção ambiental antes e após o desenvolvimento das oficinas através de questionário de vinte e oito questões, com temas relacionados à preservação do meio ambiente. Por meio da percepção, torna-se possível avaliar o conhecimento prévio dos participantes e quanto foi o ganho após o desenvolvimento do projeto. A educação ambiental técnica contribui positivamente para a formação de uma educação ambiental capaz de transformar o ambiente de convivência da população, possibilitando uma visão diferente de conservação dos ecossistemas.Item Educação ambiental técnica: percepção ambiental na escola municipal Francino Albino da Silva – Quilombo Estrela – Garanhuns - PE(2018-08-15) Silva, Jennifer Ferreira da; Dill, Paulo Roberto Jaques; http://lattes.cnpq.br/4253323933047125Devido à crescente deterioração ambiental, faz-se necessária a utilização de novos métodos de preservação e sustentabilidade, através da aplicação dirigida da Educação Ambiental Técnica na formação do cidadão. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Francino Albino da Silva, com o intuito de despertar o pensamento crítico sobre a preservação ambiental e os efeitos da ação antrópica no meio em que se encontram os alunos. Para tal, foram aplicadas oficinas, palestras e atividades com foco em conhecimento e técnicas de preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e destinação correta dos resíduos sólidos, aliados aos conhecimentos ambientais e culturais desenvolvidos pelos membros da comunidade, a fim de melhorar a qualidade de vida do meio em que vivem. A realização da Percepção Ambiental ocorre pela aplicação de questionário que abordam temas ambientais e suas deteriorações. Desta forma a análise da percepção ambiental complementa a educação ambiental técnica, no sentido de ser o instrumento da avaliação do grau de conhecimento, entendimento e sensibilização dos alunos em relação as interações ambientais, ou seja, “indivíduo-natureza”. As atividades propostas na Escola Municipal Francino Albino da Silva foram realizadas na turma do infantil I e II e na turma do 1º e 2º ano do ensino fundamental I, sendo que a aplicação da percepção ambiental foi dirigida somente as séries do 1º e 2º ano. Diversas atividades práticas foram realizadas com as turmas do infantil e do fundamental I, possibilitando a aprendizagem através da brincadeira, como a produção de brinquedos recicláveis auxiliando no desenvolvimento da criatividade, no pensamento crítico, na preservação ao meio ambiente e no cuidado ao desperdício, favorecendo, via de consequência, a construção do entendimento da criança, através dos valores ecologicamente corretos.Item Maquete temática: deterioração dos recursos hídricos(2019-02-14) Moraes, Guilherme Souza de; Dill, Paulo Roberto Jaques; http://lattes.cnpq.br/4253323933047125; http://lattes.cnpq.br/0640280937337680A falta de saneamento básico é um dos maiores problemas infraestruturais do Brasil. Praticamente metade da população não tem saneamento básico de qualquer tipo. Os prejuízos são sentidos por todos, mas alguns números demonstram desigualdades: as crianças são as mais afetadas em termos de mortalidade; o Norte e o Nordeste são as regiões com piores índices de assistência; a população rural é a mais marginalizada. Rios, praias e ruas são frequentes destinos. A maioria dos tipos de fossas polui, porém a poluição não é facilmente observável, já que vai para o subterrâneo, para o lençol freático. Os lençóis freáticos alimentam rios e reservatórios. Dessa forma a qualidade de água que sai de uma nascente pode influenciar a qualidade da água dos reservatórios. Simultaneamente, existem soluções que podem ser empregadas na zona rural para o tratamento de resíduos de esgoto. Uma das soluções é o modelo denominado Tratamento de Efluentes Caseiros de Rocha (2001), que é um tipo de fossa ecológica onde os dejetos são fermentados e mineralizados e plantas absorvem os minerais e a água. No entanto, para aplicação dessa tecnologia, a população da zona rural precisa conhecer e compreender a importância dela, o que pode se dar através da Educação Ambiental ou da Extensão Rural. Este trabalho teve como objetivo elaborar uma maquete temática que pudesse auxiliar alunos a compreenderem o funcionamento da tecnologia, comparando-o com um sistema rudimentar de esgotamento sanitário (sumidouro). A maquete temática reproduziu esses dois modelos de esgotamento sanitário e obteve boa percepção dos alunos quanto a diferença na qualidade da água. A maquete temática pode ser, portanto, trabalhada em turmas de Educação Ambiental para demonstrar a contaminação dos recursos hídricos através do sistema de esgotamento sanitário.Item Um olhar sobre a educação ambiental: perspectivas do professor e do coordenador pedagógico(2019-02-13) Correia, Hellen Cricia Vilela; Souza Júnior, Cláudio Galvão de; http://lattes.cnpq.br/4962378893474390; http://lattes.cnpq.br/4030721971150189A escola é um elemento crucial para criar a consciência ambiental, o ideal é que a temática ambiental esteja presente desde os anos iniciais e acompanhe o aluno durante todos os níveis de ensino. O objetivo geral desse trabalho foi de conhecer a realidade da Educação Ambiental sob a perspectiva do professor e do coordenador pedagógico. A presente pesquisa tem como sujeitos duas coordenadoras e quatro professoras da educação infantil e do primeiro ano do ensino fundamental de duas escolas públicas localizadas no município de São João – PE e no de Garanhuns – PE. O instrumento de pesquisa para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada com quatro professores e duas coordenadores. Diante do levantamento de dados, pode-se perceber que as questões apresentadas pelos professores e pelas coordenadoras das duas escolas são semelhantes quanto a importância de se ensinar e desenvolver atividades em Educação Ambiental. E, apesar das limitações e dificuldades, é notório que existe empenho e atividade conjunta no desenvolvimento do trabalho com a Educação Ambiental.Item Educação ambiental: percepção da temática entre os discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia(2018-09-03) Silva, Maria Gercivania da; Souza Júnior, Cláudio Galvão de; http://lattes.cnpq.br/4962378893474390; http://lattes.cnpq.br/2995263773812680Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção da temática ambiental no curso de Licenciatura em Pedagogia na UAG – UFRPE. Pesquisas realizadas na área da percepção ambiental são importantes para o desenvolvimentos de várias ações, estando relacionadas com a consciência e o modo de vida do indivíduo. Vale ressaltar que, em favor da conservação e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, ainda existe uma grande deficiência em ações de incentivo para as pessoas, em especial para os que dependem dos recursos oferecidos pela Natureza para garantir a sua sobrevivência. O Ensino da Educação Ambiental (EA) aparece nos PCN como sendo um tema transversal, estando presente nas demais disciplinas. A prática da EA em escolas, dependendo do olhar do professor, coordenador e gestor, é tratada de modo aleatório, isso em decorrência da falta de incentivo ou por considerarem que os conteúdos de uma determinada disciplina não contemple assuntos de EA. A pesquisa realizada é considerada exploratória, como também pode ser classificada como estudo de caso. Para a obtenção de dados, foram aplicados questionários a discentes do segundo e oitavo período e a docentes que ministram aula no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Ao analisar a Percepção da Educação Ambiental entre Docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, constatamos que eles correlacionaram a dois fatores importantes, a corresponsabilidade e a construção de valores, como sendo parte primordial na construção de saberes de temas ambientais na educação. Ao analisamos os dados dos discentes, verificamos que o conceito de EA varia entre o segundo e o oitavo períodos.
