04.1 - Graduação (UAG)

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    Histórias sobre a educação do campo no sítio Cachoeira município de Jucati - PE
    (2019) Conceição, Valéria da Silva; Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos; http://lattes.cnpq.br/4261347568631671; http://lattes.cnpq.br/5146671497714266
    Fazer o registro das histórias de vida de um determinado grupo é também uma forma de não deixar que essas se percam no tempo e com o tempo. Assim, este trabalho surgiu do interesse de conhecer como se deu o processo de escolarização de pessoas moradoras do Sítio Cachoeira, localizado no município de Jucati, no agreste pernambucano, a partir da década de 1950 até a década de 2010. Utilizou-se a metodologia História Oral, mas, especificamente o seu gênero história de vida, fazendo uso de entrevistas semi estruturadas, que, segundo Thompson (2002), é o primeiro passo para desenvolver os desfechos das suas narrativas. Tal instrumento foi aplicado em dezembro de 2018 a quatro moradoras do referido sítio, com faixa etária de 20 a 76 anos. Assim, foi possível identificar o quanto a educação foi importante e necessária na vida dessas pessoas.
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    Evasão escolar: o que dizem os ex-alunos da EJA de uma escola do município de Garanhuns/PE
    (2019) Silva, Josemário Barros; Cavalcante, Maria José Gomes; http://lattes.cnpq.br/3593044083888175
    A presente pesquisa teve como objetivo investigar as principais causas que levaram jovens e adultos a evadirem da Educação de Jovens e adultos da Escola situada na vila de Miracica-Garanhuns PE, sendo uma delas a Falta de incentivo depois de algumas tentativas de retorno à escola. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de campo, que teve seis participantes, exalunos da EJA de uma mesma instituição escolar do município de Garanhuns/PE. Realizamos com estes uma entrevista semiestruturada, individual. Para fundamentar nossa discussão, dialogamos com alguns teóricos: Haddad & Di Pierro (2000), Arroyo (2005), Oliveira (1999), Perronoud (1999), Cavalcante (2017), dentre outros. Os resultados comprovaram que os ex-alunos tiveram acesso à escola, quando criança, mas por causa do trabalho, doenças de seus familiares, mudança de local de residência foram levados a abandonar os estudos. Como ex-alunos da EJA, hoje, as causas da desistência são outras. Elas estão relacionadas às responsabilidades da vida adulta, como filhos, trabalho e o cansaço advindo do mesmo, ou seja, a dificuldade em conciliar o trabalho e estudo.