04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2947


Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.

Para ter acesso à produção acadêmica da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE) a partir de 2020 CLIQUE AQUI.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Implicações pedagógicas em atividades no livro didático de língua portuguesa
    (2019-07-11) Miranda, Jéssica Paranhos de Lucena; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631
    O ensino da Língua Portuguesa traz reflexões e posicionamentos constantemente para que seja efetivado o processo de ensino e aprendizagem de forma inovadora através de métodos e técnicas que visam a evolução da educação. Neste contexto este estudo tem como objetivo apresentar as implicações existentes no processo de ensino da Língua Portuguesa por gêneros textuais através da leitura existente em um Livro Didático. Dentre autores que se destacam sobre esta temática está Irandé Antunes que expõe implicações em sala de aula na escrita, na oralidade, na gramática e principalmente na leitura, proporcionando o pensamento de que o processo de ensino deveria ser único. Assim, o processo metodológico é através de uma pesquisa qualitativa com métodos exploratórios e explicativos como base teórica nas concepções de Irandé Antunes (2003), que contextualiza métodos para combater as implicações existentes. As análises foram realizadas em um Livro Didático do 6º Ano, onde foram identificadas implicações de leitura que consolida a existência de cuidados com o desenvolvimento de atividades que não traz benefícios ao processo de ensino e aprendizagem, perfazendo assim como resposta a confirmação de que existem implicações em livros didáticos ainda na contemporaneidade mesmo com as constantes estratégias educacional para efetivar uma educação de e com qualidade.