04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2947


Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.

Para ter acesso à produção acadêmica da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE) a partir de 2020 CLIQUE AQUI.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental
    (2018) Rocha, Rayane Branco de Lima; Lima, Gustavo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/5167740437126995
    Esta pesquisa tem como objetivo geral superar dificuldades de leitura dos alunos através de um trabalho sistemático com o texto literário na escola. Como objetivos específicos diagnosticar as principais dificuldades de leitura dos alunos para desenvolver habilidades de leitura por meio de ação didática planejada com o texto literário, para identificar quais foram os avanços dos alunos em relação às habilidades de leitura e verificar as implicações da ação didática com o texto literário para a formação do leitor. Como aporte teórico, utilizamos alguns estudos sobre o ensino sistemático da leitura (BRANDÃO, 2006; KOCH E ELIAS, 2012; LEAL E MELO, 2006; e SOLÉ, 2014) e também acerca da formação do leitor literário (RITER, 2009; COSSON, 2010 e 2014). Essa pesquisa foi de tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Na análise dos dados percebemos que os alunos mostraram resultados satisfatórios a partir da aplicação sistematizada da leitura com um texto literário.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O romance metaliterário em Northanger Abbey, de Jane Austen
    (2019-12-12) Silva, Jéssica Florentino Soares da; Silva, Monaliza Rios; http://lattes.cnpq.br/8558188707796223; http://lattes.cnpq.br/6071317351744447
    Esta monografia tem como objetivo principal analisar a constituição do romance, através das categorias propostas por Genette (1995) sobre o narrador heterodiegético e a focalização, entendendo o fenômeno metaliterário presente na obra Northanger Abbey (1817), da escritora inglesa do século XIX, Jane Austen. Isso será feito a partir de uma triagem de trechos que indicam a presença da natureza metaliterária no referido objeto de pesquisa. Esta pesquisa é do tipo bibliográfica e tem como arcabouço teórico os autores George Luckás (2000), Terry Eagleton (2006) e Ian Watt (2010) que discutem a respeito da formação e ascensão do romance; Vasconcelos (1995, 2000, 2009, 2010) que discorre acerca da atuação feminina e como isso influenciou culturalmente na sociedade e no gênero literário, simultaneamente. Além disso, para a análise metaliterária, utilizamos os artigos dispostos na organização do Prof. Nilson Carvalho (2017) e a teoria de Genilda Azerêdo (2009, 2012) que discute as características inerentes ao estilo de Austen nas suas obras. Apresentamos, inicialmente, um breve contexto histórico, socioeconômico e cultural que envolve a gênese e algumas definições do gênero literário romance e uma breve biografia da autora, bem como o seu estilo literário. Os resultados dessa pesquisa apresentam alguns elementos metaliterários presentes na obra em questão, considerando que o narrador onisciente intruso e a focalização externa, com a presença de artifícios como a paralepse, fazem parte da constituição metaliterária da obra. Ademais, as análises apontam para os ideais de feminilidade imbricados na cultura inglesa através da leitura de romances.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O divino erótico poesia mística e erotismo - um olhar sobre o desejo em obras escolhidas das religiões de matriz Abraâmicas
    (2019-12-20) Mouret, Elias Gomes da Silva; Moura, Rogério Cavalcante de; http://lattes.cnpq.br/4743568827352741
    Esta pesquisa pretende lançar um olhar científico sobre o desejo em obras escolhidas da mística-erótica de tradição abraâmica, tendo como Corpus o Cântico dos Cânticos e dois poemas de Jalaluddin Rumi e Santa Teresa de Ávila. A mesma se configura como um olhar dissidente sobre a poesia mística-erótica, tendo como objetivos propor, um outro logos do desejo e um questionamento das interpretações alegóricas oferecidas pelas hermenêuticas tradicionais para estas obras. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa teve caráter qualitativo. O percurso teórico é fundamentado na abordagem de Roland Barthes sobre o Neutro e em algumas figuras que este autor escolheu como cintilações do Neutro. Os resultados apontam para uma neutralização da separação entre o corpo físico e tangível e a alma diáfana e intangível nos elementos do texto. Apontam também no sentido de revelar que as hermenêuticas tradicionais reduzem, no afã de controlar o corpo e a sexualidade, a riqueza estética e poética dessas produções também culturais e literárias. Dessa forma, a pesquisa passa a ser também um ponto de partida para um olhar plural sobre a poesia mística-erótica, um primeiro contato com a poesia Sufi e um convite a abertura para a diversidade de vozes amorosas e devocionais numa perspectiva de diálogo e encantamento.