04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2947


Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.

Para ter acesso à produção acadêmica da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE) a partir de 2020 CLIQUE AQUI.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Evasão escolar: o que dizem os ex-alunos da EJA de uma escola do município de Garanhuns/PE
    (2019) Silva, Josemário Barros; Cavalcante, Maria José Gomes; http://lattes.cnpq.br/3593044083888175
    A presente pesquisa teve como objetivo investigar as principais causas que levaram jovens e adultos a evadirem da Educação de Jovens e adultos da Escola situada na vila de Miracica-Garanhuns PE, sendo uma delas a Falta de incentivo depois de algumas tentativas de retorno à escola. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de campo, que teve seis participantes, exalunos da EJA de uma mesma instituição escolar do município de Garanhuns/PE. Realizamos com estes uma entrevista semiestruturada, individual. Para fundamentar nossa discussão, dialogamos com alguns teóricos: Haddad & Di Pierro (2000), Arroyo (2005), Oliveira (1999), Perronoud (1999), Cavalcante (2017), dentre outros. Os resultados comprovaram que os ex-alunos tiveram acesso à escola, quando criança, mas por causa do trabalho, doenças de seus familiares, mudança de local de residência foram levados a abandonar os estudos. Como ex-alunos da EJA, hoje, as causas da desistência são outras. Elas estão relacionadas às responsabilidades da vida adulta, como filhos, trabalho e o cansaço advindo do mesmo, ou seja, a dificuldade em conciliar o trabalho e estudo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual
    (2019) Silva, Érica Fabrícia da; Cavalcante, Maria José Gomes; http://lattes.cnpq.br/3593044083888175; http://lattes.cnpq.br/8766117975550043
    O referido trabalho teve como objetivo geral investigar as concepções de professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA sobre Educação sexual e a metodologia utilizada em sala de aula pelos mesmos no ensino deste conceito. Para tanto, na metodologia de base qualitativa foi realizada uma pesquisa-ação com quatro professores da EJA de uma escola do município de São João. Como procedimentos metodológicos, realizamos um questionário inicial e a Sequência Didática Interativa (OLIVEIRA, 2013). Tivemos como aportes teóricos: Oliveira (2013); Arroyo (2006), Paiva (2004) Figueiró (2006, 2007, 2014) Maia (2015), dentre outros. Como resultado podemos verificar que educar sexualmente não é tarefa fácil, em especial nas turmas da Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista que seu alunado possui especificidades: chegam à escola com o conhecimento de mundo já construído. Os resultados indicaram, ainda, que trabalhar com educação sexual na EJA passa a ser um grande desafio devido a falta de formação continuada específica para os docentes, em virtude das dificuldades enfrentadas, como, a não seriedade dos alunos ao tratar desta temática, deixando os profissionais receosos em abordá-la em sala de aula. E, que apesar dessas dificuldades, os professores são cientes da importância de educar sexualmente seus alunos e se utilizam de recursos e metodologias para ensinar. Por fim, ressaltamos o quão fundamental a formação dos professores, pois possibilita aos mesmos um contato maior com essa temática e o saber lidar com os empasses em sala de aula, principalmente, em se tratando da EJA.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Trajetórias de vida: caminhos percorridos pelos estudantes da educação de jovens e adultos durante a sua vida escolar
    (2019-02-12) Silva, Danielle Maria Braga da; Nova, Taynah de Brito Barra; http://lattes.cnpq.br/1093805068631305; http://lattes.cnpq.br/9093146079896441
    Este trabalho tinha como objetivo geral analisar a relação do estudante de Educação de Jovens e Adultos do município de São João/PE com a instituição escolar em suas trajetórias de vida. Para alcançá-lo, propomos conhecer, por meio de narrativas de histórias de vida, o percurso escolar dos alunos da EJA; identificar quais foram principais dificuldades encontradas pelos alunos durante a sua vida escolar; e estabelecer relações entre essas dificuldades e os sentidos atribuídos por eles a escola. Desenvolvemos nossa pesquisa em uma turma de 1ª e 2ª Fase de Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de São João, no agreste pernambucano. A partir da Entrevista Narrativa, baseada nas Histórias Orais de Vida, coletamos os dados com dez estudantes. Nossa análise sobre as narrativas fez emergir quatro categorias. A primeira categoria, intitulada A escola compreendida na infância, retrata as memórias construídas sobre a instituição escolar durante a infância do aluno da EJA. A categoria Reflexões sobre a vida escolar, apresenta nossa análise sobre os depoimentos que envolvem as memórias dos alunos sobre as experiências vivenciadas com relação a escola. O Estímulo para ir à escola na infância e na fase adulta é tratado nesta terceira categoria. Os elementos que aqui elencamos nos esclarecem como a família tem peso nas decisões dos sujeitos da pesquisa. Na categoria A escola para a vida... A vida para além da escola, nos aproximamos de uma escola supervalorizada pelos alunos da EJA. Se por um lado eles reconhecem que a vida pode ensinar, por outro eles relatam que é a escola que pode fazê-los, enfim, ter uma vida mais fácil, nem que seja, apenas através da aprendizagem da leitura e da escrita.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Evasão escolar na EJA
    (2012-11-12) Correia Júnior, Josemildo Gomes; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082
    Este trabalho tem como objetivo identificar a taxa de evasão que oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA), caracterizar a metodologia de ensino da modalidade EJA; traçar um perfil socioeconômico dos alunos, e por fim, identificar os motivos de volta à escola e de sua permanência. Tomamos como objetivo geral a analise das relações entre evasão escolar, a volta á escola, a metodologia de ensino e o perfil socioeconômico e sócio- cultural dos alunos. O estudo terá embasamento de teóricos e pesquisadores, como: Freire, Barcelos, Arroyo, Tavares e Gonçalves, entre outros, que servirão de subsídios para tentar suscitar a questão que norteia o trabalho em questão: Quais são as principais causas que levam os alunos da EJA a não permanência regimental na sala de aula e por quê da volta e sua permanecia? Os resultados obtidos apontam para a melhoria das condições de vida como causa principal para a volta e permanência, enquanto as condições de trabalho aparecem como responsáveis pelo afastamento.