04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2947


Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.

Para ter acesso à produção acadêmica da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE) a partir de 2020 CLIQUE AQUI.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Infância e saúde: cuidados básicos e a prevenção de acidentes numa instituição de educação infantil
    (2019) Macêdo, Aryadyna Thallya Cordeiro Lourenço de; Souza Júnior, Cláudio Galvão de; http://lattes.cnpq.br/4962378893474390; http://lattes.cnpq.br/0248875672137242
    Este trabalho aqui apresentado, intitulado: Infância e saúde: cuidados básicos e a prevenção de acidentes numa intituição de educação infantil, surge da necessidade de se pensar em uma educação que ofereça aos alunos, enquanto imersos no âmbito escolar, uma maior segurança no que concerne a acidentes que, por ventura, possam vir ocorrer na instituição escolar. Tivemos como objetivo geral o de investigar a concepção de professores e funcionários sobre a importância dos primeiros socorros enquanto agentes de uma escola de Educação Infantil na cidade de Garanhuns-PE. Para a efetivação desta pesquisa foi realizada uma pesquisa de campo do tipo etnográfica (ANDRÉ, 1995), pois está se mostrou mais adequada tendo em vista que o objetivo principal é investigar a concepção de professores e funcionários sobre a importância dos Primeiros Socorros enquanto agentes da Educação Infantil, o que requer um deslocamento até o local de manifestação do fenômeno investigado, observação participante, descrição do fenômeno observado e ênfase no processo ocorrido em campo. Os questionários que serão realizados antes e pós formação, para se analisar qual a compreensão apreendida pelos funcionários a análise se embasa não apenas em um aspecto do campo selecionado, mas em 2 deles (que são a observação e o questionário), observando sempre a prática em consonância com aquilo que foi relatado. Buscou-se assim, trazer a campo esta discussão que pouco tem sido vista no âmbito educacional. Se esperou com este trabalho conscientizar os atores escolares acerca da necessidade de se pensar nesta temática e em formações para os futuros pedagogos. Apesar de ter sido realizada a formação aos professores desta escola de educação infantil, os resultados colhidos por meio da análise dos questionários e observações pré e pós intervenção evidenciam, que ainda há um alto nível de desconhecimento dos funcionários acerca de como lidar com situações corriqueiras de acidentes.