04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)
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Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.
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5 resultados
Resultados da Pesquisa
Item O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental(2018) Rocha, Rayane Branco de Lima; Lima, Gustavo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/5167740437126995Esta pesquisa tem como objetivo geral superar dificuldades de leitura dos alunos através de um trabalho sistemático com o texto literário na escola. Como objetivos específicos diagnosticar as principais dificuldades de leitura dos alunos para desenvolver habilidades de leitura por meio de ação didática planejada com o texto literário, para identificar quais foram os avanços dos alunos em relação às habilidades de leitura e verificar as implicações da ação didática com o texto literário para a formação do leitor. Como aporte teórico, utilizamos alguns estudos sobre o ensino sistemático da leitura (BRANDÃO, 2006; KOCH E ELIAS, 2012; LEAL E MELO, 2006; e SOLÉ, 2014) e também acerca da formação do leitor literário (RITER, 2009; COSSON, 2010 e 2014). Essa pesquisa foi de tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Na análise dos dados percebemos que os alunos mostraram resultados satisfatórios a partir da aplicação sistematizada da leitura com um texto literário.Item Análise do currículo do Estado de Pernambuco quanto a presença e abordagem dos gêneros textuais(2019) Silva, Jainy de Noronha; Silva, Elaine Cristina Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/2898599129662523; http://lattes.cnpq.br/5308203030677585Este trabalho investigou como os gêneros textuais estão sendo tratados no Currículo de Pernambuco em relação aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para melhor desenvolver a pesquisa, adotamos uma concepção de currículo como um artefato cultural onde há o diálogo entre os saberes socialmente construídos e os conhecimentos escolares (SILVA, 2007; MOREIRA; CANDAU, 2007). Da mesma forma, tomamos como base, uma concepção de linguagem e língua pautada na noção de gêneros textuais como interação humana e forma cultural e cognitiva de ação social (BAKHTIN, 1997; SOARES, 2002; GERALDI, 2011; MARCUSCHI, 2008). A pesquisa tem um caráter documental, pois analisou um documento reconhecido oficialmente pelo Estado com o intuito de mostrar de outra maneira a informação nele contida e possibilitar o acesso ao máximo de informações qualitativamente (BARDIN, 1977). Foi analisado o Caderno de Linguagens, mais especificamente a parte referente ao Componente Curricular Língua Portuguesa. Através dos dados obtidos, constatamos, inicialmente, que é trazida no documento uma perspectiva mais atual de currículo a qual percebe este como um elemento cultural capaz de articular o proposto com o vivido e que vai além do prescrito. Em seguida, observamos que o documento está em consonância com os estudos mais atuais sobre o ensino da Língua Portuguesa, tomando como base autores de referência, embora alguns termos não sejam devidamente desenvolvidos. Identificamos, também, que o Currículo incentiva o trabalho com os gêneros a partir dos quatro eixos de ensino da Língua Portuguesa – Leitura, Produção de texto, Oralidade e Análise Linguística – embora não oriente para uma articulação entre tais eixos. Além disso, encaminha o professor para um trabalho com a diversidade de gêneros textuais pertencentes a diferentes campos de atuação, dando sugestões de gêneros a serem trabalhados e seguindo uma progressão do 1º ao 5º ano. Vimos, por fim, que o documento aborda tantos os aspectos sociais, como formais e linguísticos dos gêneros, observando uma leve ênfase na identificação e na reprodução das formas de composição dos gêneros. Diante desses dados, concluímos que o Currículo de Pernambuco auxilia na apropriação dos diversos gêneros, mas o docente deve ter uma postura de professor-pesquisador e investigar crítica e reflexivamente em suas leituras o documento, não o tendo como princípio de sua prática, mas como um dos meios que orienta os caminhos didáticos de suas aulas.Item Análise das propostas de produção textual em uma coleção de livro didático de língua portuguesa do 1° ao 5° ano do ensino fundamental(2019) Nascimento, Edvânia Silva; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171Este trabalho tem como finalidade analisar os aspectos relacionados as propostas de atividades de produção textual presentes em livros de Língua Portuguesa do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental adotado em escolas da rede pública de ensino da cidade de Lajedo-PE, a fim de verificar