04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2947


Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.

Para ter acesso à produção acadêmica da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE) a partir de 2020 CLIQUE AQUI.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A utilização do DevOps como fonte de vantagem competitiva para uma organização
    (2019-07-11) Frazão, Dário de Araújo; Ximenes, Assuero Fonseca; http://lattes.cnpq.br/0060135791012696; http://lattes.cnpq.br/6101448290120723
    Com o aumento da competitividade no mercado de trabalho, as empresas de TI precisam adotar ferramentas e estratégias que garantam rapidez e qualidade na entrega de seus produtos, e, por isso, é necessário que se adote uma Governança de TI eficiente e metodologias que a suportem. O trabalho teve como objetivo analisar como as organizações podem ter vantagem competitiva com a utilização do DevOps, quais são os ganhos obtidos com a sua utilização dentro do contexto de governança de TI e de que forma uma empresa precisa se adaptar para conseguir implementar tal prática com sucesso através de um modelo proposto. Para isso, foram analisados quais os impactos ocasionados nas áreas de desenvolvimento e operação e, consequentemente, a governança de TI. Para atingir aos objetivos foi desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratória que visa obter o entendimento sobre o que a governança de TI representa para as organizações e, com isto, entender qual a relevância e as vantagens ocasionadas pela adoção do DevOps. Os resultados evidenciam que a governança de TI é importante para que a organização agregue valor aos seus produtos e serviços, e que existem diversas metodologias que, se aplicadas de forma correta, trazem resultados significativos. Porém, essas metodologias não estão conseguindo alinhar a área de desenvolvimento com a área de operação. Em face disto, com a adoção do DevOps esperase resolver os problemas entre essas duas áreas. Logo, buscou-se entender os seus impactos para que se consiga obter as vantagens competitivas proporcionadas pela governança de TI por meio do uso do DevOps.