04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)
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Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.
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Item Escola do campo: sentidos atribuídos pelos professores do campo do Distrito de Miracica, Garanhuns - PE(2019-02-12) Diniz, Hohana Cibelle Cavalcanti; Barra Nova, Taynah de Brito; http://lattes.cnpq.br/1093805068631305; http://lattes.cnpq.br/0801004781433805A Educação do Campo é uma modalidade da educação brasileira voltada à população campesina e prevista com adequações às peculiaridades da vida no campo e às especificidades de cada região. Legalmente, Diretrizes apontam orientações particulares para aspectos essenciais à organização da ação pedagógica desempenhada nas Escolas do Campo, englobando conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos estudantes atendidos; além de incentivar que as instituições criem sua própria organização escolar, como a adequação do Calendário Escolar às fases produtivas da população atendida e às condições climáticas. Este trabalho teve como objetivo analisar como os professores que atuam na Educação do Campo em Garanhuns, no Distrito de Miracica, compreendem a Escola do Campo. O texto apresenta os avanços que a educação ofertada às populações campesinas sofreu a partir da década de 1930, focando na participação ativa dos movimentos sociais no protagonismo das conquistas educacionais do público campesino. A pesquisa foi realizada na cidade de Garanhuns/PE, com 57 professores de Escolas do Campo do Distrito de Miracica. Utilizamos o questionário e a entrevista enquanto instrumentos de coleta, e a Análise de Conteúdo guiou nossa interpretação dos dados. Através do questionário nos aproximamos de características do perfil do corpo docente do Distrito, identificando-os como um grupo formado com Ensino Superior, predominantemente feminino e jovem. As entrevistas nos mostraram que estes professores compreendem que a Escola do Campo tem o papel de fortalecer a identidade local do alunado, carregando em si o potencial de ofertar melhoria de qualidade de vida ao público atendido e, consequentemente, estimular a permanência da população campesina no campo. Para os docentes, a Escola do Campo deveria considerar as características identitárias locais dentro do fazer pedagógico, embora se admita os desafios enfrentados por quem se compromete em tentar fazê-lo, como a existência de uma única Proposta Pedagógica para todas as escolas do município e a ausência de um Calendário Escolar para as Escolas do Campo.Item O curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE/UAG: reflexões a partir da análise dos discentes(2019-11-18) Paulino, Charlyne Chrisciane Xavier Ferreira; Barra Nova, Taynah de Brito; http://lattes.cnpq.br/1093805068631305; http://lattes.cnpq.br/9123095424613267A formação de professores tem garantindo espaço nos debates educacionais, principalmente por sua vinculação, quase que direta, à qualidade da Educação Básica. Nesse certame estão inseridas as reflexões sobre as propostas curriculares dos cursos de Pedagogia, o papel do pedagogo e a formação curricular exigida para a profissão. Nossa pesquisa apoia-se em Souza (2009), que contribui para o debate questionando o conceito de formação que os cursos de licenciatura assumem, e, principalmente, o papel da Universidade enquanto lócus de formação docente. Assumindo os constructos de Souza (2009) como nosso referencial teórico, nossa pesquisa propõe como problemática responder à seguinte questão: Quais sentidos são atribuídos ao curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE/UAG por seus alunos? Dessa forma, a fim de respondermos às instigações, apresentamos como objetivo geral a análise de como o curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG/UFRPE é compreendido por seus alunos; e como objetivos específicos: a) identificar o perfil do aluno de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE/UAG; e b) conhecer os sentidos atribuídos ao curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG/UFRPE por seus alunos. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Garanhuns. Como instrumento de coleta de dados utilizamos o Questionário de Identificação do aluno e a Técnica de Associação Livre de Palavras, aplicados a 137 graduandos do referido curso. Utilizamos da Análise de Conteúdo pra guiar nossa interpretação dos dados (BARDIN, 2011). Nossos achados apontam o predomínio feminino entre os graduandos, com um recorte etário de 20 a 29 anos, moradores de cidades circunvizinhas à Garanhuns/PE e dependentes de algum tipo de apoio estudantil (como, por exemplo, bolsas de estudo). A Técnica de Associação Livre de Palavras tornou possível a aproximação de sentidos atribuídos pelos alunos ao curso. Nossa análise vinculou tais sentidos a quatro Campos Semânticos, a saber: I - Sentidos atribuídos à formação; II - Reflexões dos problemas educacionais; III - Currículo da formação de professores; IV - Desafios da Universidade na formação docente.
