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Navegando por Autor "Barros, Marcos André de"

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    A intolerância religiosa- seu conceito sociológico e as peculiaridades da sua pesquisa: uma análise do Relatório sobre a Intolerância e a Violência Religiosa no Brasil (RIVIR 2011- 2015), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil
    (2024-03-07) Oliveira, Lenilda Dantas de; Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149; http://lattes.cnpq.br/1605496732311372
    Este trabalho é uma análise do Relatório sobre Intolerância e a Violência Religiosa no Brasil – RIVIR, elaborado pela Secretaria de Direitos Humana da Presidência da República –SDH. O Relatório é resultado de uma pesquisa que reuniu dados de amplitude nacional no período de 2011 a 2015, a partir da coleta de dados obtidos através da Imprensa escrita, das Ouvidorias e de Processos Judiciais, na qual se identificou um aumento dos casos de intolerância religiosa. No período de cinco anos estudados ocorreu em média um caso de intolerância religiosa a cada dois dias, somando um total de 965 casos. A monografia realiza um Exercício de Crítica Metodológica em Ciências Sociais, apresentando um estudo do “Relatório sobre a Intolerância e a Violência religiosa no Brasil – 2011 a 2015” (RIVIR), considerando que este é resultado de uma pesquisa cujos aspectos estruturais, escolhas conceituais e metodológicas, e cujos reflexos sobre os resultados obtidos são identificados, apurados e criticados, permitindo assim uma “pesquisa sobre a pesquisa”. Como decorrência do esforço de análise foi possível e necessário problematizar o conceito de “Intolerância Religiosa” no contexto da sociologia; situar historicamente a intolerância religiosa no Brasil e através disso apresentar a importância do tema; reconstruir os resultados do RIVIR 2011-2015 e a metodologia da pesquisa na qual se baseou; e explicitar criticamente, ainda que modestamente, as virtudes metodológicas, os limites e as demandas por uma suplementação do RIVIR.
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    Comunidade Quilombola Onze Negras: identidade e reconhecimento em questão
    (2017) Silva, Jairo Hely; Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149; http://lattes.cnpq.br/2547694049874830
    The recognition of quilombolas communities is a very important problem for the Social Sciences. In the last periods, studies that analyze the nuances of this problem, address the issues inherent to it, as well as the implications that are present in the long paths taken by the quilombola communities, which aim at their struggle for recognition, in a social process that also materializes in the Legal plan. However, this recognition of quilombola communities can only be achieved, of course, through uninterrupted conflicts. In this sense, we intuit that the dialogical reality that involves the recognition of a certain quilombola community can be understood from the analysis of the contexts of a struggle for recognition, which is undertaken by each community, in a complex relation of historical construction of its Identity, mediated By interaction with the social whole. In order to understand how the factors that imply the construction of the identity of the quilombola communities and that operate from their recognition, the present work seeks, in a case study, to analyze the issues of this important social process. The research presented here was carried out in the community Quilombola Onze Negras, located in the municipality of Cabo de Santo Agostinho, metropolitan region of Recife, capital of the state of Pernambuco. With participant observation sessions and semistructured interviews; Dialoging with the theories of identity and the historical analysis of the quilombola question in Brazil; Using the approaches of the theory of recognition, we intend to contribute to the discussion about the recognition and construction of the quilombola identity, in approximation with the reality of this community, contributing to the debate that involves the themes of recognition and identity of quilombola communities.
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    Crítica do otimismo em Walter Benjamin: uma contribuição da Teoria Crítica à Sociologia das Emoções
    (2024-03-07) Costa, Lucas Peixoto Torres; Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149; http://lattes.cnpq.br/4599627731828528
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    O ensino tecnicista no Brasil como reafirmação da semiformação: uma interpretação a partir do pensamento de Theodor W. Adorno
    (2022-10-13) Melo, Tiago Licarião de; Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149; http://lattes.cnpq.br/8773925233505366
    This research seeks, supported by Theodor W. Adorno's critical theory, to understand how technicist pedagogy reaffirms the scenario of semi-formation in Brazilian society. In order to broaden the interpretation of technicist teaching, we will have as a contribution the theoretical framework of Theodor Adorno's critical theory, with the help of commentators who helped me in the problematization of the theme (LUCKESI, 1994), (SAVIANI, 1984), (SAVIANI, 2013), (ARANHA, 1990), (ADORNO, 2010), (ADORNO, 2020), (HABERMAS, 2014). Methodologically, bibliographic and qualitative research was used, so that we can interpret and make the necessary approximations. Therefore, we will investigate the theoretical bases and the conceptual history of technicism, until it ends up in the historical context of its emergence in Brazil, during the military dictatorship in the 1960s and 1970s. In order to understand how semi-formation is established, we will seek to resume the concept of formation (Bildung), from the 18th century, through the Germanic tradition to the present day, this concept stands as a great challenge for us to understand education in modern times, in order to fulfill the important task of advancing in the critique of contemporary education. and its semicultural elements. Finally, we will stop to relate technicist education with the Adornian concept of semi-formation aiming to raise approximations and a brief critique of technicist pedagogy in Brazil.
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    Memorial acadêmico descritivo
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021) Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149
    O objetivo deste memorial é apresentar a minha trajetória acadêmico-profissional, na forma de um relato da Carreira Magisterial, marcada pelo registro da tradição do pensamento crítico, partindo da crítica hermenêutica teológica e histórica até à teoria crítica do reconhecimento.
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    Microempreendedor individual: entre a autonomia e a precarização do trabalho
    (2024-03-07) Meneses, Lucas Marques; Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149; http://lattes.cnpq.br/1147771756469607
    O trabalho, sendo um dos pilares de qualquer sociedade, tem na sociologia o seu espaço para estudo e pesquisa, esta monografia tem como objetivo geral esclarecer a relação do trabalhador brasileiro especificamente enquanto identificado como microempreendedor Individual (MEI) com a precarização do trabalho, tendo como problemática o neoliberalismo que se manifesta através da precarização do trabalho, da flexibilização dos direitos trabalhistas, da ideologia do individualismo e da necessidade de uma autonomia que contraditoriamente se manifesta em perda de direitos, dissolução da carreira e do enfraquecimento de uma identidade forte como classe trabalhadora. Usando o método de pesquisa bibliográfica e análise de dados, é apresentada uma perspectiva do trabalhador brasileiro desde o Brasil colônia até à contemporaneidade, destacando os regimes de trabalho ao longo da história no Brasil e suas respectivas legislações, tendo como conclusão a comprovação da hipótese de que o MEI, ao invés de ser uma solução para o desemprego é, na verdade, uma legitimação da precarização do trabalho.
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