Engenharia Civil (UACSA)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Levantamento bibliográfico sobre a influência da adição de óleos vegetais nas propriedades mecânicas de misturas asfálticas recicladas(2023-04-28) Silva, Ysdney Gomes da; Costa, Laiana Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/4147758573818185; http://lattes.cnpq.br/2997436927105572As causas ambientes vêm ganhando cada vez mais destaque no âmbito mundial, trazendo a necessidade de reduzir a utilização de recursos naturais. O uso de material fresado (Reclaimed Asphalt Pavement – RAP) em novas misturas asfálticas tem ganhado visibilidade, pois, promove a economia no uso de materiais virgens e nos gastos de energia. O emprego de altas porcentagens de RAP, acima de 30%, vai gerar misturas asfálticas com elevada rigidez, tornando-as susceptível ao trincamento prematuro por fadiga. A adição de agentes de reciclagem proporciona uma restauração parcial das propriedades do RAP, tornando a mistura reciclada mecanicamente viável. Os óleos vegetais são uma ótima alternativa de agente de reciclagem, pois, são ricos em ácidos graxos insaturados, contribuindo para redução da rigidez das misturas com alto teor de RAP, além de serem ecologicamente corretos. Nesse sentido, o presente trabalho reuniu, por meio de uma revisão bibliográfica, dados sobre o comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas com a adição de óleos vegetais. Os trabalhos foram coletados utilizando as bases de dados do ResearchGate, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES e Google Scholar, priorizando publicações após o ano de 2015. Para isso, foi feito uma análise e descrição dos resultados obtidos por cada autor, verificando o comportamento para as propriedades mecânicas de estabilidade Marshall, módulo de resiliência, resistência à tração, vida de fadiga e suscetibilidade à umidade induzida. Após isso, com a utilização de gráficos de dispersão construídos para cada propriedade, foi realizado um estudo de tendência buscando estabelecer relações entre as variações de teor de RAP, teor de óleo e tipo de óleo utilizado nas misturas. Os resultados apontam que o uso de óleo vegetal em misturas asfálticas recicladas promove um comportamento mecânico semelhante ao das misturas convencionais, quando adicionados teores geralmente até 10%. Para porcentagens acima de 10%, pode-se conduzir a um amolecimento excessivo das misturas asfálticas recicladas, comprometendo assim o seu desempenho mecânico.
