Engenharia Civil (UACSA)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Desenvolvimento de ferramenta computacional para o dimensionamento de blocos de ancoragem para tubulações sob pressão
    (2021-12-10) Medeiros, Khrys Kathyllen da Silva de; Silva, Jordlly Reydson de Barros; http://lattes.cnpq.br/4382584044561547; http://lattes.cnpq.br/5605761011467421
    Blocos de ancoragem para tubulações sob pressão são blocos de concreto estruturalmente projetados para resistir aos esforços solicitados, oriundos do empuxo hidráulico. A utilização de blocos confere, muitas vezes, segurança a sistemas de tubulações, portanto, é necessário que verificações sejam realizadas corretamente para comprovar a estabilidade e eficiência dos elementos de ancoragem. Com o objetivo de desenvolver uma alternativa eficiente para o auxílio no dimensionamento e verificação de segurança de elementos de ancoragem para tubulações sob pressão, um programa computacional com interface gráfica denominado ProBlocos foi desenvolvido, sendo constituído de campos: para a inserção dos dados utilizados nos cálculos de verificação, para a geração de um relatório com os resultados dos testes e para a reprodução do esboço do bloco. Foram testados blocos reais apresentados na literatura para a realização de testes e conferência dos resultados obtidos pelo software criado. Os resultados mostraram que o programa desenvolvido é uma abordagem de baixo custo, simples e eficaz para o auxílio no desenvolvimento de projetos de tubulações sob pressão. Com isso, o trabalho proposto pode ser utilizado por profissionais e estudantes da área de Engenharia Civil, independente da familiaridade do usuário com a linguagem computacional empregada.
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    Produção de concretos com resíduos de poliuretano triturado em substituição ao agregado miúdo
    (2021-12-08) Pereira, Wesley Batista; Galvão, Simone Perruci; http://lattes.cnpq.br/1523292800241605; http://lattes.cnpq.br/7022069132421368
    A reutilização de materiais em potencial que outrora seriam encaminhados para aterros sanitários ou armazenados em locais incorretos, contribuindo com a poluição de cursos de água e influenciando no esgotamento sanitário das cidades e os mais variados danos ao meio ambiente e a população, é uma realidade cada vez mais atual. Entre estes materiais, destaca-se o polímero poliuretano (PU) em suas muitas variações, onde a sua reintrodução na cadeia produtiva traz vantagens socio-ambientais. O presente artigo apresenta uma análise comparativa entre um traço de concreto convencional e concretos com a substituições parciais do agregado miúdo por resíduos de poliuretano expandido triturado, proveniente de sucata de geladeiras, nos teores de 5% e 10%, substituídos em relação ao volume da areia, esse procedimento também foi realizado para um traço com adição de sílica ativa. Foram desenvolvidos dois traços pilotos um com sílica (CS) e outro sem sílica (SS). As propriedades dos concretos produzidos foram avaliadas, através do ensaio de abatimento do tronco de cone (NBR 16889:2020), análises da resistência à compressão (NBR 5739:2018), resistência à tração por compressão diametral (NBR 7222:2011), massa específica e absorção de água (NBR 9778:2005). Os resultados obtidos a partir deste estudo demonstram que o aumento na quantidade de espuma de PU no concreto reduziu pouco significativamente à massa específica e reduziu a resistência mecânica da peça. Ressalta-se que a utilização da sílica ativa pode ser um diferencial na produção de concretos com agregados reciclados do tipo espuma de PU expandido, de modo que as resistências sejam mantidas.
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    Análise de viabilidade entre concretos dosados pelos métodos da ACCP/ACI e IPT/USP
    (2019-07-08T03:00:00Z) Nascimento, Lucas Costa do; Araújo, Fernanda Wanderley Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/7616387320307731; http://lattes.cnpq.br/7949189322240161
    A determinação adequada da proporção de materiais na produção de um concreto pode implicar numa redução significativa do custo final de obra, uma vez que é um dos materiais mais utilizados na construção civil. A ampla utilização em obras de construção civil indica a necessidade da racionalização no quantitativo de materiais que compõem a mistura, através da determinação de um traço eficiente que permita uma interligação adequada entre as diferentes propriedades físicas requeridas a um concreto, com o menor custo possível. Este estudo apresenta uma análise comparativa de propriedades físicas e mecânicas, consumo de materiais e de custo entre dois métodos de dosagem: o proposto pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), que é uma adaptação do método da ACI, e o método experimental do IPT/EPUSP. A partir de parâmetros iniciais (volume de concreto, resistência à compressão, abatimento pelo tronco de cone e propriedades físicas do cimento e agregados) e seguindo as prescrições e etapas descritas pelos métodos, determinou-se os respectivos traços para a moldagem de determinada quantidade de corpos de prova rompidos com idades de 14 e 28 dias. Com os dados obtidos, comprovou-se que ambos os métodos são aptos para fornecerem concretos com as propriedades físicas predefinidas. Em termos de custo, a análise financeira do consumo de materiais, baseada nos preços de referência do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI/PE Abril-2019), verificou uma maior economia de materiais pelo método do IPT/EPUSP.
