04.1 - Graduação (UAG)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2948

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Facoemulsificação em caninana (Spilotes pullatus): relato de caso
    (2019-12-12) Alves, Victória Krisna de Oliveira Melo; Vasconcelos, Ruben Horn; http://lattes.cnpq.br/3641527128333770; http://lattes.cnpq.br/9773164773396318
    Catarata é uma opacidade não fisiológica do cristalino que tem por etiologia variadas causas, como defeitos hereditários, influências metabólicas, infecções, traumas e senilidade. Ainda pode se desenvolver associada ou secundária a outras anormalidades oculares. Porém, as alterações na forma das células lenticulares são similares nos diferentes tipos de catarata. O método mais útil de classificação é quanto ao estágio de desenvolvimento, podendo ser incipiente, imatura, madura ou hipermadura. Depois da córnea, a lente é a mais importante superfície refrativa do olho, além de ser responsável pelo ajuste dos olhos para visão em diversas distâncias. Sua opacidade resulta em falha visual ou cegueira total, o que é demonstrado em alterações de comportamento do animal. A única forma de tratamento é cirúrgica por meio da extração da lente opaca ou facectomia. A facoemulsificação consiste na fragmentação ultrassônica e aspiração da lente, esta é a técnica de eleição para a remoção da catarata, pois possui vantagens em relação às demais técnicas. Catarata é uma doença comum entre animais domésticos e répteis, o mesmo método de tratamento pode ser aplicado para estas espécies, mas ainda são poucos os dados relatados. Portanto, objetivou-se com este trabalho relatar um caso de catarata em uma caninana (Spilotes pullatus) submetida a um procedimento de facoemulsificação para contribuir com a limitada literatura sobre o assunto. Uma serpente da espécie Spilotes pullatus, popularmente conhecida por caninana, macho, adulta, com 1,79m, pesando 1,3kg, foi encaminhada para o Parque Estadual de Dois Irmãos após ser encontrada em área antrópica. Ao exame clínico foi diagnosticada com catarata madura bilateral, sendo submetida à extração da lente pela técnica de facoemulsificação. Os resultados foram insatisfatórios, necessitando da realização de exames complementares para diagnosticar se houve alguma doença primária que afetasse a visão.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Enucleação em felino doméstico (Felis catus): relato de caso
    (2019-12-09) Silva, Carlos Vieira da; Silva Neto, Jairo de Macêdo Lins e; http://lattes.cnpq.br/8755976853652248
    A oftalmologia foi uma das primeiras áreas considerada especialidade na medicina, e ao longo dos séculos foi evoluindo conforme invenção dos equipamentos e descobertas das estruturas e da fisiologia dos olhos, sempre acompanhada pela oftalmologia veterinária, devido à similaridade anatômica e fisiológica. A visão é um dos sentidos que possui crucial importância para a sobrevivência da maioria dos animais vertebrados, e é de extrema necessidade tanto para a presa quanto para predadores. Faz parte do conjunto de sentidos que proporcionam a percepção do ambiente em sua volta, tornando possível identificar perigos e ameaças, essenciais para a sobrevivência e perpetuação da maioria das espécies. Quando acometidos por doenças irreversíveis, lesionados ou quando afetados por enfermidades sistêmicas, de difícil ou impossível regressão, com perda de acuidade visual e/ou desconforto ao animal, se faz necessária o uso de técnicas cirúrgicas oftálmicas de retirada do bulbo ocular, a enucleação. Apesar de ser uma manobra cirúrgica radical, a enucleação só é realizada diante de casos em que a sua não realização trará mais malefícios ao paciente. O tipo da técnica de retirada do bulbo ocular a ser escolhido, possui direta ligação com o estado e nível de acometimento dos tecidos que compõem a visão. Com isso, objetivou-se realizar uma breve revisão de literatura e apresentação de um relato de caso de enucleação em felino doméstico, acometido por linfoma uveal. No caso relatado, o felino doméstico recebeu diagnóstico ultrassonográfico sugestivo para neoplasia intraocular, complementado pelos achados clínicos, bem como indicação da técnica cirúrgica de enucleação transconjuntival. A realização cirúrgica deste relato evoluiu de forma satisfatória, apresentando um bom prognóstico para o paciente em questão.