04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)
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Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.
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Item Desafios e atribuições atuais do extensionista rural(2019-12-13) Melo, Anderson Clementino Gomes de; Andrade, Horasa Maria Lima da Silva; http://lattes.cnpq.br/4314101991387960; http://lattes.cnpq.br/3061068843335514O estágio realizado no IPA – Garanhuns-PE, teve intuito de vivenciar as atividades diárias da extensão rural no agreste meridional em diversos programas em parceria com o governo federal, bem como programas locais do estado de Pernambuco, além de participar do curso de pratica extensionista Horta em todo canto, ministrado no IPA – SEDE. No IPA são designados ao técnicos extensionista diversas ações para fortalecimento da agricultura familiar como cadastramento do DAP (declaração de aptidão ao PRONAF), PAA (programa de aquisição de alimentos), resgate, manutenção e multiplicação nos sítios e pequenas propriedades das sementes crioulas, além de participar do curso de horticultura orgânica de baixo de custo. Este trabalho teve como objetivo descrever a vivência das diversas atividades que o profissional de ATER é capaz de desempenhar num órgão público e quão grande é seu desafio de garantir melhoria de vida a diversas comunidades, associações, sítios, sem no entanto alterar suas culturas e tradições, além de pouca mão de obra e recursos financeiros. O estágio realizado foi muito importante para minha formação profissional, pois somou o conhecimento e experiência tanto do campo, como administrativamente do profissional de ATER, associados ao aprendido em sala de aula. Também mostrou o desafio desses profissionais em desempenhar sua função em momentos de pouco incentivo governamental e poucos profissionais para uma grande área de abrangência.Item O Programa Nacional de Alimentação Escolar, a Produção Animal Agroecológica e Agricultura Familiar: desafios para a assistência técnica e extensão rural(2019-07-15) Torres, Ana Fabíola Araújo; Andrade, Horasa Maria Lima da Silva; http://lattes.cnpq.br/4314101991387960; http://lattes.cnpq.br/9448187873363407Este trabalho teve o intuito de abordar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), objetivando caracterizar o programa de compra de alimentos da agricultura familiar, o PNAE, e os desafios para a compra da produção animal dos agricultores familiares por este programa, além de reflexões na perspectiva da Agroecologia. Como metodologia foi utilizada a revisão de literatura considerando quatro áreas temáticas: IO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); II- A Agricultura Familiar; IIIAgroecologia e Agricultura Familiar e IV- Produção Animal Agroecológica. Além disso, foi entrevistado um grupo de técnicos e extensionistas rurais a fim de investigar a percepção dos mesmos sobre os desafios para a aquisição da produção animal dos agricultores familiares pelo PNAE. Conclui-se que esse tema proporcione um aprendizado sobre a temática, em relação aos alimentos que estão sendo levado para as escolas, e como é importante para a segurança alimentar termos produtos de qualidade. Como estes programas de aquisição alimentar vêm beneficiando agricultura familiar, pois com isso os agricultores podem investir em suas propriedades; outro ponto que ficou bem evidenciado é a introdução de animais na agricultura familiar, a criação agroecológica que vêm possibilitando recursos financeiros para estas famílias. Além de adquirir conhecimento sobre os programas desenvolvidos pelo governo federal e como estes vêm transformando a realidade de muitos agricultores, empreendedores rurais entre outros.Item Pluriatividade e extensão no meio rural: olhares para além da produção agrícola(2019-12-13) Santos, Lucas Augusto Oliveira dos; Andrade, Horasa Maria Lima da Silva; http://lattes.cnpq.br/4314101991387960; http://lattes.cnpq.br/3855545384901718A agricultura familiar é um setor importante para a produção agrícola brasileira, é geradora de renda e essencial para a manutenção da população no campo. Diante dos desafios da produção, os produtores precisam se reinventar e buscar alternativas quando apenas a produção agrícola não atinge os objetivos almejados. A pluriatividade surge neste contexto, apoiada pela ação do extensionista rural em campo, que trabalha no sentido de melhorar e apoiar