Engenharia Civil (UACSA)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Análise funcional e econômica da obra de requalificação da rua Iati – Jaboatão Guararapes com o uso dos parâmetros topográficos e do índice de suporte Califórnia(2019-12-05) Brito, André William Barbosa; Francelino, Martônio José Marques; http://lattes.cnpq.br/5457079260891955; http://lattes.cnpq.br/1589879584642925O Brasil é um país no mundo onde a sua malha rodoviária predomina diante dos outros modos. Entretanto, é nítida a baixa qualidade das infraestruturas existentes no país. Um exemplo são os grandes centros urbanos em que sofrem cada vez mais com alagamentos, condições precárias de ruas e avenidas e escassez de recursos para implementação de novas infraestruturas. Além disso, em várias obras são observadas o emprego de conhecimentos práticos não atrelados aos técnicos preexistentes, o que leva a reduzir a durabilidade de novas construções. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal comparar o desempenho funcional e econômico na requalificação da Rua Iati, situada em Cajueiro Seco em Jaboatão dos Guararapes, realizada pela administração pública municipal da cidade, com alguns cenários de projetos dessa mesma rua com várias soluções que adotam parâmetros topográficos e ensaios rotineiros de solos em obras rodoviárias. Para o desenvolvimento desse estudo, foram feitos o georreferenciamento da Rua Iati, ensaios de solos baseados nas principais normas ABNT e DNIT, levantamento topográfico planialtimétrico, projeto da rua no software Autodesk Civil 3D, orçamentos de projetos e medições da rua executada, tomando como base os custos unitários reais das empresas responsáveis por executar esses serviços de infraestrutura urbana na cidade de Jaboatão. É demonstrado que há um alto emprego de recursos financeiros, ausência de parâmetros técnicos utilizados e uma falta de visibilidade na qualidade dos serviços executados, o que leva a uma reflexão sobre como deve-se utilizar os recursos econômicos e garantir a durabilidade nas ruas recém requalificadas das cidades brasileirasItem Como os impactos econômicos gerados pela pandemia do COVID-19 podem influenciar na utilização de fibras metálicas e sintéticas na construção de pisos industriais em Pernambuco(2021-12-08) Araujo, Joice Ferreira Nunes de; Francelino, Martônio José Marques; http://lattes.cnpq.br/5457079260891955; http://lattes.cnpq.br/6554335127800409A pandemia do COVID-19 gerou uma série de consequências, dentre elas pode-se destacar a necessidade do isolamento social e com isso o aumento da demanda pelas compras online. Isso fez com que as empresas do e-commerce necessitassem otimizar os seus processos de entrega e, consequentemente, investir em infraestrutura compatível com as demandas. Assim sendo, muitas instituições demandaram o seu capital para investimentos na construção de galpões logísticos em pontos regionais estratégicos, em um período de crise econômica, que se refletiu no aumento dos preços dos insumos da construção civil. Diante da demanda por novas construções e o aumento dos custos, os profissionais da engenharia necessitaram encontrar soluções técnicas que menos impactassem nos orçamentos das obras. Deste modo, este trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica, referendada num estudo de caso, através da viabilidade técnica e econômica entre a utilização de macrofibra de polipropileno e fibra metálica, utilizadas normalmente para a execução de pisos de galpões industriais. Além disso, esse também aponta a influência da pandemia do Covid-19 na variação dos preços desses materiais no mercado. O estudo de caso apresentado servirá de agente quantificador na análise econômica, considerando a diferença de preço entre a utilização desses tipos de fibra no piso de um galpão refrigerado construído no estado de Pernambuco. Dessa forma, dentro do cenário atual escolhido, concluiu-se que a utilização dos dois tipos de fibras é possível tecnicamente, no entanto, nos aspectos econômicos, baseados em pesquisas junto aos fornecedores desses materiais, associados ao estudo de caso, a macrofibra de polipropileno se apresentou como a opção de menor custo.Item Correlação entre os dados deflectométricos obtidos com viga Benkelman e Deflectômetro de Peso Leve (LWD): estudo de caso para análise do comportamento mecânico do pavimento(2023-09-18) Cabral, Maurício Nunes; Francelino, Martônio José Marques; http://lattes.cnpq.br/5457079260891955; http://lattes.cnpq.br/9003257587764034Este artigo apresenta um estudo de caso para reflexão das boas práticas necessárias para uma investigação a respeito dos critérios necessários para correlações das medidas de deflexão de uma pavimentação por aparelhos com funções semelhantes. As deflexões, além de desempenharem um papel fundamental na avaliação