se estas contribuem para que os alunos desenvolvam boas práticas de escrita de textos. A pesquisa se enquadra como qualitativa Flick (2009) e como documental Ludke e André (2012). Tomamos como base os seguintes autores: Antunes (2017); Koch e Elias (2009); Dolz, Gagnon e Decândio (2010); Passarelli (2012), dentre outros, para tratarmos de questões relativas à produção de textos e temas correlacionados. A análise dos aspectos relacionados às propostas de produção textual presentes nos livros mostrou que se aliados a outras atividades de produção textual contribuem para o desenvolvimento de bons textos pelos alunos. Por fim, este trabalho nos fez entender como estão sendo esses aspectos relacionados às atividades de produção de textos nos Livros Didáticos de Português presentes nas escolas públicas do município de Lajedo, Pernambuco.Item Gêneros textuais em sala de aula: a charge em atividades para compreensão e interpretação de textos verbais/não-verbais(2019-10-23) Santos, Daniele de Oliveira Honorato; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631Este trabalho monográfico, que parte do projeto pedagógico vivenciado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), de título A importância dos Gêneros textuais na construção de um sujeito crítico, teve como objetivo preparar os aluno para interpretar e compreender o conteúdo e as intenções do texto fazendo uso de charges em sala de aula. Além de enfatizar a importância da leitura no processo de aprendizagem. A escolha desse gênero se deu pelo fato de ser um campo que vem se consolidando cada vez mais nas pesquisas científicas, por ter um efeito positivo na prática pedagógica e também por ser um gênero que está presente em práticas do cotidiano das pessoas, circulando em jornais, sites, etc. Sendo assim, não podemos deixar de destacar a importância dos gêneros textuais no processo de ensino/aprendizagem, pois seu dinamismo proporciona um trabalho interdisciplinar que ajuda a potencializar o desenvolvimento linguístico e discursivo dos alunos. Dentro dessa perspectiva, temos as Histórias em Quadrinhos (HQs) que, com sua linguagem diferenciada vem cada vez mais ganhando espaço no currículo escolar e a simpatia dos professores. Para uma melhor discussão, laçamos mão de autores como Antunes (2003), Marcuschi (2008), Dikson (2018), Ramos (2009), entre outros. A metodologia é constituída de pesquisa-ação, de caráter qualitativo, com corpus centrado em atividades realizadas pelos alunos durante a realização do projeto pedagógico. Logo, acreditamos que, o professor também tem um papel muito importante no desempenho de seus alunos, pois cabe a ele elaborar estratégias didáticas relevantes. Quanto aos resultados, mostramos além dos dados analisados, que o trabalho com as charges pode ser bastante promissor em sala de aula, pois permite ao aluno condições para realizar atividades com mais facilidade e competência, à medida que, sua capacidade comunicativa é ampliada através da leitura de diversos textos.Item A linguagem persuasiva utilizada em páginas de vendas de produtos digitais: análise da página de vendas do curso online magra para sempre(2019-01-07) Medeiros, Lara Santos Targino; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171Com o avanço das novas tecnologias, novas formas de comunicação e relacionamento se estabeleceram, consequentemente, as maneiras de se fazer marketing e publicidade também se transformaram e deram origem ao marketing digital e a novos gêneros textuais na internet. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a linguagem persuasiva utilizada em páginas de vendas de produtos digitais. Utiliza-se, como objeto desta análise, um exemplar do gênero, capturado por meio de prints, a página de vendas do curso online Magra Para Sempre, da nutricionista Karina Peloi. A análise em questão utiliza-se de aspectos teóricos, dentre os quais destacam-se os estudos de Maingueneau (2013) e Orlandi (2010), acerca do discurso, e Citelli (2002), Adolpho (2018), Kotler (2017) e Cialdine (2012) acerca de linguagem persuasiva e marketing digital. Esta pesquisa é relevante, pois visa contribuir com os estudos da linguagem, especialmente no que se refere às transformações e usos da língua na modernidade. Através de técnicas de persuasão, na página de vendas, são exploradas as vulnerabilidades e desejos do público-alvo, as empresas procuram conhecer minuciosamente o seu cliente para utilizar as suas necessidades e sonhos como ferramentas de persuasão. Assim, busca-se compreender esse uso da linguagem, tendo em vista o seu poder de persuasão e como é importante refletir sobre o modo como os discursos são produzidos, especialmente no âmbito do marketing.