os processos que permeiam a temática e as problemáticas em campo. Este trabalho investigou por meio da experiência de estágio supervisionado obrigatório a pluriatividade na zona rural de duas comunidades na cidade de Saloá-PE, em ação no escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA Saloá. Durante o estágio foram entrevistados os produtores das comunidades do Catimbau e da Serrinha da Prata, que tem diferentes realidades mesmo sendo no mesmo município, o Catimbau teve uma ação de extensão coordenada e voltada para sanar os problemas com o uso excessivo de agrotóxicos e da migração do campo para a cidade. Os moradores e produtores da Serrinha da Prata, se encontram em uma situação diferente, pois existe grande produção de atividades não-agrícolas, como artesanato e uma pequena exploração do turismo rural, há potencialidades na comunidade, que se bem exploradas podem beneficiar a todos que moram ali, o turismo rural e religioso e as práticas de algumas atividades como trilhas, visitação, cultura, gastronomia, podem ser exploradas. O extensionista desenvolve um papel essencial nesses processos de inovação, produção e de lidar com diferentes realidades, sempre buscando as melhores soluções para os problemas enfrentados.Item Programa sementes do Semiárido: estudo de caso do banco de sementes comunitário no Sitio Cabaceiras, Canhotinho - Pernambuco(2019-07-08) Santos, Gleybson Charles Soares dos; Andrade, Horasa Maria Lima da Silva; http://lattes.cnpq.br/4314101991387960; http://lattes.cnpq.br/1235165026696550Os bancos de sementes possibilitam aos agricultores estratégias para manutenção de sementes e sua diversidade. Este trabalho teve por objetivo conhecer a história do Banco de Sementes Comunitário (BSC) do Sítio Cabaceiras a partir da percepção dos agricultores e outros sujeitos envolvidos e buscar estratégias de fortalecimento do mesmo a fim de possibilitar ações dos envolvidos e da assistência técnica e extensão rural para o fortalecimento do mesmo. A pesquisa foi realizada no período de maio a agosto de 2018. Utilizamos de metodologias participativas para levantamentos de dados, como oficinas, entrevista semiestruturadas, facilitando a abordagem da pesquisa-ação e da análise qualitativa. As oficinas foram planejadas, montadas e executadas de acordo com a metodologia do Diagnóstico Rural Participativo - DRP. Os entrevistados foram os agricultores e gestores pertencentes ao banco de sementes da comunidade, membros de organizações sociais, representantes de instituições de ATER e da gestão municipal. Com esse trabalho foi possível fazer um levantamento sobre a percepção da comunidade a respeito do conceito, potencialidade e fragilidade do banco de sementes comunitário, buscando contribuir no desenvolvimento e ações de extensão rural para a comunidade e o banco de sementes. Além de conhecer, sistematizar e criar soluções para manter o banco de sementes do Sítio Cabaceiras e outros bancos de sementes ativos, por estes se mostrarem como alternativas de manutenção da diversidade genética, autonomia e desenvolvimento para comunidade e o meio rural.Item Relatório de estágio supervisionado obrigatório: acesso ao PRONAF na região Agreste de Pernambuco e seus impactos(2019-12-12) Cintra, José Iago Melo; Andrade, Horasa Maria Lima da Silva; http://lattes.cnpq.br/4314101991387960; http://lattes.cnpq.br/5570566595862182Durante o período de 02 de setembro a 22 de novembro de 2019, foi realizado na região agreste de Pernambuco, na empresa AGRESTE CONSULTORIA AGROPECUÁRIA o Estágio Supervisionado Obrigatório em Zootecnia, sob supervisão do Médico Veterinário, presidente/proprietário Paulo de Tasso Melo Cintra e orientação da Professora Dra Horasa Maria Lima da Silva Andrade. O estágio foi desenvolvido com foco na elaboração de propostas de crédito rural, acompanhamento da implantação do crédito, consultoria técnica e identificação dos principais aspectos que afetam o acesso ao crédito e a importância da Ater para o Pronaf. Para o levantamento dos dados da pesquisa, foram selecionados 30 produtores, clientes da empresa que já tiveram acesso ao crédito proveniente do Pronaf sendo aplicado questionário. Os principais resultados mostraram que o Pronaf tem apresentaram eficiente e atendendo as exigências dos produtores, no entanto, aspectos burocráticos e a falta de uma assistência técnica pública tem dificultado o acesso ao crédito e a sua correta aplicação.
