04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)
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Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.
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2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Evasão escolar: o que dizem os ex-alunos da EJA de uma escola do município de Garanhuns/PE(2019) Silva, Josemário Barros; Cavalcante, Maria José Gomes; http://lattes.cnpq.br/3593044083888175A presente pesquisa teve como objetivo investigar as principais causas que levaram jovens e adultos a evadirem da Educação de Jovens e adultos da Escola situada na vila de Miracica-Garanhuns PE, sendo uma delas a Falta de incentivo depois de algumas tentativas de retorno à escola. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de campo, que teve seis participantes, exalunos da EJA de uma mesma instituição escolar do município de Garanhuns/PE. Realizamos com estes uma entrevista semiestruturada, individual. Para fundamentar nossa discussão, dialogamos com alguns teóricos: Haddad & Di Pierro (2000), Arroyo (2005), Oliveira (1999), Perronoud (1999), Cavalcante (2017), dentre outros. Os resultados comprovaram que os ex-alunos tiveram acesso à escola, quando criança, mas por causa do trabalho, doenças de seus familiares, mudança de local de residência foram levados a abandonar os estudos. Como ex-alunos da EJA, hoje, as causas da desistência são outras. Elas estão relacionadas às responsabilidades da vida adulta, como filhos, trabalho e o cansaço advindo do mesmo, ou seja, a dificuldade em conciliar o trabalho e estudo.Item Evasão escolar na EJA(2012-11-12) Correia Júnior, Josemildo Gomes; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082Este trabalho tem como objetivo identificar a taxa de evasão que oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA), caracterizar a metodologia de ensino da modalidade EJA; traçar um perfil socioeconômico dos alunos, e por fim, identificar os motivos de volta à escola e de sua permanência. Tomamos como objetivo geral a analise das relações entre evasão escolar, a volta á escola, a metodologia de ensino e o perfil socioeconômico e sócio- cultural dos alunos. O estudo terá embasamento de teóricos e pesquisadores, como: Freire, Barcelos, Arroyo, Tavares e Gonçalves, entre outros, que servirão de subsídios para tentar suscitar a questão que norteia o trabalho em questão: Quais são as principais causas que levam os alunos da EJA a não permanência regimental na sala de aula e por quê da volta e sua permanecia? Os resultados obtidos apontam para a melhoria das condições de vida como causa principal para a volta e permanência, enquanto as condições de trabalho aparecem como responsáveis pelo afastamento.
