04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2947


Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.

Para ter acesso à produção acadêmica da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE) a partir de 2020 CLIQUE AQUI.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO): aplicação do método masp para redução do tempo de cip na linha de atomatados Tetra Pak: um estudo de caso em uma indústria alimentícia
    (2018-02-22) Tschoeke, Isabelle Cristine Prohmann; Souza, Thibério Pinho Costa; http://lattes.cnpq.br/4506927856419053; http://lattes.cnpq.br/1308106432646901
    O setor alimentício é responsável por grande volume de geração de empregos e pelo desenvolvimento econômico e social brasileiro. Diante do quadro econômico descrito e do aumento das tecnologias e inovações aliada as maiores exigências dos consumidores e do mercado, o atual setor alimentício globalizado encontra-se muito mais competitivo. Neste contexto, as empresas acabam buscando soluções em métodos e ferramentas que possibilitem sua adaptação e sobrevivência num ambiente complexo e competitivo através da redução de custos nas operações e aproveitamento ao máximo dos recursos disponíveis. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo a descrição das atividades desenvolvidas durante o período de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) na ASA Indústria e Comércio LTDA – Palmeiron, bem como a utilização da ferramenta de qualidade (MASP) para buscar alternativas de reduzir o tempo de CIP (Clean in Pace) da linha Tetra Pak. Dentre as atividades realizadas estão: o acompanhamento da produtividade, participação de treinamentos, participação da auditoria interna, como também, desenvolvimento de um projeto de melhoria utilizando a metodologia do MASP. Através das atividades desenvolvidas obteve-se uma experiência única, que serviu para consolidar a formação como engenheiro de alimentos, através do confronto entre a realidade prática e os conhecimentos teóricos aprendidos durante todo o curso. Com o uso das ferramentas da qualidade foi possível verificar a importância das mesmas para as empresas. Pois elas auxiliam as organizações na identificação de problemas, na identificação das causas e no planejamento de ações para eliminá-las, através da melhoria contínua.