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    Avaliação das propriedades mecânicas de um concreto não estrutural utilizando agregado de PET em substituição ao agregado miúdo
    (2019-02-01) Meireles, Hygor Alves; Galvão, Simone Perruci; http://lattes.cnpq.br/1523292800241605; http://lattes.cnpq.br/4436024273659412
    O concreto é um material utilizado em larga escala no mundo e, por consumir os recursos naturais provenientes dos materiais que o compõem - cimento, areia, brita e água - na mesma intensidade, constitui uma ameaça ambiental, exigindo que se estudem formas de torná-lo eficiente e econômico. Por outro lado, o polietileno tereftalato (PET) representa um problema para a sociedade por ser, em grande parte, descartado inadequadamente no meio ambiente e provocar várias consequências, entre estas, o entupimento de sistemas de esgotamento sanitário. Essa pesquisa buscou contribuir para a minimização de ambas as problemáticas por meio da análise de um concreto composto com PET. Neste estudo foi realizada análise da consistência, no estado fresco, e dos aspectos resistência à compressão, absorção de água por imersão, índice de vazios e massa específica, no estado endurecido, de um concreto padrão, projetado para resistir a 20 MPa na compressão, e de outros dois, com substituição volumétrica da areia por flocos de PET, nas proporções de 5% e 10%. A partir dos resultados apresentados, pôde-se concluir que a substituição parcial de areia por PET proporcionou, de maneira geral, ao concreto: aumento do abatimento no tronco de cone, variação pouco significativa de resistência à compressão, redução da absorção de água e do índice de vazios, assim como diminuição da massa específica do concreto. Para os teores de substituição e os parâmetros estudados, o procedimento demonstra ter potencialidade para aplicação em concretos não estruturais.
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    Classificação e quantificação dos resíduos de construção e demolição (RCD) e suas pontencialidades de reciclagem ou reutilização em cinco obras de edificação na cidade do Recife
    (2017-08-30) Amorim Júnior, Laelson de Andrade; Galvão, Simone Perruci; http://lattes.cnpq.br/1523292800241605; http://lattes.cnpq.br/7943300714310248
    A cidade do Recife, região com várias paisagens naturais e atrativas para turismo, negócios e lazer, vem se desenvolvendo anualmente. Na maioria dos bairros, verificam-se a presença de grandes construções sendo erguidas, levando a comunidade acadêmica e o estado a se preocuparem com o tipo de política adotada para a disposição, reuso e reciclagem dos resíduos sólidos gerados na construção, de forma a evitar o impacto ambiental. Somente na Região Nordeste do Brasil, são coletados 24.310 t/dia de resíduos de construção e demolição (RCD). Bons resultados já foram visualizados por pesquisadores brasileiros quanto a reutilização dos resíduos, especialmente os de classe A, gerados em obra. Este trabalho se propôs a classificar os diferentes tipos de resíduos de construção e demolição e indicar diferentes formas de reutilização em obras de edificações na cidade do Recife. Foram avaliadas 5 (cinco) obras, de 4 (quatro) empresas, situadas em diferentes bairros do Recife. Para obter os dados desejados foi elaborado, pela equipe de pesquisa, um questionário eletrônico, plataforma google forms. O sistema construção tradicional, de concreto armado e vedações internas de alvenaria, foi o principal visualizado nas obras analisadas, gerando como principais tipos de resíduos: tijolos cerâmicos, argamassas, gesso, concreto e madeira. Foi verificado neste trabalho práticas de reciclagem em uma das empresas analisadas, onde resíduos de tijolos e telhas foram reprocessados e empregados como agregado miúdo para confecção de argamassas e concreto magro. Porém, a grande maioria das empresas, reutilizam grande parte do material para produção de acessórios de obras e destinam os principais resíduos de classe A gerados para aterros particulares.