Engenharia Elétrica (UACSA)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2922
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
Item Estudo de modelo e controle vetorial orientado pelo fluxo estatórico de motor de indução trifásico para propulsão de veículos elétricos(2020-11-06) Azevedo, Pedro Paulo Oliveira Costa de; Silva, Italo Roger Ferreira Moreno Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/7618299953557040O controle da velocidade de motores trifásicos de indução é essencial para o funcionamento dos veículos elétricos. Sendo assim, o estudo do modelo maremático da máquina para o desenvolvimento de métodos mais simples e eficientes para o controle dos parâmetros do motor é importante para o desenvolvimento tecnológico e diminuição nos custos da construção dos veículos elétricos. Neste trabalho, foi realizado o estudo do modelo matemático para análise do comportamento de um motor de indução elétrica e foi desenvolvida uma estratégia de controle orientado pelo campo que se utiliza de transformações matemáticas e mudanças de referencial das grandezas aferíveis em uma máquina de indução e, a partir dessa estratégia, foi desenvolvida uma simulação. A resposta em regime transitório e permanente do fluxo eletromagnético, conjugado, velocidade e correntes elétricas obtidas no ambiente simulado mostram a reação do modelo da máquina de indução com o controle proposto neste trabalho, acelerando desde a inércia até valores próximos à velocidade nominal e a eliminação da perturbação causada pela inserção do conjugado mecânico nominal no eixo do motor. Desta forma, os resultados de simulação apresentados validam as considerações teóricas e mostram a eficácia da estratégia de controle proposta, habilitando sua utilização para estudos futuros da equipe de fórmula SAE da UFRPE-UACSA.Item Técnica de modulação vetorial aplicada no acionamento de máquinas elétricas trifásicas com enrolamentos abertos para minimização da tensão de modo comum(2020-11-04) Magalhães, Raíssa Maria Lacerda; Silva, Italo Roger Ferreira Moreno Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/7618299953557040; http://lattes.cnpq.br/6240974108146381Na eletrônica de potência, o estudo de técnicas de modulação e de topologia de conversores são amplamente utilizadas em aplicações industriais para acionamento de máquinas elétricas. Nesse contexto, as pesquisas buscam sempre melhorias, de modo geral, na qualidade do sistema, seja aumentando a eficiência, o desempenho ou a vida útil da máquina. A topologia de um conversor convencional assim como a técnica de modulação por largura de pulso é base para o desenvolvimento do sistema estudado. Então, suas características e relações foram levadas em consideração para o desenvolvimento do modelo. Com isso, foi realizado o estudo sobre um sistema de acionamento de máquinas elétricas com terminais abertos de enrolamentos a partir de dois conversores convencionais. Para o acionamento, foi proposta uma técnica de modulação baseada na análise vetorial dos estados de chaveamento no intuito de minimizar a tensão de modo-comum. Além disso, foi realizada uma simulação, considerando condições ideais, a fim de validar a técnica descrita. Os resultados apresentaram a minimização da tensão de modo-comum a partir da escolha de determinados estados de chaveamento.
