04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2947


Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.

Para ter acesso à produção acadêmica da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE) a partir de 2020 CLIQUE AQUI.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Motivação e autoestima profissional: uma análise feita com professores da educação básica da rede pública de Garanhuns
    (2019) Ferreira, Viviane Maria da Silva; Pontes, Juliana Galindo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736; http://lattes.cnpq.br/3924221476639514
    O presente artigo teve como objetivo analisar através de um questionário, a autoestima profissional do professor da educação básica, considerando o atual contexto político e social que esse sujeito vivência. Sendo a autoestima a forma como o indivíduo si percebe e que influencia diretamente na sua relação com outras pessoas. Entende-se que, se o professor não estiver satisfeito com si mesmo em relação ao seu trabalho, o seu desempenho profissional e a sua relação com seus alunos serão prejudicados, assim como o processo de ensino e aprendizagem. Mediante aspectos como, desvalorização profissional e salarial, duplas jornadas de trabalhos, falta de materiais, indisciplinas entre outros, o trabalho do professor vem se tornando uma profissão cada vez menos atrativa e com isso, a autoestima desse profissional corre riscos de ser prejudicada.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir da perspectiva docente
    (2019) Souza, Alciele Gislaine Pimentel Branco de; Pontes, Juliana Galindo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736
    O presente estudo buscou investigar a concepção de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Dificuldades de Aprendizagem. Para isso, os objetivos específicos são: Investigar o que seria dificuldade de aprendizagem na concepção do professor; identificar como os professores percebem a dificuldade de aprendizagem e o que atribui a essa causa; avaliar se os professores aplicam práticas alternativas para trabalhar com os alunos que apresentem essas dificuldades de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso exploratório, no qual foi feito um levantamento de dados através de um questionário, com três professoras. As informações coletadas foram discutidas com relação ao referencial teórico. O processo de aprendizagem dos alunos tem influências de variados fatores, o que pode acabar por gerar dificuldades na aprendizagem. O estudo também vem alertar que é comum haver confusão entre os termos Dificuldades de Aprendizagem, Transtorno de Aprendizagem e Distúrbio de Aprendizagem, por parte dos envolvidos na educação dos alunos, e destaca ainda a necessidade de conhecimento e distinção desses termos, para que não haja rotulações dos alunos. Nesse sentido, a falta de conhecimento pode vir a gerar ainda mais complicações na superação de dificuldades por parte dos alunos, uma vez que a ação docente precisa estar em sintonia com a aprendizagem dos alunos. Essas reflexões foram discutidas nesse estudo, desde a compreensão dos professores acerca das dificuldades de aprendizagem, a forma como identificam e o que fazem para ajudar os alunos com dificuldades. O estudo revelou que nenhuma das professoras acham que podem ser suas metodologias, que sejam de fato algum problema na aprendizagem dos seus alunos. Isto é algo que pode ser considerado um fator determinante, o fato de os professores não ter consciência de que os problemas podem está também na escola.