04.1 - Graduação (UAG)

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    Educação quilombola: construção e fortalecimento da identidade apoiando-se na relação comunidade/escola
    (2019-01-31) Ferreira, Dayane Maria da Silva; Costa, Caetano De' Carli Viana; http://lattes.cnpq.br/1659373322351561
    O presente artigo debate a educação quilombola, a partir do caso da Escola Municipal Manoel Izidório, localizada na Comunidade Quilombola Atoleiro, em Caetés-PE. Entende-se que nas escolas quilombolas devem ser inseridas no seu currículo escolar as Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, e, assim como em qualquer escola do Brasil, deve-se trabalhar também a Lei nº 10.639/03 que inclui a obrigatoriedade da temática história e cultura negra da população Afro-Brasileira. Ambos documentos salientam a importância de discutir temas voltados para a valorização dos conhecimentos específicos da identidade negra no País. O trabalho retrata em seu contexto a importância da construção e afirmação da identidade negra dos alunos inseridos no 3º ano do ensino fundamental da referida escola quilombola, a partir das Normas obrigatórias a serem seguidas pelas instituições de ensino. O objetivo é apresentar a realidade da relação comunidade/escola no seu processo de adaptação do currículo escolar e planejamento educacional dentro dos princípios das Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica e da Lei nº 10.639/03. Essa pesquisa terá como abordagem metodológica o método do caso alargado, através de um estudo de caso etnográfico em que busque, a partir de uma prática educacional localizada numa única turma de uma única escola quilombola, alargar e refletir os conhecimentos relacionados à educação e cultura quilombola.
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    A figura do coordenador pedagógico e o papel da escola na construção da identidade cultural
    (2019-02-15) Lima, Ryanne Mayse Chalega; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/4008931055835302
    A profissão da coordenação pedagógica recebe um grau específico de importância mediante a função social que esta exerce em ser a articuladora entre as propostas curriculares e os docentes da instituição no campo pedagógico, organizando juntos a estes a reflexão, a participação e os meios para a implementação da mesma, de tal forma que a escola possa cumprir sua tarefa em garantir o direito de todos os alunos de aprender. Neste sentido, o presente trabalho se propôs a realizar uma pesquisa exploratória em uma comunidade quilombola do município de Garanhuns-PE, foi adotado como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada tendo como foco a gestão educacional e o papel desempenhado pela coordenação pedagógica no processo de organização do trabalho educativo. Compreendendo a Educação Quilombola enquanto modalidade específica que deve ser contemplada em todos os seus aspectos a fim de possibilitar uma sociedade mais justa e igualitária e, portanto, as especificidades étnicas desse grupo social exigem um trabalho diferenciado na atuação do coordenador pedagógico. Buscamos analisar que ações são desempenhadas no âmbito da gestão escolar em especial pela figura da coordenação pedagógica para o processo de construção da identidade cultural. Enquanto resultados obtidos foi possível analisar que muitos são os limites e desafios enfrentados pelo coordenador na tentativa de desenvolver sua função articuladora, cumprindo importante papel sendo ator privilegiado em garantir o direito à Educação Quilombola de qualidade.
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    O direito à educação Quilombola: Quilombolas, escolas e Projetos Políticos Pedagógicos em Bom Conselho - PE
    (2018-08-16) Curvelo, Maely Carlos da Silva; Baião Filho, Luiz Gonzaga; http://lattes.cnpq.br/2107039085856949
    Os estudos acerca das temáticas étnico-raciais no âmbito da Educação brasileira têm avançado cada vez mais, apresentando realidades desconhecidas, denunciando práticas de silenciamento, possibilitando reflexões significativas acerca do cenário educacional dos sujeitos e comunidades quilombolas, possibilitando contribuições à Ciência Social. Atualmente, a Educação Quilombola faz parte do direito à Educação por meio da institucionalização da modalidade, cuja organização respeita, reconhece e ressignifica as especificidades dos sujeitos, no sentido de buscar promover uma educação contra as desigualdades raciais, contra as formas de racismo e preconceito, enfim, contra o mito da democracia racial. O estudo ora apresentado diz respeito ao Trabalho de Conclusão de Curso da autora, a qual se propôs em estudar o cenário educacional das comunidades quilombolas do município de Bom Conselho-PE no campo da gestão, adotando os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas como uma das principais fontes de análises, seguidos de entrevistas semiestruturadas nas quais os sujeitos participantes são ouvidos enquanto cidadãos de direitos, de modo a analisar nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas quilombolas as ações voltadas às especificidades étnicas dos grupos, enquanto direito a uma Educação diferenciada, capaz de acabar com as desigualdades educacionais que durante anos dificultaram o acesso, permanência e sucesso dos alunos quilombolas no Brasil. Escolhemos a abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 2012) e a pesquisa de campo com suporte documental, à qual consiste em tomar como principal coleta de dados os documentos oficiais e não oficiais, a fim de investigá-los na busca por dados que respondam aos objetivos pretendidos. Os resultados apontaram o diagnóstico da situação educacional das escolas quilombolas, os impasses, convergências e divergências vivenciadas pelas comunidades na busca do gozo de seus direitos, a atuação da gestão educacional do município para com a Educação Quilombola, bem como possibilitou-nos apontar algumas questões a serem consideradas tanto no que diz respeito às leis educacionais que tratam da referida modalidade de ensino quanto no processo de assimilacionismo que fez/faz parte da estruturação e formação da sociedade brasileira.