da integridade estrutural e no desempenho dos pavimentos, é uma das principais informações para dimensionamento de reforços nessas estruturas. A viga Benkelman (VB), equipamento deflectométrico bem estabelecido e de uso corriqueiro, tem seus dados amplamente utilizados como parâmetros de entrada em vários métodos para reforços no pavimento. Diante dessa perspectiva, o presente artigo tem como objetivo analisar a viabilidade do uso do ensaio do Deflectômetro de Peso Leve (LWD), cujo emprego tem crescido no transcorrer dos últimos anos, e seus dados de deflexão para os mesmos fins em que os dados da viga Benkelman são empregados. Nesse contexto, para coleta de informações comparativas, esta pesquisa apresenta o estudo realizado em duas rodovias, ambas apresentando dois segmentos, um com revestimento em concreto betuminoso usinado à quente (CBUQ) e o outro sobre camada de solo natural compactado. Posteriormente, utilizando-se o software Excel, uma análise estatística com modelos de regressão foi conduzida com as medições deflectométricas obtidas em campo e comparadas com estudos de outros autores. Os resultados indicaram a impossibilidade de estabelecer, nesse estudo de caso, uma correlação válida entre os dois equipamentos, contudo possibilitam uma reflexão sobre os critérios essenciais para obtenção desses dados de campo.Item Implantação/requalificação nos sistemas de drenagem e pavimentação: estudo de caso na rua Senador Thomaz Lobo – Recife/PE(2022-05-31) Alves, Sarah Ferreira; Francelino, Martônio José Marques; http://lattes.cnpq.br/5457079260891955; http://lattes.cnpq.br/9789910653874718As ruas são as principais artérias de circulação das pessoas numa cidade. A partir disto, é possível afirmar que as inundações, ou como é popularmente conhecida, as enchentes ou alagamentos, tornam-se um dos principais problemas enfrentados pela população no município do Recife. O processo de urbanização desordenada, caracterizada de certa forma através das construções em locais inapropriados, como morros e encostas, vem deixando, cada dia mais, estas áreas impermeabilizadas, o que dificulta bastante o percurso natural das águas pluviais. Com o objetivo de trazer uma reflexão sobre à importância da drenagem urbana e a pavimentação das ruas, esse Trabalho de Conclusão de Curso, através de um estudo de caso, realizado na rua Senador Thomaz Lobo, no bairro de Areias, município de Recife/PE, apresenta a solução empregada pela Prefeitura do Recife para combater os problemas encontrados na referida região e, de certa forma, contribuir para divulgação das boas práticas recomendadas para execução de drenagem e pavimentação, na busca de um desenvolvimento social sustentável.Item Pavimento permeável como meio de captação de águas pluviais para reuso em fins não potáveis em um condomínio residencial(2024-09-26) Teixeira, Marina Almondes; Francelino, Martônio José Marques; http://lattes.cnpq.br/5457079260891955; http://lattes.cnpq.br/4997084105942866Os principais problemas ambientais urbanos estão associados principalmente a poluição, ilhas de calor, inversão térmica, enchentes e deslizamentos de terra. A carência de água já é uma realidade em muitas regiões e um fator agravante desse problema está relacionado à distribuição populacional. Nesse contexto, outro fator agravante é a impermeabilização do solo decorrente da desordenada ocupação urbana, que provoca impactos no meio ambiente, muitos relacionados às modificações do ciclo hidrológico. Uma alternativa que tem se mostrado bastante interessante é a utilização dos pavimentos permeáveis, uma vez que é capaz de reduzir o volume e a velocidade dos escoamentos superficiais de águas pluviais, além de reabastecer o lençol freático. Nesse sistema construtivo, a água infiltra através das camadas do pavimento e depois é armazenada temporariamente e pode ser aproveitada para diversos fins, ou infiltrar no solo, ou ser escoada de forma controlada. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo realizar um estudo preliminar da utilização de pavimento permeável de concreto, como método de captação de águas pluviais, para armazenamento e posterior uso em fins não potáveis dentro de um condomínio residencial fictício, localizado na cidade de Cabo de Santo Agostinho – PE. São abordados também, tópicos referentes a composição, classificação, vantagens e desvantagens, manutenção e análise de viabilidade dos pavimentos permeáveis. Os resultados encontrados a partir desse sistema de captação de água pluvial, visando o aproveitando para fins não potáveis, resultou em uma captação mensal de 682,4 m³, com investimento em torno de R$ 281.758,068 para sua implantação e payback de aproximadamente 13 meses. Por fim, espera-se que este trabalho contribua para futuros estudos que venham a ser desenvolvidos sobre o tema.
