04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2947


Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.

Para ter acesso à produção acadêmica da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE) a partir de 2020 CLIQUE AQUI.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A organização da sala de aula na educação infantil: o despertar da autonomia
    (2019) Melo, Jayne Barbosa de; Silva, Valdirene Moura da; http://lattes.cnpq.br/8238548957613487; http://lattes.cnpq.br/3919546536576027
    Esta pesquisa surgiu com o objetivo de analisar a organização do ambiente escolar (sala de aula) na Educação Infantil e a contribuição para o desenvolvimento da autonomia da criança. Como questão norteadora de pesquisa buscamos compreender: Como a organização da sala de aula pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia na Educação Infantil?”, mais especificamente objetivamos identificar a relação entre a prática do educador e a organização do ambiente escolar; refletir acerca dos aspectos de autonomia presentes na prática docente e caracterizar quais os sentidos atribuídos pelas crianças ao ambiente escolar em que convivem e constroem diariamente. A pesquisa está caracterizada como pesquisa de campo e de caráter qualitativo. Os instrumentos de pesquisa utilizados na coleta de dados foram observação, entrevistas com os docentes e o desenho com as crianças, para que assim, possa-se dirimir a finalidade educativa que permeia a ideia de sujeito autônomo, cuja sua prática pedagógica se baseia. Ao se apresentar a relação existente entre o ambiente escolar e o desenvolvimento da autonomia da criança, compreendemos que a organização do ambiente escolar e o desenvolvimento da autonomia é imprescindível, pois a organização torna-se elemento gerador de significados que possuem relação de causa e efeito no desenvolver singular de cada aluno, ou seja, deve-se buscar o sentido das ações conscientes feitas pelas crianças. Além disso, influencia positivamente na função executiva, ligada ao desenvolvimento cognitivo, melhorando o raciocínio, a capacidade de resolução de problemas e flexibilidade de tarefas, tudo isso constitui para uma educação autônoma, levando em consideração os limites a serem trabalhados e entendidos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Implantação e treinamento para o uso do sistema de gestão escolar i-Educar
    (2019-01-22) Lima Júnior, João Bosco de; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/0845575549442154
    O presente relatório tem a finalidade de mostrar o processo de implantação e treinamento para uso do software livre i-Educar. Trate-se de um sistema totalmente web de gestão escolar para auxiliar as secretarias de educação, escolas da rede publica, bibliotecas, alunos e servidores. O sistema foi implantado em uma escola da rede municipal de educação na cidade de Quixaba-PE. O software foi implantado apenas localmente, sendo acessado pela rede interna da instituição, além disso foi realizado adaptação de uma das funcionalidades do sistema, para seguir um padrão de documento já utilizado pela escola. O processo de treinamento seguiu as abordagem teórica e prática. A escola não contava com nenhum tipo de sistemas de gestão, com isso a aplicação trouxe uma maior eficiência e agilidade nas atividades desempenhadas na secretaria escolar.