Engenharia Civil (UACSA)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Desenvolvimento de ferramenta computacional para o dimensionamento de blocos de ancoragem para tubulações sob pressão(2021-12-10) Medeiros, Khrys Kathyllen da Silva de; Silva, Jordlly Reydson de Barros; http://lattes.cnpq.br/4382584044561547; http://lattes.cnpq.br/5605761011467421Blocos de ancoragem para tubulações sob pressão são blocos de concreto estruturalmente projetados para resistir aos esforços solicitados, oriundos do empuxo hidráulico. A utilização de blocos confere, muitas vezes, segurança a sistemas de tubulações, portanto, é necessário que verificações sejam realizadas corretamente para comprovar a estabilidade e eficiência dos elementos de ancoragem. Com o objetivo de desenvolver uma alternativa eficiente para o auxílio no dimensionamento e verificação de segurança de elementos de ancoragem para tubulações sob pressão, um programa computacional com interface gráfica denominado ProBlocos foi desenvolvido, sendo constituído de campos: para a inserção dos dados utilizados nos cálculos de verificação, para a geração de um relatório com os resultados dos testes e para a reprodução do esboço do bloco. Foram testados blocos reais apresentados na literatura para a realização de testes e conferência dos resultados obtidos pelo software criado. Os resultados mostraram que o programa desenvolvido é uma abordagem de baixo custo, simples e eficaz para o auxílio no desenvolvimento de projetos de tubulações sob pressão. Com isso, o trabalho proposto pode ser utilizado por profissionais e estudantes da área de Engenharia Civil, independente da familiaridade do usuário com a linguagem computacional empregada.Item Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para a análise de membranas em concreto armado(2023-09-22) Medeiros, Khrys Kathyllen da Silva de; Silva, Jordlly Reydson de Barros; http://lattes.cnpq.br/4382584044561547; http://lattes.cnpq.br/5605761011467421Neste trabalho é estudado o comportamento de membranas de concreto armado, utilizados os modelos Modified Compression Field Theory (MCFT) e Rotating-Angle Softened Truss Model (RA-STM), sendo esses baseados na solução de sistemas de equações não-lineares formulados com base em equações de equilíbrio, compatibilidade de deformações e os modelos constitutivos dos materiais. Primeiramente, as técnicas foram implementadas em linguagem Python e foi utilizado o modelo Mohr Compatibility Truss Model (MCTM) como estimativa inicial da solução. Posteriormente, o código computacional foi testado por meio de alguns exemplos e os resultados obtidos foram comparados com soluções numéricas e ensaios experimentais da bibliografia consultada, verificando assim a eficácia do método. Com isso, concluiu-se que ambos os modelos de análise apresentaram bons resultados, porém o MCFT se mostrou mais próximo da realidade, visto que em sua teoria é considerado o enrijecimento do concreto à tração, diferentemente do RA-STM. A implementação desenvolvida é uma abordagem simples, eficaz e de baixo custo computacional, para o auxílio na análise de painéis de concreto armado submetidos a esforços de membrana. Além disso, foi desenvolvida uma interface gráfica, podendo assim ser utilizada por profissionais e estudantes da área de Engenharia Civil independente da familiaridade do usuário com a linguagem computacional empregada. Assim, a ferramenta torna-se uma alternativa acessível em questão de projeto, uma vez que possibilita de forma fácil o teste de várias combinações de propriedades dos materiais para determinar a opção mais viável sem comprometer a produtividade.Item Estudo do comportamento mecânico de estruturas submetidas a corregamento estático(2019-01-31) Araujo, Joice Ferreira Nunes de; Silva, Jordlly Reydson de Barros; http://lattes.cnpq.br/4382584044561547; http://lattes.cnpq.br/6554335127800409Conhecer o comportamento mecânico de elementos estruturais é essencial durante a elaboração de um projeto estrutural, uma vez que possibilita compreender o grau de deformação e os esforços internos atuantes no sistema. No entanto, até meados do século XX, para certos tipos de estruturas, realizar essa análise de forma precisa era uma tarefa desafiadora devido à dificuldade e quantidade de cálculos envolvidos. Esse cenário começou a mudar com o advento do computador, que possibilitou a aplicação de soluções aproximadas, como o Método dos Elementos Finitos (MEF), à análise estrutural a fim de melhorar a precisão das avaliações. Assim, baseado na importância dessas para a construção civil, esse trabalho teve como objetivo proporcionar a interpretação do comportamento mecânico de uma viga-parede submetida a carregamento estático. Para isso, utilizou-se o software ABAQUS/CAE, versão estudantil 2018, para simular o exemplo escolhido, detalhando-se cada etapa do processo de simulação e como cada uma dessas pode influenciar no resultado. Dessa forma, a simulação computacional da viga-parede permitiu analisar a distribuição de tensões ao longo do elementoItem Projeto estrutural de vigas-parede biapoiadas de concreto armado(2019-07-09) Couto, André Vinícius Melo; Silva, Jordlly Reydson de Barros; http://lattes.cnpq.br/4382584044561547; http://lattes.cnpq.br/4544033112109443O presente trabalho tem como finalidade, além de apresentar os principais fundamentos do projeto estrutural de vigas-parede biapoiadas, estudar a análise desses elementos por meio do Método dos Elementos Finitos (MEF). Isso é feito através do software MEF ABAQUS/CAE, versão estudantil. No decorrer do estudo, é discutido um procedimento de cálculo, o qual é implementado em uma rotina computacional, no software Smath Studio. Também é feita uma discussão sobre o procedimento necessário para realizar a modelagem da peça estrutural, no software MEF, como a implantação de informações sobre a viga-parede, tal como especificações do material, rigidez do apoio e carregamentos aplicados. Assim, para um problema presente na literatura, os valores das tensões causadas nos apoios, fornecidos pelos softwares são comparados, verificando-se a proximidade das respostas obtidas. Por fim, é feito um estudo paramétrico do problema, através da rotina computacional, observando-se a influência de parâmetros geométricos e carregamentos no comportamento da estrutura.
