Engenharia Elétrica (UACSA)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2922

Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Proposta de melhoria de processo utilizando metodologias ágeis em um setor de manutenção eletroeletrônico
    (2024-03-05) Leal, Tárcia Laise Souza Viana; Alves, Denis Keuton; http://lattes.cnpq.br/7109075850257262
    O presente trabalho tem como intuito analisar e sugerir a aplicação da metodologia ágil no gerenciamento de processos de manutenção eletroeletrônica, também visa aprimorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. Para alcançar esse objetivo, alguns propósitos foram estabelecidos. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a manutenção e o contexto histórico com enfoque no gerenciamento de processos de manutenção com a utilização de Kanban e metodologias ágeis, além de sua aplicação no contexto de manutenção. Essa revisão permitiu identificar os desafios enfrentados ao utilizar abordagens tradicionais nesse tipo de gestão. Em seguida, foram analisados casos de sucesso de empresas que adotaram a metodologia ágil no gerenciamento de processos de manutenção, para poder investigar os benefícios alcançados com essa abordagem. Essa análise foi comparada com outras abordagens tradicionais, destacando suas diferenças, vantagens e desvantagens. A partir dessas informações, foi proposta uma aplicação prática da metodologia ágil em um processo de manutenção eletroeletrônica de uma empresa de telecomunicações, levando em consideração as particularidades do setor e as necessidades do cliente. Para avaliar a viabilidade e o impacto potencial da aplicação da metodologia ágil no processo de manutenção eletroeletrônica, foram conduzidos estudos e análises detalhadas. Por fim, o trabalho culminou com o desenvolvimento de diretrizes e recomendações para a implementação da metodologia ágil no gerenciamento de processos de manutenção, buscando proporcionar uma base sólida para que outras organizações possam adotar essa abordagem de forma eficiente e eficaz. Os resultados obtidos nesta pesquisa vão contribuir para a compreensão dos benefícios da metodologia ágil na gestão de processos de manutenção eletroeletrônica, destacando sua relevância e potencial para impulsionar melhorias na área aumentando a competitividade das empresas no mercado.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo dos principais aspectos de manutenção em sistema fotovoltaicos on-grid
    (2021-03-04) Conrado, Deyvison Muniz; Araújo, Marcel Ayres de; http://lattes.cnpq.br/0669410110930611; http://lattes.cnpq.br/8030937685280342
    A diversificação da matriz elétrica brasileira representa um ganho em confiabilidade e disponibilidade de energia elétrica, no qual as energias renováveis têm desempenhado um papel cada vez mais importante para o setor energético brasileiro. A energia solar fotovoltaica, em especial, tem crescido consideravelmente nos últimos anos, em parte em virtude da redução de custos dos equipamentos para composição de sistemas fotovoltaicos de médio e pequeno porte, e sobretudo devido a possibilidade de compensação de energia, que permite que usinas fotovoltaicas conectadas à rede gerem créditos de energia para reduzir faturas dos seus titulares. Juntamente com o aumento de instalações, consequentemente cresce também a demanda por manutenção preventiva e corretiva desses sistemas. No entanto, poucos são os profissionais e as empresas integradoras que fornecem planos consistentes de manutenção para sistemas fotovoltaicos, ou mesmo que conheçam práticas recomendadas para executar os procedimentos adequados, o que representa um problema na confiabilidade, segurança e rentabilidade desses sistemas. Neste sentido, este trabalho visa discutir os principais aspectos da manutenção de sistemas fotovoltaicos de pequeno porte conectados à rede, comentando desde a elaboração de projeto até à instalação do sistema, destacando a relação dessas etapas com alguns aspectos da manutenção. São descritas boas práticas de manutenção preventiva, assim como a relação entre manutenção e produtividade das usinas. Por fim, são realizadas análises de estudos de caso com as quais pode ser avaliada a importância da execução de procedimentos adequados na instalação, operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos.