04.1 - Graduação (UAG)

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Resultados da Pesquisa

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    Histórias em quadrinhos: o herói em O Quarteto Fantástico e Sandman
    (2019-01-24) Vital, José Eduardo Carvalho; Silva, Monaliza Rios; http://lattes.cnpq.br/8558188707796223; http://lattes.cnpq.br/8555086877601824
    As histórias em quadrinhos têm sido objetos de estudos literários desde a segunda metade do século XX, nos Estados Unidos e no Brasil. A conjunção de ilustração e texto escrito, característica do gênero em questão, tem feito sucesso desde sua criação, ainda na primeira metade do século passado. Consequentemente, este gênero abriu portas para diversas obras e artistas/escritores se consagrarem ao longo dos anos. A pesquisa teve a intenção de analisar as diferentes categorias de herói em um recorte da obra de Stan Lee e de Neil Gaiman, em O Quarteto Fantástico (LEE; KIRBY, 1961) e Sandman (GAIMAN; McKEAN, 1988). A pesquisa foi do tipo bibliográfica, baseando-se nos pressupostos de Kothe (1987) e Adorno; Horkheimer (1985), na perspectiva da categoria de herói, para analisar as obras citadas anteriormente, diferentes categorias de herói e sua relação com fatores sociais, culturais, históricos e idelógicos, desde a época de publicação de cada obra até sua relação/inovação com a produção mais contemporânea dos referidos HQs. As características tanto dos autores quanto de suas obras são também de fundamental importância para o desenvolvimento e melhor compreensão dos resultados de pesquisa. Iremos entender como Lee e Gaiman reinventaram e elevaram as HQs para o patamar literário, através de seus heróis. A partir dos resultados encontrados, percebemos uma relação entre as obras de Lee; Kirby em 1961 com a de Gaiman; McKEAN em 1988, em que os passos iniciais da dupla da Marvel foram fundamentais para o que veríamos em Sandman anos posteriores, além de uma representação do herói mais voltada para uma relação com fatos sociais, culturais e literários em ambas as HQs.
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    As HQS na escola: disseminando saberes e compartilhando aprendizagens
    (2019-02-04) Andrade, Ialle Juliana Marques; Silva, Valdirene Moura da; http://lattes.cnpq.br/8238548957613487; http://lattes.cnpq.br/1858714316525626
    A presente pesquisa traz como pergunta norteadora: De que maneira as HQs podem ser utilizadas como ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem? A partir dessa inquietação, traçamos como principal objetivo contribuir metodologicamente para a utilização das HQs enquanto recurso didático. Alicerçando-se nas etapas de uma pesquisa-ação, buscamos alterar a situação inicial constada que se caracterizava pela ausência da utilização das HQs enquanto recurso didático/pedagógico, através de intervenções no formato de oficinas pedagógicas realizadas com professoras de uma escola em Garanhuns/PE. Desse modo, propomos as docentes reflexões sobre a linguagem dos quadrinhos enquanto instrumento aliado nos processos de ensino e aprendizagem. Com a finalidade de trazer contribuições metodológicas, considerando a potencialidade dinâmica e desafiadora das HQs propomos a execusão de um projeto intitulado “HQzando”. As ações desenvolvidas levaram a uma modificação de compreensão, possibilitando as docentes uma ampliação da forma com que concebiam as HQs passando a enxergar suas potencialidades para o campo educacional. A execusão do projeto proposto possibilitou a constatação de que é possível utilizar as HQs para abordar as mais variadas temáticas, configurando-se um forte recurso pedagógico.